Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Dissertação: A intolerância religiosa

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Dissertação: A intolerância religiosa em Dom Out 09, 2011 9:28 pm

pedrorit


Membros
Ainda é comum, no mundo atual, encontrar situações de intolerância às religiões, que se tratam de escolhas pessoais.
A função da religião, do ponto de vista sociológico, é dar segurança ao homem para que esse possa permanecer na Terra sem "enlouquecer". É a religião que explica para o homem aquilo que a ciência ainda não pode explicar.
A religião é uma escolha de cada um, pois cada "cabeça" decide em que vai acreditar e cultuar.
Um problema enfrentado com relação à religião é a intolerância à escolha de cada um. A sociedade, de forma geral, não está habituada a lidar com diferenças de pensamento e atitude, causada por um pensamento antiquado e não adequado a realidade humana. Todos são diferentes, logo, o pensamento também difere. Por falta de compreensão do outro, algumas pessoas rotulam seus semelhantes pelo motivo de pertencer a uma determinada religião.
Uma forma eficiente de melhorar o aspecto da intolerância é ceder espaço à todas as manifestações de cultura e por meio de campanhas de conscientização mostrar que todos podem conviver bem e em harmonia. Apesar de ser um trabalho que requere tempo, é a única forma de alterar o ponto de vista do indivíduo acerca da sociedade.

Ver perfil do usuário

2 Re: Dissertação: A intolerância religiosa em Ter Out 11, 2011 8:58 pm

Mourette

avatar
Membros
Olá


Vou tentar ser o máximo detalhista, a fim de que você possa evoluir em seu próximo texto.



Primeiramente, quero sugerir que você faça este esqueminha em toda redação que fizer,sobretudo na prova do enem.




A primeira coisa que fará ao começar a fazer a redação do enem é interpretar o tema. Esqueça os textos apoio da coletânea. Apenas foque no tema! Depois, leia a coletânea e junte as ideias.


Vamos pensar que o tema de sua redação é: A intolerância religiosa nos dias de hoje


Vamos fazer o seguinte : encontrar as palavras chave do tema e fazer um brainstorm delas, ou seja, tudo que vier em sua cabeça em relação à palavra, você colocará no papel. Tudo mesmo.Até o momento, não é necessário fazer sentido. Lembre-se de partes de filme, coisas que aconteceu com você ou algum conhecido, algo que você leu ou viu na tevê que te chocou, ou até letras de música


vamos lá- Te mostrarei como eu faria . Levantei perguntas que você mesma tem que respondê-las.







intolerância religiosa

1º intolerância religiosa - A intolerância é a incapacidade de suportar as diferenças, sejam elas étnicas, culturais e religiosas, como é o caso a ser discutido. Porque ocorre? Como ocorre? Nos conflitos, há algo além de meras desavenças religiosas, como disputas pelo poder?. Qual a relação histórica entre a religião e o poder?


Tais questionamentos devem estar presentes no texto. Vamos a ele.


Ainda é comum, no mundo atual, encontrar situações de intolerância às religiões, que se tratam de escolhas pessoais.
A função da religião, do ponto de vista sociológico, é dar segurança ao homem para que esse possa permanecer na Terra sem "enlouquecer". É a religião que explica para o homem aquilo que a ciência ainda não pode explicar.

Observe essa passagem, Primeiramente , não irei discutir as ideias apresentadas. Observe o que eu vou fazer com seu texto

A função da religião, do ponto de vista sociológico, é dar segurança ao homem para que esse possa permanecer na Terra sem "enlouquecer". É a religião que explica para o homem aquilo que a ciência ainda não pode explicar. É a religião que explica para o homem [o certo seria ''ao homem '']aquilo que a ciência ainda não pode explicar.No entanto, é comum, no mundo atual, encontrar situações de intolerância às religiões, que se tratam de escolhas pessoais.


Percebeu o que eu fiz. Transformei sua passagem em um verdadeiro parágrafo de introdução , ao juntá-lo. E mais, inverti a ordem, para que a apresentação do tema (conceito de religião) viesse acima de sua tese. Atente-se a essa organização!

Veremos então os seus argumentos
A função da religião, do ponto de vista sociológico, é dar segurança ao homem para que esse possa permanecer na Terra sem "enlouquecer"
Sem entrar em discussões pessoais , creio que você subjetivou demais a função da religião. Opte por ser mais conciso e objetivo.

Sugestão :A função da religião é oferecer um conforto espiritual



A religião é uma escolha de cada um, pois cada "cabeça" decide em que vai acreditar e cultuar.
Note que você afirma algo , e logo depois o reafirma. Em vez do ''cabeça'' , sugiro ''pessoa''


A religião é uma escolha de cada um
intolerância à escolha de cada um

Evite a repetição!!



A sociedade, de forma geral, não está habituada a lidar com diferenças de pensamento e atitude, causada por um pensamento antiquado e não adequado à realidade humana. Todos são diferentes, logo, o pensamento também difere. Por falta de compreensão do outro, algumas pessoas rotulam seus semelhantes pelo motivo de pertencer a uma determinada religião.

Note que você não consegue desenvolver as ideias. Desde o primeiro parágrafo, você continua a falar das escolhas pessoais. Fica apenas na superfície da discussão. Não utiliza casos da realidade para exemplificar a intolerância.


Uma forma eficiente de melhorar o aspecto da intolerância [opte por ''mitigar a intolerância''] é ceder espaço à todas as manifestações de cultura ,e por meio de campanhas de conscientização mostrar que todos podem conviver bem e em harmonia. Apesar de ser um trabalho que requere [requer] tempo, é a única forma de alterar o ponto de vista do indivíduo acerca da sociedade.

Use conectivos para expressar o fim de seu texto, como o ''Portanto'', ''Emfim'' , entre outros.


O tema proposto permite uma brilhante análise. Você não comentou nada sobre a ''cerne'' dos conflitos religiosos: O Oriente Médio. Provavelmente você perderia pontos por não contextualizar seu texto.


Sugiro que refaça-o. Inspire em belos texto que estão sendo postados aqui no flor , e tente extrair o máximo das explicações.

Refaça-o , e poste-o no fórum para corrigirmos.

Um abraço!


Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum