Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Direito ou dever?

O voto é a fundamental ferramenta exercida pelos cidadãos na democracia moderna. No país, todos entre dezoito e setenta anos são obrigados a votar, e o mesmo é facultativo entre os dezesseis e dezoito anos e entre os maiores de setenta. Mas será que essa ferramenta, sendo obrigatória, torna a democracia mais justa?

A história evidencia fraudes gigantescas em eleições, desde o "voto de cabresto" até os dias atuais, embora a urna eletrônica tenha dificultado as fraudes. No entanto, ainda há meios de burlar as eleições, seja por compra de votos, boca de urna ou fraudes propriamente ditas.

O voto obrigatório no Brasil, segundo algumas pessoas, torna os indivíduos, cidadãos, e faz com que essa cidadania seja exercida. Porém, constata-se o enorme número de analfabetos funcionais no país, que não são impedidos de votar, e muitas vezes, vendem ou trocam seus votos por benefícios pessoais.

Além disso, o voto obrigatório para algumas pessoas, faria com que as mesmas tomassem consciência da política vigente no país, o que diminuiria a ignorância perante esse tema. Contudo, temos como exemplo os Estados Unidos da América, que utilizam o voto facultativo como ferramenta de eleição de seus governantes, e nesse país, a população mostra-se muito mais politizada e há menos casos de corrupção, se comparado ao Brasil.

Logo, evidencia-se que o exercício da cidadania deve ser compreendido como direito à uma educação de qualidade, uma saúde pública decente e um sistema educacional mais eficiente, e não, a obrigatoriedade do voto. Votar deve ser um ato consciente e preponderado, e seu direito, deve ser de única e exclusiva vontade de cada cidadão.

Ulysses Fioresi.


Não achei essa redação boa, na minha mente surgiram infinitas ideias sobre o tema, mas na hora de jogar pro papel não saiu nada. Gostaria que além das ótimas análises que os senhores fazem, se possível, atribuíssem uma nota.
Uma dúvida: lançei uma pergunta na introdução. Consegui respondê-la durante o desenvolvimento?

Obrigado mais uma vez.

Mourette

Mourette
Membros

Olá Ulysses. Como eu já faço com algumas redações , demonstrarei à você um esqueminha que uso quando encontro um tema tão extenso quanto esse


A primeira coisa que fará ao começar a fazer a redação do enem é interpretar o tema. Esqueça os textos apoio da coletânea neste momento.. Apenas foque no tema!

Vamos fazer o seguinte : encontrar as palavras chave do tema e fazer um brainstorm delas, ou seja, tudo que vier em sua cabeça em relação à palavra, você colocará no papel. Tudo mesmo.Até o momento, não é necessário fazer sentido. Lembre-se de partes de filme, coisas que aconteceu com você ou algum conhecido, algo que você leu ou viu na tevê que te chocou, ou até letras de música

O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?


1º O direito de votar - Como conquistamos esse direito? Qual era o poder do voto a um século atrás. Representava muita coisa? Havia algum tipo de manipulação? Os anseios da população eram atendidos? Já houve época em que fomos proibidos de votar? Houve mobilização contra a repressão? O que podemos extrair desses acontecimentos e usá-los nos dias de hoje?

2ºpromover as transformações sociais Que tipo de mudanças o Brasil necessita? Nossos representantes estão as resolvendo? Não?! Porque? Lembra-se de algum caso que ilustre isso? Lembra-se de algum tipo de protesto contra essa situação . Como um voto consciente mudaria essa panorama? Como votar conscientemente?


Bem , creio que as respostas à essas questões têm que estar presentes em texto. Vamos a ele!



A história evidencia fraudes gigantescas em eleições, desde o "voto de cabresto" até os dias atuais, embora a urna eletrônica tenha dificultado as fraudes
Por favor, me corrija se eu estiver errado,mas não me lembro de casos de fraudes há a algum tempo.( creio que desde o advento da urna eletrônica) , ou ,pelo menos , de gigantescas, como afirmado. A urna eletrônica brasileira é considerada um dos mecanismos mais seguros em todo o mundo.


Código:
até os dias atuais, embora a urna eletrônica tenha dificultado as fraudes
Perceba a incoerência nessa passagem. Se ocorre fraudes gigantesca nos dias atuais, a urna não tem dificultado as fraudes, como afirma.

segundo algumas pessoas,
Quem? Evite ''jogar'' informações no texto.

Não percebi um encadeamento de ideias entre essa passagem

O voto obrigatório no Brasil, segundo algumas pessoas, torna os indivíduos, cidadãos, e faz com que essa cidadania seja exercida.
e essa
Porém, constata-se o enorme número de analfabetos funcionais no país, que não são impedidos de votar, e muitas vezes, vendem ou trocam seus votos por benefícios pessoais.

Primeiramente, você fala que o ato de votar torna a pessoa um cidadão. Depois , muda totalmente o foco e afirma que os analfabetos funcionais ''vendem '' seus votos. Percebeu a falta de coerência?


Perceba como você contrói uma argumentação
Além disso, o voto obrigatório para algumas pessoas, faria com que as mesmas tomassem consciência da política vigente no país, o que diminuiria a ignorância perante esse tema.
e depois joga ela toda por terra, ao refutá-la
Contudo, temos como exemplo os Estados Unidos da América, que utilizam o voto facultativo como ferramenta de eleição de seus governantes, e nesse país, a população mostra-se muito mais politizada e há menos casos de corrupção, se comparado ao Brasil.

Se a sua intenção é convencer o leitor a concordar com dua ideia, permaneça em uma linha de pensamento e a siga.


Observe esta frase João, comeu banana.
Agora, observe a sua passagem
Além disso, o voto obrigatório para algumas pessoas, faria com que as mesmas tomassem consciência da política vigente no país,

Percebeu alguma semelhança? Nas duas, o sujeito está separado do predicado!

Sujeitoo voto obrigatório para algumas pessoas
Predicadofaria com que as mesmas tomassem consciência da política vigente no país[/quote]

Não se separa o sujeito do predicado com vírgula

Além disso...

Além disso, o voto obrigatório para algumas pessoas, faria com que as mesmas tomassem consciência

Creio que ficaria melhor assim :Além disso, o voto obrigatório para algumas pessoas conscientizaria a respeito da política...

Porque, segundo Graciliano Ramos, menos é mais ! rs

e seu direito, deve ser de única e exclusiva vontade de cada cidadão.

O deveé um verbo de ligação , que une o sujeito com o predicado. Portanto, não atrapalhe essa tão linda união com suas impertinentes vírgulas kkkkk



Não achei essa redação boa, na minha mente surgiram infinitas ideias sobre o tema
O que faltou foi interpretar o tema! Você simplesmente, deu uma de ''cagão'' e fugiu dele kkkkk. Pow, tem que olhar pro tema com cara de machão, encará-lo e meter a porrada kkkkkk

Bem, você receberia 0 da banca por ter fugido do tema. Você poderia falar dos inúmeros questionamentos suscitados por min, mas limitou-se a outras discussões. Que bom que você fez isso aqui. Na redação do enem, CUIDADO


Não leve a mal as minhas brincadeirinhas rs.. Um abraço

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Grande abraço Mourette, ótimas dicas. Apresentar todos os pontos de vista possíveis e às vezes não me posicionar claramente é o que me mata na redação. Obrigado.

Dika

Dika
Membros

Oi Ulysses,

Tem uma passagem que me deixou intrigada:

"Porém, constata-se o enorme número de analfabetos funcionais no país, que não são impedidos de votar, e muitas vezes, vendem ou trocam seus votos por benefícios pessoais."

De certa forma, você se posiciona contra o voto do analfabeto funcional. Agora lhe pergunto, caro Ulysses, o que se supõe que se deve fazer para impedir o voto deles? Afinal, o analfabeto não sabe ler nem escrever, já o analfabeto funcional lê, escreve e às vezes tem escolaridade. Humm?

Pensa aí, depois me responde. rsrs

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Na verdade Dika, não é propriamente contra o voto de analfabeto funcional e sim uma maior conscientização do voto. Muitos votos em qualquer um, aqueles que eles pensam que vão ganhar as eleições ou mesmo "jogam fora" o voto ao anulá-lo ou votar em branco simplesmente pela obrigação que é votar. Não sei se expliquei direito meu ponto de vista, mas é isso que penso.

Valeu mais uma vez Dika! Beijos.

Dika

Dika
Membros

Oi,
Eu entendi, agora, seu ponto de vista. Mas veja, da forma que ficou estruturada a frase, para mim, ficou a impressão de que você era contra o voto do analfabeto funcional.

Obrigada pela explicação.
Bjoo

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

É, esse é meu grande problema em redações, tento falar uma coisa e acabo dizendo outra. Vou ver se hoje ainda posto mais uma aqui..

Bjo.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos