Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O Altruísmo e o Pensamento a Longo Prazo Ainda tem Lugar no Mundo Contemporâneo?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Dika

avatar
Membros
Reflexos do passado

As ações altruístas, atualmente, tornaram-se mais um modismo incentivado pela mídia do que uma necessidade real de sentir-se bem ajudando ao próximo. Nota-se que nossa humanidade pouco se importa com as gerações vindouras e para comprovar tal tese, basta analisar o planeta como um todo para ver como estão escassos nossos recursos naturais.
Mais do que apenas isso, ainda seguimos o exemplo das gerações passadas, que, principalmente desde a Revolução Industrial no seculo XVIII, alimenta as industrias com recursos não renováveis e contribui com a exploração do homem, tornando-o escravo do capitalismo.
Temos, obviamente muitos exemplos que pregam o altruísmo, porém, aqueles que realmente são motivados pela preocupação com o próximo, como o do Roberto Burie com a Palma Talipot, são raros. Normalmente, por trás do altruísmo há mais interesses do que imaginados, tais como fama, ambição e dinheiro.
La Belle Verte (1996), um filme de Coline Serreau, leva ao público a história de um planeta que muitos anos atrás passou pelos mesmos problemas que enfrentamos hoje. Escassez de recursos naturais, poluição, desapego às necessidades do próximo, egocentrismo e que só não foi totalmente destruído por que as pessoas resolveram voltar às suas origens, produzindo apenas o necessário para sobreviver, em perfeita comunhão com a natureza, atentos aos problemas do próximo, prontos para ajudar. A história nos nos mostra um belo exemplo de altruísmo, quando um deles vêm para a Terra, tentando ajudar aos terráqueos a compreender como estão indo pelo pior caminho, rumo à destruição do planeta.
Portanto, é realmente difícil afirmar que a população do mundo atual pensa nas necessidades do mundo no futuro, afinal somos facilmente controlados pela elite dominante através da mídia, que nos dita o certo e o errado de acordo com seus interesses monetários. Somos todos frutos do capitalismo, do egocentrismo e do narcisismo.

Obs.: A Palma Talipot é uma palmeira que só floresce uma vez na vida, cerca de cinquenta anos depois de plantada. Quando Roberto Burie, paisagista com mais de 50 anos de idade plantou a palmeira, ele foi "informado" de que ele não estaria vivo para presenciar o espetáculo. Ao que respondeu, que assim como alguém plantara para que ele pudesse ver, ele também plantaria para outros também pudessem admirar a floração da palmeira.

Ver perfil do usuário

Mourette

avatar
Membros
Olá guria!

A meu ver, este parece ser um tema intrigante, para não dizer difícil . Típico fuvest.


Vamos, inicialmente, comentar o tema da redação.

Sugiro que siga este esqueminha,que te levará a uma interpretação eficiente do tema.

O Altruísmo e o Pensamento a Longo Prazo Ainda tem Lugar no Mundo Contemporâneo?

Vamos pegar as palavras chaves e fazer um brainstorm delas


1ºAltruísmo Segundo o dicionário, amor ao próximo , fliantropia. Pense em todas as formas de ajuda, solidariedade, busca da coletividade em detrimento do individualismo contemporâneo( podendo ainda analisar o quão individual a sociedade se encontra). Lembrar das diferentes formas filantropia, como as ONGS, os médicos sem fronteiras , e analisar a importância dessas ações nos dias de hoje.

2ºPensamento a Longo Prazo- São os sonhos, os planejos de uma vida melhor. Saber economizar, investir. Investir também em sentimentos, em ações . Trilhar um caminho, ou deixar a vida nos levar? Viver o Carpe Diem? A banca quer que você defenda uma das ideias , e as defenda.

3ºAinda tem Lugar no Mundo Contemporâneo? Enfim, a banca quer saber se você acha que,no mundo acelerado de hoje, em que as pessoas não têm tempo para nada a não ser pra elas mesmas,ainda há espaço para ''apertar o freio'', olhar pros lados e deixar o pedestre passar, isto é, pensar mais no próximo, do que apenas em nós.

São ideias assim -claro , nem todas- que devem constar em seu texto, na minha opinião.

Vamos a ele então!



Nota-se que nossa humanidade
Ficaria melhor assim: Nota-se que nossa sociedade


e para comprovar tal tese, basta analisar o planeta como um todo para ver como estão escassos nossos recursos naturais.

Expressões com efeito explicativo devem ser separadas de vírgula.

e, para comprovar tal tese, basta analisar o planeta como um todo para ver como estão escassos nossos recursos naturais.

ainda seguimos o exemplo das gerações passadas, que, principalmente desde a Revolução Industrial no seculo XVIII, alimenta as industrias com recursos não renováveis e contribui com a exploração do homem, tornando-o escravo do capitalismo.

ainda seguimos o exemplo das gerações passadas, que, principalmente desde a Revolução Industrial no seculo XVIII, alimentam as industrias com recursos não renováveis e contribui com a exploração do homem, tornando-o escravo do capitalismo.




Ok Ok, Você ''meteu o pau'' em nossa, como o diria a banda Matanza, ''odiosa natureza humano''. Porém, esqueceu-se de propor soluções que levem as pessoas a serem mais altruístas. Falhastes em uma das premissas da redação do enem! Ademais, faltou comentar sobre o pensamento a longo prazo.

Embora muito bem escrita, sua redação vai ganhar nota 6, devido a esses deslizes.

Outra coisa, evite escrever na primeira pessoa do plural. Use, preferencialmente, a a terceira pessoa do singular.


Espero melhoras!!

Ver perfil do usuário

Dika

avatar
Membros
Obrigada pelas dicas, vou reescrever a redação.

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum