Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

A erradicação do trabalho infantil no Brasil

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

evair

evair
Membros

O trabalho infantil mancha a realidade brasileira desde o início da colonização. Atualmente, existem focos dessa exploração em todas as regiões do Brasil. Considerado um problema complexo a erradicação do trabalho infantil exige uma abordagem intersetorial e ações integradas entre o governo, a sociedade civil e os assistentes sociais.

Neste contexto, o governo vem adotando uma postura legislativa e diplomática favorável a essa causa. A aprovação do ECA, Estatuto da Criança e do Adolescente, foi um marco no desenvolvimento de uma base legal para defesa dos direitos dos jovens. Além disso, o compromisso que o Brasil assumiu diante da Organização Internacional do Trabalho ratificando a convenção de número 182, que prioriza a eliminação das piores formas de trabalho infantil, demonstra uma diplomacia coerente com o trabalho do Estado.

Contudo, apenas o planejamento federal não é suficiente para a erradicação do trabalho infantil. É preciso boas práticas de inspeção do trabalho, pois apesar do problema ser de âmbito nacional seus focos são locais e exigem relações intímas. Logo, o mapeamento das áreas de risco garante ações direcionadas, e por conseguinte, eficientes. Porém, esse mapeamento depende das denúncias de civis e, principalmente, do conselho tutelar que trabalha a nível municipal. Assim, é somente através de uma relação de cooperação entre os diferentes setores do governo e a população, que se pode otimizar a inspeção do trabalho e sua fiscalização.

Além disso, essa intervenção pressupõe auditores-fiscais capazes de construir relações interpessoais. Isso porque eles são os primeiros a contactar as crianças e, consequentemente, a orientar seus responsáveis, esclarecendo que o trabalho infantil não é prevenção para delinquência, ao contrário da educação. Iniciando assim, um processo que se efetiva com o conselho tutelar provendo as assistências necessárias, tais como: a inclusão no Bolsa-família e ofertas de alternativas educacionais.

Tudo isso reafirma a importância do trabalho em conjunto das diferentes instâncias que compõe o engajamento contra o trabalho infantil. Logo, sua erradicação só será concretizada com a integração dos planos de ações, além de uma intensa e atualizada comunicação entre seus agentes.



Última edição por evair em Sáb Out 15, 2011 12:49 am, editado 1 vez(es)

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Excelente redação evair.

Dika

Dika
Membros

Olá Evair,
Gostei muito da sua redação. Em minha opinião o tema está bem resolvido, as argumentações são boas e a associação das ideias, também está legal.

Apenas uma sugestão, evite uso de etc nas redações, dá a impressão de que você não sabe mais o que escrever sobre o tema. Como no texto, você poderia ter dado os dois exemplos de ajuda do conselho tutelar e estaria bom.

É isso,
Bjoo
Ah, eu entrei no site da OIT. Muito legal, valeu a indicação!

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos