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Título: Diferente é não ser diferente. (direitos homossexuais e homofobia) 5 5 1

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Título: Diferente é não ser diferente.

Os Homossexuais , este ano, deram um passo importante na luta pela igualdade de direitos, no entanto, ainda há muito a ser feito. No Brasil, a influência histórica da religião na sociedade dificulta e retarda as decisões no congresso, mesmo após a separação da igreja e estado, com a chegada da república. A lentidão no processo alimenta a impunidade e abre as portas para a violência contra os homossexuais.
Os casais gays, finalmente, podem manter uma união estável com os mesmos direitos dos casais heterossexuais. A decisão do STJ ( Supremo Tribunal Federal) de reconhecer a união é resultado da intensa mobilização dos grupos de casais de mesmo sexo que lutam pela ampliação dos seus direitos em uma sociedade patriarcal e religiosa. Agora, os homossexuais têm direito a pensão alimentícia, em caso de separação, direito à adoção e a previdência, em caso de morte.
Porém, nem tudo está resolvido. Assim como os negros e nordestinos, os homossexuais sofrem com a violência e humilhação praticada por grupos radicais, principalmente das regiões Sul e Sudeste, que querem banir as relações homoafetivas da sociedade. Tais atitudes são fruto da ignorância e devem ser duramente combatidas pelas autoridades para garantir a igualdade de todos, defendida pela constituição de 1988 .
A diversidade , seja ela cultural, étnica , cultural, religiosa ou sexual só enriquece uma nação e deve ser preservada. O problema é que o mundo globalizado tenta uniformizar a cultura, lançando nos meios de comunicação artifícios para alienar a população. Por isso, é necessário ser crítico com o modelo de vida imposto por esses meios ,para poder preservar o direito de ser “diferente”.

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Relevem o cultural x2, Razz

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evair


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renanmcosta escreveu:Título: Diferente é não ser diferente.

Os Homossexuais , este ano, deram um passo importante na luta pela igualdade de direitos que passo foi esse? seria bom que você mencione que foi a legalização da união homoafetiva, pois isso pode ser uma ligação entre a introdução e o parágrafo 2 no qual irá desenvolver essa ideia, no entanto, ainda há muito a ser feito. No Brasil, a influência histórica da religião na sociedade dificulta e retarda as decisões no congresso, mesmo após a separação da igreja e estado, com a chegada da república . A lentidão no processo que processo? use pronomes para retomar ideias, mas pelo o que entendi é a lentidão nas decisões que igualam os direitos dos homossexuais com os heterossexuais, deixa mais claro alimenta a impunidade e abre as portas para a violência contra os homossexuais. Essa é tua tese: a lentidão na equiparação dos direitos x impunidade x violência contra os gays, ela foi pouco trabalhada na argumentação.

Os casais gays, finalmente, podem manter uma união estável com os mesmos direitos dos casais heterossexuais. A decisão do STJ ( Supremo Tribunal Federal) de reconhecer a união é resultado da intensa mobilização dos grupos de casais de mesmo sexo que lutam pela ampliação dos seus direitos em uma sociedade patriarcal e religiosa. Agora, os homossexuais têm direito a pensão alimentícia, em caso de separação, direito à adoção e a previdência, em caso de morte. - Acho que esse parágrafo ficou muito expositivo, talvez, se você reorganizar ele de maneira que fique mais nessa sequência: A luta pelos direitos dos casais gays ---> dificultada por uma sociedade patriarcal e religiosa --> prova disso: a grande polêmica (ou até mesmo a demora, visto que foram anos de batalha) na legalização da união dos casais de mesmo sexo. Acredito que dessa forma, a argumentação ganha força além de retomar a ideia central da sua tese. Isso contribui para a ligação com o próximo parágrafo também

Porém, nem tudo está resolvido. Assim como os negros e nordestinos, os homossexuais sofrem com a violência e humilhação praticada por grupos radicais, principalmente das regiões Sul e Sudeste Na verdade a violência contra os gays é mais comum no Nordeste, segundo o deputado Jean Wyllys, onde vigora mais forte o sexismo, machismo e a homofobia que querem banir as relações homoafetivas da sociedade A questão central aqui não é banir as relações, mas a intolerância às relações que esses grupos possuem. Nesse parágrafo você poderia ter o ápice da sua argumentação, como? Ora, apresentando o argumento da PLC122 ( projeto de Lei contra a homofobia que está em guerra com a bancada evangélica no congresso), acessa o site www . plc122. com.br e se informe certinho. Tais atitudes são fruto da ignorância e devem ser duramente combatidas pelas autoridades para garantir a igualdade de todos, defendida pela constituição de 1988 . - Esse último período levaria para a conclusão
A diversidade , seja ela cultural, étnica , cultural, religiosa ou sexual só enriquece uma nação e deve ser preservada. O problema é que o mundo globalizado tenta uniformizar a cultura, lançando nos meios de comunicação artifícios para alienar a população - esse é seu parágrafo de conclusão, portanto, não deve conter argumentação, e sim, o arremate dos outros parágrafos. Você colocou uma situação nova aqui: a mídia contribui para a homofobia, só que isso não está desenvolvido no seu texto, então, ou você acrescenta essa ideia em algum parágrafo anterior ou suprime isso da conclusão Wink. Por isso, é necessário ser crítico com o modelo de vida imposto por esses meios ,para poder preservar o direito de ser “diferente”.

Só uma última observação cuidado com o título, tenta relacioná-lo mais com a tese ou expressar o tema, pois chama o leitor para o assunto a ser tratado. O seu está um pouco confuso, belezinha?

Não sou especilista, mas tomo como paramêtro os "eixos cognitivos" do enem são eles:
CI - fazer uso da norma culta da língua, dominar pontuação, escrever de maneira clara e precisa sem usar rebuscamento, a boa construção de períodos, coesão, coerência.
CII - construir e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, esse quesito avalia o alcance dos conhecimentos gerais, que você agregou durante sua vida escolar.
CIII - selecionar, organizar, interpretar dados e informações, seria o desenvolvimento do tema e sua interpretação em variados níveis.
CIV - construir argumentação relacionar informações de maneira a tê-los de maneira consistente. Envolve a construção de toda a redação, se você está defendendo seu ponto de vista embasado em um bom repertório.
CV - elaborar proposta, é a compreensão, por parte do estudante, de que todos os conceitos apreendidos na escola devem ser utilizados e estar vinculados a práticas humanistas que promovem transformações benéficas à sociedade.

CI - 2,0
CII - 1,5 - algumas informações equivocadas, e uma certa superficialidade - agregando a PLC-122 enriqueceria muito
CIII - 2,0
CIV - 1,0 - um parágrafo muito expositivo, argumentação deslocada para conclusão, argumentos tangenciados em relação à tese.
CV - 1,0 - conclusão inificiente no que se refere ao problema central> igualdade de direitos para diminuir a violência e a impunidade. Você solucionou o problema da mídiaxhomofobia

.: 7,5/ 10

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Obrigado pela correção! tentarei melhorar nas próximas redações.

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