Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Redação de brunobw - Redirecionada

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Redação de brunobw - Redirecionada Empty Redação de brunobw - Redirecionada Dom Out 02, 2011 4:13 am

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

AS REDAÇÕES DEVEM SER POSTADAS EM SEU RESPECTIVO TÓPICO.
Redações em mensagem privada não serão mais corrigidas. Aqui, todos têm a oportunidade de comentar.

Tema: violência no trânsito

Nietzsche já dizia

Segundo o DETRAN, mais de 40 mil pessoas morrem por ano no trânsito brasileiro, metade delas em decorrência de acidentes causados por embriaguez. Além do álcool, o desrespeito às normas de trânsito e a imprudência também geram acidentes. Sob este prisma, que engloba os órgãos de segurança pública e os motoristas, está a violência no trânsito, a qual deve ser tratada com seriedade pela segurança da sociedade.

O trânsito está inserido na sociedade, portanto, faz parte dela. Dessa forma, a violência no trânsito é apenas um sintoma de uma sociedade afetada pelo estresse. Os problemas do trabalho e o mau-humor deixam as pessoas nervosas, propensas a discussões no tráfego de veículos. Os problemas devem ser resolvidos dialogando-se pacificamente e o estresse pode ser resolvido com uma simples atividade física, melhorando a convivência no trânsito.

Estatísticas da Polícia Rodoviária compravam que, em quase 40% dos acidentes com vítimas fatais ou feridos gravemente, o álcool estava presente no sangue de algum responsável. Assim, medidas como a Lei Seca (que proíbe a venda de bebidas alcoólicas nas estradas e o uso do álcool pelos motoristas) são fortes aliados na redução da violência do trânsito, mas é necessária também a presença de médicos nas barreiras fiscalizadoras para constatar o uso de outras drogas pelos motoristas, evitando acidentes.

A cidade alemã, Bohmete, aboliu os semáforos e placas de trânsito, visando uma maior atenção por parte dos motoristas para, assim, evitar acidentes. Infelizmente essa medida não se aplica aos grandes centros urbanos, devido ao fluxo elevado de veículos. Com o inchaço urbano, o transporte coletivo aparece como forma de evitar congestionamentos e eventuais discussões no trânsito.

“O homem é uma coisa que precisa ser superada’’, segundo Nietzsche é preciso entender e vencer a complexidade dos homens, afastando o egocentrismo e, assim, evitar as discussões no trânsito. É necessário que as autoescolas deem ênfase nas aulas de direção defensiva e na prática do autocontrole para diminuir a violência no trânsito, trazendo paz e segurança à sociedade
.

Análise
Segundo o DETRAN...
Conceitue.
Outra coisa: quando se fala em Detran estamos nos referindo ao Departamento Estadual de trânsito, ou seja, de algum estado. Detran/RJ, Detran/MS (RS, MG, MT...). Como em seguida vc toma o Brasil todo em sua abordagem, é mais adequado, senão o correto, dar como fonte o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) que engloba os Detrans de todo país.

Sob este prisma, que engloba os órgãos de segurança pública e os motoristas, está a violência no trânsito, a qual deve ser tratada com seriedade pela segurança da sociedade.
Esta construção está confusa. Que prisma é este? Qual a relação de Órgãos Segurança Pública e os motoristas com o prisma?

O segundo parágrafo é uma maneira simplista de enxergar o problema, talvez até ingênua. Alem do que, vc já dá as soluções antes mesmo de desenvolver seu texto.

O quarto parágrafo é dispensável. Vc pode aproveitar a ideia do transporte coletivo e adequá-la a outro parágrafo, preferencialmente à conclusão, mostrando que sua melhoria e expansão é uma das soluções para a melhor fluidez no trânsito, contribuindo para diminuir os conflitos entre motoristas.

SUGESTÃO: Construa seu texto em quatro parágrafos. Nem mais, nem menos. Esta não dica nem é minha, e sim, de professores de redação.

Deixe a subjetividade de lado. Ela está em todo texto:
Afastando o egocentrismo, complexidade dos homens, o mau-humor deixa as pessoas nervosas...
Seja mais objetivo.

Outra coisa: Não ficou boa essa citação de Nietzsche, e consequentemente o título também. Esta é uma opinião pessoal. Desconsidere se discordar.

Olha, vc tem boa pontuação. Falta só ser mais objetivo. A ideia da direção defensiva é boa.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos