Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Redação: Homofobia551

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Redação: Homofobia

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Redação: Homofobia em Qui Out 06, 2011 5:06 pm

alissonsep


Membros
Pessoal fiz uma redação dissertativa, baseada em uma que li na internet, gostaria de ajuda, para ver onde posso melhorar, desde já agradeço pela ajuda.

Obrigado.

Homofobia é o termo empregado para nomear uma série de atitudes ou sentimentos, como antipatia, aversão e preconceito contra gays, lésbicas e bissexuais.

A homofobia no Brasil não é considerada crime, mas sabemos que qualquer tipo de agressão, seja ela física ou verbal, pode resultar em processos judiciais e até em prisão. A cada dia, no Brasil, esse repugnante movimento vem ganhando mais adeptos, prova disso foi o caso do pai e filho que foram, simplesmente, confundidos com um casal gay.

Atualmente a sociedade brasileira parece estar regredindo aos tempos de escravocratas , onde o preconceito contra os negros era notório. A diferença entre hoje (Brasil colonizado ) e ontem ( Brasil escravista e preconceituoso ) é que no passado o preconceito, como já dito, era contra os negros e hoje o preconceito se faz presente, novamente, contra os gays, lésbicas e bissexuais.

Portanto, para ir de encontro e vencer tais atitudes e sentimentos preconceituosos, se faz necessárias campanhas de conscientização e leis menos brandas , para que não tenhamos de repetir o 13 de maio de 1988, mas desta vez com gays, lésbicas e bissexuais.

Ver perfil do usuário

2 Re: Redação: Homofobia em Sex Out 07, 2011 11:41 am

alissonsep


Membros
alguem poderia, por favor, opinar sobre meu texto.

Obrigado.

Ver perfil do usuário

3 Re: Redação: Homofobia em Sex Out 07, 2011 3:11 pm

evair


Membros
Olá Alisson, sou novo aqui no fórum, porém posso te ajudar nessa redação. Tentarei ser o mais criterioso possível, pois quantos mais pontos você conseguir indentificar, que são necessários melhorar, melhor será seu crescimento na produção de redação.

Farei a correção seguindo a ordem de parágrafos do seu texto, porém uma dica geral na estruturação geral: evite fazer um parágrafo inteiro com apenas uma período. Com isso você evita de perder pontos em pontuação, e às vezes até coesão e coerência, uma vez que o texto fica "corrido" e sem ligações entre um parágrafo e outro.

1º parágrafo: Aqui fica evidente que você deveria começar com uma introdução, o que você acaba fazendo meio que intuitivamente, porém além de ser necessário a abordagem geral do tema é preciso apresentar sua tese no primeiro parágrafo. Somente com exposição da sua tese - ou seja, sua abordagem em relação ao tema, você poderá desenvolver sua argumentação. Isso só acontece no segundo parágrafo quando você defende: "A cada dia, no Brasil, esse repugnante movimento vem ganhando mais adeptos..." quando você fala isso o que dá a entender é que você defende que: cada vez mais a violência contra os homessexuais tem crescido no Brasil. ESSA É SUA TESE, e é apartir dela que você irá desenvolver os argumentos que a sustenta. PORÉM quando você apresenta sua tese, EVITE colocar exemplos logo em seguida como você fez, por quê? porque quando você precisar desenvolver a defesa você acaba sendo redundante, isso enfraquece a argumentação, portanto, apresente exemplos, estatísticas apenas nos parágrafos de argumentação. Então, a princípio olha como poderiamos melhorar esse começo de texto:

"Homofobia é o termo empregado para nomear uma série de atitudes ou sentimentos, como antipatia, aversão e preconceito contra gays, lésbicas e bissexuais. A homofobia no Brasil não é considerada crime, mas sabemos que qualquer tipo de agressão, seja ela física ou verbal, pode resultar em processos judiciais e até em prisão. A cada dia, no Brasil, esse repugnante movimento vem ganhando mais adeptos."

Pronto, agora temos um parágrafo correto de apresentação apenas juntando os parágrafos. Contudo, ele possui muitos erros, de coerência e coesão. Vamos a eles:
1º desconexão: /não é considerada crime, mas sabemos que qualquer tipo de agressão, seja ela física ou verbal, pode resultar em processos judiciais e até em prisão/ não ficou muito claro o que você quis dizer, vamos analisar: a homofobia ela não é considerada crime, mas ela desencadeia outros crimes como agressão física verbal? a homofobia é um precoceito, e preconceito não é crime, seja ela de caráter racial, religioso ou sexual? você deve deixar mais claro o que você quer dizer nesse trecho.

2º repetição de palavras: Evite repetir palavras, para isso use pronomes. Eles são os melhores amigos do vestibulando. ( acabei de dar um exemplo prático, ao invés de usar /Os pronomes são os melhores amigos.../ usei o pronome Ele, que retoma pronomes e deixa meu texto mais coeso. Portanto, mude o começo do seu segundo período para: /No Brasil ela não é considerada crime.../.Outros pronomes: Esse, Isso, Isto, Este, Essa, são de grande valia na passagem de um parágrafo pra outro, sempre que puder tente utiliza-los para retomar a ideia do parágrafo anterior e assim deixar seu texto mais limpo.

Pronto, agora com uma tese bem definida temos que desenvolver o parágrafo argumentativo do seu texto:
"Atualmente a sociedade brasileira parece estar regredindo aos tempos de escravocratas , onde o preconceito contra os negros era notório. A diferença entre hoje (Brasil colonizado ) e ontem ( Brasil escravista e preconceituoso ) é que no passado o preconceito, como já dito, era contra os negros e hoje o preconceito se faz presente, novamente, contra os gays, lésbicas e bissexuais."

Analisa comigo, esse argumento é muito fraco pois com apenas algumas perguntas é possível derruba-lo: Não existe preconceito contra o negro hoje em dia? Atualmente só existe preconceito contra os gays?

Sugiro a reflexão da sua tese: o crescimento do preconceito contra os homossexuais.
podemos partir de questionamento como: Por que existe esse tipo de preconceito?

Bom, uma sugestão é: que esse preconceito é um reflexo de uma sociedade conservadora e intolerante, assim como era na república velha que mesmo após a abolição dos escravos o preconceito não se extinguiu.

A partir daí, você pode relacionar o preconceito racial com o sexual, argumentando que com o aumento da população aumentou-se o número de homossexuais, mas que porém não se mudou um pensamento de intolerância e respeito. Além disso, pode argumentar que o processo de inclusão do diferente em uma sociedade é lento, prova disso é a existencia até hoje de preconceito racial, mesmo após centenas de anos da abolição.

Sobre o exemplo do rapaz e do pai que foram agredidos, você pode usa-lo no parágrafo ao referir que o crescimento do preconceito aumenta o índice de violência e que com isso a sua exposição com mais frequência na mídia.

E por último, mas não menos importante a conclusão:

devido as todas a mudanças que propus não convêm utilizar a sua conclusão, mas também não vou fazê-la para você. Logo, apenas te apresentarei o que se teve ter na conclusão:
- o arremate das ideias: você deve finalizar seu raciocínio, no caso escrevendo sobre como se pode mudar a situação problema da questão. Na maioria das vezes, apresentar solução é de praxe, só tome cuidado para não apresentar algo muito ALÉM do que você desenvolveu anteriormente. Fale somente da solução para menimizar o aumento da homofobia, não se estenda para falar de como solucionar a violência no Brasil, por exemplo, porque a conclusão deve ser simples. Ela é a chave para fechar a porta da sua tese, portanto, retome a ideia central do texto e seja feliz.
E sobra a nota..

Utilizando o critério de correção da redação do Enem:
CI (dominar linguagens): 1,0 - muitos erros de coesão e coerência textuais
CII (compreender fenômenos): 0,25 - Erros de interpretação históricos e sociais
CIII (enfrentar situações-problemas): 0,25 - Tangenciamento da tese no decorrer do texto
CIV (construir argumentação): 0,25 - argumentação frágil
CV (Elaborar proposta): 1,0 - falta conexão entre o argumento usado e a proposta apresentada
3,5/10. Olha, to sendo bem rigoso, mas não desanimar escrever bem é um processo de repetição.

Ver perfil do usuário

4 Re: Redação: Homofobia em Sex Out 07, 2011 5:24 pm

alissonsep


Membros
Obrigado amigo, vou melhorar ! Mas obrigado de verdade mesmo, pois estou treinando muito para esse exame.

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum