Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

A violência urbana subtraindo a juventude brasileira

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

evair

evair
Membros

Parece um paradoxo, quanto mais possibilidades de lazer surgem para fazer com os amigos, mais os pais apertam o cerco de perguntas e fazem restrições. Ocorre, porém, que esse comportamento dos pais possui um forte embasamento: O alto índice de criminalidade nas cidades. Mais preocupante que essa justificativa é o fato de que enquanto algumas agressões são cometidas por jovens, aliciados ao crime pela desigualdade social, a grande maioria das vítimas da violência urbana é justamente a juventude brasileira.

Essa violência envolve crimes como estupro, espancamento, roubo, e infelizmente tem se destacado a alta incidência de homicídios. A OMS considera uma taxa máxima aceitável de 10 assassinatos para cada 100 mil pessoas, porém dados do Mapa da Violência indicam que a taxa total do Brasil é de 27 para cada 100 mil. Quando especificado na faixa dos 20 aos 24 anos o número sobe para 64,9 homicídios por 100 mil habitantes.

Isso demonstra que a violência não atinge igualmente todas as camadas e faixas etárias da população. Segundo o Núcleo de Estudo Sobre Violência da USP o perfil de vitimados é de homens (92% do total), negros (73% a mais que brancos) e jovens. Esses dois últimos números são semelhantes aos da parcela economicamente menos favorecida, e por isso, sugerem que na origem da violência está a desigualdade social.

Logo, a violência evidencia, de forma constrangedora, as desigualdades provocadas pela má distribuição de riqueza. O IBGE mostra que, no Brasil, entre os jovens da população mais pobre 30% frequentam a escola e deste total apenas metade está matriculada no nível escolar adequado a sua idade. Assim, com pouca oportunidade de estudo, eles tem menor chance de ascensão social e são mais vulneráveis à criminalidade. Isso porque sem uma formação cultural e principalmente profissional, o crime organizado torna-se a solução que o governo não oferece para suas vidas, tanto pela possibilidade de alto rendimento quanto pela afirmação social de status no mundo do crime.

Assim é consenso que, além do enfrentamento direto da criminalidade, é preciso combater a desigualdade social. Portanto, ações governamentais incentivando projetos educacionais com viés profissinalizantes e culturais são de suma importância para inibir a entrada da juventude no mundo dos crimes. Além disso, fazem-se necessários aumentos nos investimentos em segurança pública a fim de combater o crime organizado que vêm ceifando as vidas dos jovens brasileiros.

Mourette

Mourette
Membros

Parece um paradoxo,Começaria assim: Paradoxalmente, quanto mais possibilidades de lazer surgem para fazer com os amigos, mais os pais apertam o cerco de perguntas e fazem restrições. Ocorre, porém, que esse comportamento dos pais suprimiria o ''dos pais'' possui um forte embasamento: O alto índice de criminalidade nas cidades. Mais preocupante que essa justificativa é o fato de que enquanto algumas agressões são cometidas por jovens, aliciados ao crime pela desigualdade social, a grande maioria das vítimas da violência urbana é justamente a juventude brasileira.

Isso demonstra que a violência não atinge igualmente todas as camadas e faixas etárias da população. Segundo o Núcleo de Estudo Sobre Violência da USP o perfil de vitimados é de homens (92% do total), negros (73% a mais que brancos) e jovens. Esses dois últimos números são semelhantes aos da parcela economicamente menos favorecida, e por isso, não ficaria melhor :'' ,e, por isso, '' ?? sugerem que na origem da violência está a desigualdade social.

Logo, a violência evidencia,de forma constrangedora constrangedora?? eu fico é puto. , as desigualdades provocadas pela má distribuição de riqueza. O IBGE mostra que, no Brasil, entre os jovens da população mais pobre ,30% frequentam a escola , e deste total apenas metade está matriculada no nível escolar adequado a sua idade. Assim, com pouca oportunidade de estudo, eles têm menor chance de ascensão social e sãoCreio que o certo seria ''estão'' O meio que faz o homem , e não o contrário =] mais vulneráveis à criminalidade. Isso porque sem uma formação cultural e principalmente profissional, o crime organizado torna-se a solução que o governo não oferece para suas vidas Apesar do belíssimo tom poético, essa NÃO é uma solução do governo, tanto pela possibilidade de alto rendimento quanto pela afirmação social de status no mundo do crime.



Assim, é consenso que, além do enfrentamento direto da criminalidade, é preciso combater a desigualdade social. Portanto, ações governamentais incentivando projetos educacionais com viés profissinalizantes e culturais são de suma importância para inibir a entrada da juventude no mundo dos crimespareceu-me um pouco clichê . Sugiro :''criminalidade''. Além disso, fazem-se necessários aumentos nos investimentos em segurança pública a fim de se combater o crime organizado que vêm ceifando as vidas dos jovens brasileiros.


Ótima redação. Seus argumentos baseados em índices enriqueceram o conteúdo. Por favor , se não concordar com alguma correção minha, manifeste-se!!

Abraçooo futuro calouro MED USP!

evair

evair
Membros

Opa, obrigado! esse são iria morrer aí e não iria ver Razz

rumo a turma 100 aí sim!

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos