Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Norma culta X variantes linguísticas: qual deve ser a posição da escola?

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

lady gaga


Membros

O que fazer?
A possível ameaça oferecida pelas variantes lingüísticas à norma culta alimenta debates na sociedade. A depender da intenção da fala e do interlocutor, flexibilizar a formalidade da linguagem favorece ao discurso. Entretanto, há quem afirme que essa maleabilidade linguística empobrece a língua padrão e propicia o falar errado. Então, como a escola deve se posicionar quanto ao ensino da língua?

As instituições educacionais visam à formação de cidadãos capazes de compreender a realidade em que vivem e atuar na sociedade. Para tanto, é importante dominar a língua-referencial, com o fim de ampliar as possibilidades de comunicação, assim como considerar as variantes linguísticas, reveladoras da individualidade humana e características inerentes à sociedade de classes. Faz-se necessário, por isso, um ensino formal que respeite as singularidades.

Contudo, conciliar a instrução da norma culta com o uso das variantes linguísticas pode viabilizar os preconceitos lingüísticos. A eleição de uma língua-modelo representa, diante disso, a redução das desigualdades interpessoais, uma vez que a fala denuncia padrão socioeconômico, nível intelectual, naturalidade. Nisso se aplica a frase de Franz Kafka: ?A única coisa que temos de respeitar, porque ela nos une, é a língua?.

Portanto, é dever da escola ensinar a norma culta sem desmerecer as variações da linguagem. Conhecê-las e utilizá-las adequadamente confere competência linguística ao seu professor, mas indissociar uma de outra dificulta o relacionamento interpessoal. Enfim, é necessário tolerar o saber individual e limitar seu uso ao comprometimento da língua padrão.

Mourette

Mourette
Membros

essa redação não foi você quem fêz : http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/redacao/o-que-fazer.jhtm


nem adianta postar mais que eu não corrijo redações suas

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos