Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Tema: O altruísmo e o pensamento a longo prazo ainda têm lugar no mundo contemporâneo? (Fuvest 2011)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Mutualismo

Todos sabemos que as pessoas precisam viver em harmonia e respeito mútuo, que podem ser gerados a partir da preocupação com o próximo. Entretanto a competição, o consumismo e a violência são fatores que impedem a existência do altruísmo.

Em um contexto capitalista, a competição como característica do mesmo gera um aumento no individualismo, pois a disputa no mercado de trabalho, o desejo do lucro e o consumismo são fatores que coíbem possíveis manifestações de interesse em relação ao próximo.

Além disso, podemos admitir que a violência, em seu sentido geral, contribui ainda mais para uma desesperança em relação a atitudes altruístas. O racismo, a xenofobia e o neonazismo são fatores que reforçam a intolerância e o desrespeito aos direitos humanos e, consequentemente, o egoísmo presente nas pessoas que os praticam.

Embora tais fatos ocorram na sociedade contemporânea, é possível ainda observarmos atitudes de interesse e preocupação com o outro. As ONGs, que por não possuírem fins lucrativos e caracterizarem-se basicamente por ações de solidariedade, constituem um exemplo de que o altruísmo ainda é praticado.

Dessa maneira, pode-se observar que, assim como na Biologia, em que o mutualismo é a relação harmônica em que um necessita do outro para sobreviver, é necessário que todos se conscientizem que a prática do altruísmo é benéfica tanto para quem o realiza quanto para o alcançado, pois as relações humanas passam a se tornar harmônicas, contribuindo para que haja uma verdadeira paz social.



Obs: Os espaços entre os parágrafos são apenas para melhorar visualmente.

Ver perfil do usuário

Mourette

avatar
Membros
Olá guria!

A meu ver, este parece ser um tema intrigante, para não dizer difícil . Típico fuvest.


Vamos, inicialmente, comentar o tema da redação.

Sugiro que siga este esqueminha,que te levará a uma interpretação eficiente do tema.

O Altruísmo e o Pensamento a Longo Prazo Ainda tem Lugar no Mundo Contemporâneo?

Vamos pegar as palavras chaves e fazer um brainstorm delas


1ºAltruísmo Segundo o dicionário, amor ao próximo , fliantropia. Pense em todas as formas de ajuda, solidariedade, busca da coletividade em detrimento do individualismo contemporâneo( podendo ainda analisar o quão individual a sociedade se encontra). Lembrar das diferentes formas filantropia, como as ONGS, os médicos sem fronteiras , e analisar a importância dessas ações nos dias de hoje.

2ºPensamento a Longo Prazo- São os sonhos, os planejos de uma vida melhor. Saber economizar, investir. Investir também em sentimentos, em ações . Trilhar um caminho, ou deixar a vida nos levar? Viver o Carpe Diem? A banca quer que você defenda uma das ideias , e as defenda.

3ºAinda tem Lugar no Mundo Contemporâneo? Enfim, a banca quer saber se você acha que,no mundo acelerado de hoje, em que as pessoas não têm tempo para nada a não ser pra elas mesmas,ainda há espaço para ''apertar o freio'', olhar pros lados e deixar o pedestre passar, isto é, pensar mais no próximo, do que apenas em nós.

São ideias assim -claro , nem todas- que devem constar em seu texto, na minha opinião.

Vamos a ele então!



gera um aumento
Sugiro : Propicia um aumento


Em um contexto capitalista, a competição como característica do mesmo gera um aumento no individualismo, pois a disputa no mercado de trabalho, o desejo do lucro e o consumismo são fatores que coíbem possíveis manifestações de interesse em relação ao próximo

Parágrafo vazio de argumentação, pois repetiste as ideias da introdução.



Dessa maneira, pode-se observar que, assim como na Biologia, em que o mutualismo é a relação harmônica em que um necessita do outro para sobreviver, é necessário que todos se conscientizem que a prática do altruísmo é benéfica tanto para quem o realiza quanto para o alcançado, pois as relações humanas passam a se tornar harmônicas, contribuindo para que haja uma verdadeira paz social.

Conclusão muito, muito criativa.

Embora tenhas desenvolvido as argumentações de modo superficial, eu gostei do texto.

NOTA 8


Obs: não estou afirmando, mas parece que eu já vi essa redação em alguns lugar...

Ver perfil do usuário
Muuuito obrigada por ter corrigido a redação Mourette, gostei muito do esquema do brainstorm e das suas sugestões. Vou seguir suas dicas. Acho que você viu em um outro fórum que postei rs, o capaciteredacao.forum, deixei um tempo mas depois apaguei.
Abraço!

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum