Flor do Lácio
BEM VINDO

Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

MINHA REDAÇÃO - ENEM

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 MINHA REDAÇÃO - ENEM em Sex Out 14, 2011 11:10 am

TEMA: VALORIZAÇÃO DO IDOSO

Na contemporaneidade, observa-se que o idoso pode ser grandiosamente importante para o progresso da nação, caso o mesmo seja reconhecido pelo seu devido valor e real importância. Para isso ocorrer, é necessário motivação política.
Segundo os dados do IBGE, acredita-se que, em 2050, a esperança de vida do brasileiro se equipará com a média de longevidade do japonês; expectativa esta que, atualmente, corresponde cerca de 82 anos de idade. Assim, o Brasil será uma nação bastante senil. Isso, obviamente, será alarmante para o sistema previdenciário do país, caso o Estado não promova certas intervenções sociopolíticas e econômicas. Por exemplo, o idoso poderá ocupar cargos de gerência e/ou oferecer ajuda na qualificação profissional de futuros trabalhadores, compartilhando suas experiências com a população jovem. Dessa maneira, haveria o aumento considerável da população economicamente ativa (PEA), não acarretando em sérios problemas para a previdência social, já que grande parte da pirâmide etária nacional será composta por idosos. Essa assertiva é constatada pelo fato de que, na contemporaneidade, a maioria das pessoas não somente estão vivendo por mais tempo, como também, as mesmas têm usufruído de melhores condições de vida.
Dessa forma, nota-se que é imprescindível, além de intervenções políticas, uma maior conscientização sobre a importância do idoso, entre outros fatores, para o progresso socioeconômico do país.

Very Happy

Podem xingar à vontade!

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

2 Re: MINHA REDAÇÃO - ENEM em Sex Out 14, 2011 11:23 am

Mordoro

Membros
Vo dexa minha opnião aqui ^^

* Estrutura do seu texto, seria como ?
-1º Paragrafo (Introdução)
-2ºParagrafo (Desenvolvimento)
-3ºParagrafo (Conclusao)
**Nao ficou meio grande em um unico paragrafo seu desenvolvimento ?

* No desenvolvimento, comentou uma relação com o Japao, e o resto falou dos problemas, se nao mudassem..Porem, nao poderia ter mais assunto na sua redação ???

Bom, essas foram minhas observações...hahaha

Ver perfil do usuário

3 Re: MINHA REDAÇÃO - ENEM em Sex Out 14, 2011 12:57 pm

Valeu!

Mas, quanto ao desenvolvimento, não há problemas em fazê-lo com apenas um parágrafo. Eu, geralmente, redijo meus textos com dois parágrafos para o desenvolvimento. Mas, nesse caso, eu tive que usar apenas um!

Cara, poderia ter mais assunto sim. Porém, há limites de linhas para redigir e, além disso, tive que delimitar o tema de minha redação. Mas, não deixei de expor que há outras coisas também relacionadas ao tema. Veja:
Dessa forma, nota-se que é imprescindível, além de intervenções políticas, uma maior conscientização sobre a importância do idoso, entre outros fatores, para o progresso socioeconômico do país.

Cara, nem título coloquei no texto, porque deu certinho 30 linhas, kkkk

Bom... ao menos, isso são dicas e manhas que aprendi.

Mas, muito obrigado mesmo, cara!

4 Re: MINHA REDAÇÃO - ENEM em Sex Out 14, 2011 6:07 pm

Seu desenvolvimento, realmente está extenso. Sempre é bom pô-lo em dois parágrafos.

O futuro do presente do indicativo de equiparar é equiparará.

...a esperança de vida do brasileiro se equipará com a média de longevidade do japonês;
Esta construção ficaria melhor se vc dispusesse assim: a esperança de vida brasileira se equiparará à média de longevidade japonesa. Soa melhor. Mas a sua não está incorreta.

Dessa maneira, haveria o aumento considerável da população economicamente ativa (PEA)
Acho que o mais adequado seria usar o artigo indefinido um.

Troque uma contemporaneidade por outro advérbio de tempo. Não é legal repetir.

Vc sabe que tem que conceituar siglas e acrônimos, né? Dê um jeitinho de isso entrar.

No mais, sua redação está boa. Excelente linguagem, pontuação, coesão e coerência. É informativa e apresenta uma solução para o problema.

Ver perfil do usuário

5 Re: MINHA REDAÇÃO - ENEM em Sex Out 14, 2011 11:20 pm

Obrigado!

É verdade, você está certo mesmo!

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: