Flor do Lácio
BEM VINDO

Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

MINHA REDAÇÃO - ENEM [2]

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 MINHA REDAÇÃO - ENEM [2] em Dom Out 16, 2011 9:55 pm

Tema: a importância do desenvolvimento sustentável para o crescimento do Brasil.

Na modernidade, há muitas discrepâncias que estão relacionadas à conciliação entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Não obstante, observa-se que, ainda, é possível instaurar o ecodesenvolvimento no país.
Desde 1972, o conceito de sustentabilidade tem sido amplamente debatido entre as nações com o advento das Conferências Mundiais do Meio Ambiente, inclusive uma dessas reuniões ocorreu no Brasil, a ECO-92 (Rio-92). Apesar de certos problemas ambientais terem sido amenizados, vê-se que, ainda, tais ações foram insuficientes. Por exemplo, nota-se que houve uma redução considerável da emissão de clorofluorcarbonetos (CFCs). Entretanto, o aumento da concentração de dióxido de carbono (CO2) continua sendo alarmante para o planeta.
No Brasil, essa situação não é diferente. Porém, o desenvolvimento sustentável não é um estágio permanente de equilíbrio, mas, sim, de efetivas mudanças ante o progresso econômico, a fim de conservar os recursos naturais. Assim, o ecodesenvolvimento não inviabiliza o desenvolvimentismo nacional. Além do mais, a sustentabilidade garante maior qualidade de vida às populações, reduzindo possíveis problemas concernentes à saúde das mesmas, como exemplo, muitas vezes, causados pela poluição da água, do solo e do ar.
Portanto, nota-se que o ecodesenvolvimento é de fundamental importância tanto para o país como também para o meio ambiente. Para isso ocorrer, motivação política e interesse público são medidas extremamente necessárias.

Outro texto meu bem compacto, 30 linhas novamente. Eu queria até mesmo por um título como: Brasil sustentável; mas, não deu, kkk

Cool

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

2 Re: MINHA REDAÇÃO - ENEM [2] em Seg Out 17, 2011 8:42 am

ulyssesaf

Membros
Kelvin, quem sou eu pra comentar uma redação de alguém que possui reputação 26? Então não me leve a mal, mas eu sou meio topetudo mesmo e já que temos que comentar e analisar outras redações e não só postá-las no fórum vou expor meu ponto de vista.

Achei a redação muito boa, muito boa mesmo. Queria eu ter essa objetividade na hora de expor as ideias. Particularmente não encontrei nada que eu faria diferente, a única coisa que achei é que o desenvolvimento ficou meio vago, pelo menos pra mim. Acredito que temas como o Protocolo de Kyoto, as queimadas no Brasil, chuva ácida, etc. poderiam ser incorporadas ao texto. O tema é muito abrangente e ótimo pra se fazer redações, pelo menos é o que eu acho.

Desculpa se analisei de forma errada Kelvin, estamos aqui pra aprender.
Obrigado!

Ver perfil do usuário

3 Re: MINHA REDAÇÃO - ENEM [2] em Seg Out 17, 2011 9:08 am

Não, cara, tudo bem! Eu também achei o texto pouco informativo, eu tenho que aprender a fazer uma caligrafia menor. Assim, irei conseguir expor mais minhas ideias.

Obrigado!

4 Re: MINHA REDAÇÃO - ENEM [2] em Seg Out 17, 2011 9:32 am

ulyssesaf

Membros
É, também é um problema meu isso. Tento expor todos os lados do tema, sem às vezes, me posicionar de forma impessoal. Preciso treinar bastante ainda.

De nada.

Ver perfil do usuário

5 Re: MINHA REDAÇÃO - ENEM [2] em Seg Out 17, 2011 12:15 pm

Kelin, boa redação.

Algumas coisas:

Não seria o caso de ecodesenvolvimento vir entre aspas por se tratar de um neologismo? Não tenho certeza.

Desde 1972, o conceito de sustentabilidade tem sido amplamente debatido entre as nações com o advento das Conferências Mundiais do Meio Ambiente, inclusive uma dessas reuniões ocorreu no Brasil, a ECO-92 (Rio-92).
Aqui vc conversa diretamente com o leitor.

As conferencias mundias são da ONU, e isto deve aparecer.
Quanto as do RIO (ou ECO) elas ocorrem de dez em dez anos. Em 2002 teve Rio+10 e o ano que vem Rio+20. Não misture.

Faltou vc falar mais sobre os CFCs, ou pelo menos dizer o que essas emissões representam ao meio ambiente. Gravidade, essas coisas.

...reduzindo possíveis problemas concernentes à saúde das mesmas, como exemplo, muitas vezes, causados pela poluição da água, do solo e do ar.
reduzindo possíveis problemas concernentes à saúde das mesmas, causados, muitas vezes, pela poluição da água, do solo e do ar.

No mais, seu texto é ótimo, como sempre!
Flw

Ver perfil do usuário

6 Re: MINHA REDAÇÃO - ENEM [2] em Seg Out 17, 2011 1:16 pm

Valeu, Maikon!

Mas, só para lhe esclarecer, amigo, a Rio + 10 não foi no Rio de Janeiro, mas, sim, em Johhanesburgo - África do Sul. Além disso, tanto essa conferência como a Rio-92 foram organizadas pela ONU também. Veja:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio%2B10

Cara, ecodesenvolvimento não é neologismo. Já vi essa palavra sem aspas ainda! Além disso, eu jamais seria capaz de criar uma palavra assim tão linda, kkk

Quanto ao restante, você tem toda a razão e muito obrigado por suas preciosas dicas.

Até mais... a e mande suas redações também.

Falou!

Cool

Última edição por Kelvin Brayan em Seg Out 17, 2011 1:22 pm, editado 1 vez(es)

7 Re: MINHA REDAÇÃO - ENEM [2] em Seg Out 17, 2011 1:18 pm

Não entendi, uma coisa só: qual é o problema de conversar diretamente com o leitor?

Preciso saber sobre isso, meu caro, ...

falou!

8 Re: MINHA REDAÇÃO - ENEM [2] em Seg Out 17, 2011 1:43 pm

Blz, só quis ressaltar que ela não ocorre anualmente como o texto sugere.

Quanto ao conversar com o leitor, não é recomendável fazer isto em dissertação, pq busca-se a objetividade, a imparcialidade. Em artigo de opinião este recurso cai melhor.
Estes conceitos busco por em minhas redações, mas, como aqui, ninguém tem cem por cento de razão, fica a seu critério.
Mas veja como ela ficaria mudando algumas coisinhas:

Desde 1972, o conceito de sustentabilidade tem sido amplamente debatido entre as nações com o advento das Conferências Mundiais do Meio Ambiente, sendo uma delas realizada no Brasil, a ECO-92 (Rio-92).
Veja aí! E só uma sugestão.

Vou sim postar algumas aqui. Flw

Ver perfil do usuário

9 Re: MINHA REDAÇÃO - ENEM [2] em Seg Out 17, 2011 2:13 pm

Mourette

Membros
Na modernidade, há muitas discrepâncias que estão relacionadas à conciliação entre desenvolvimento econômico e preservação ambiental. Não obstante, observa-se que, ainda, é possível instaurar o ecodesenvolvimento no país.

Kelvin , não a passagem grifada não seria melhor sem vírgulas?
''observa-se que ainda é possível''

Olha, assim como o ulysses, eu também achei que você se mostrou muito subjetivo ante ao tema. Poderia ter exemplificado mais, como os exemplos supracitados .Além disso, achei que você poderia propor soluções práticas para a sociedade...

Abraçoo

Ver perfil do usuário

10 Re: MINHA REDAÇÃO - ENEM [2] em Seg Out 17, 2011 2:41 pm

Maikon Augusto F. escreveu:Blz, só quis ressaltar que ela não ocorre anualmente como o texto sugere.

Quanto ao conversar com o leitor, não é recomendável fazer isto em dissertação, pq busca-se a objetividade, a imparcialidade. Em artigo de opinião este recurso cai melhor.
Estes conceitos busco por em minhas redações, mas, como aqui, ninguém tem cem por cento de razão, fica a seu critério.
Mas veja como ela ficaria mudando algumas coisinhas:

Desde 1972, o conceito de sustentabilidade tem sido amplamente debatido entre as nações com o advento das Conferências Mundiais do Meio Ambiente, sendo uma delas realizada no Brasil, a ECO-92 (Rio-92).
Veja aí! E só uma sugestão.

Vou sim postar algumas aqui. Flw

Ahhh, entendi. Obrigado!

11 Re: MINHA REDAÇÃO - ENEM [2] em Seg Out 17, 2011 2:44 pm

Mourette escreveu:

Kelvin , não a passagem grifada não seria melhor sem vírgulas?
''observa-se que ainda é possível''

Olha, assim como o ulysses, eu também achei que você se mostrou muito subjetivo ante ao tema. Poderia ter exemplificado mais, como os exemplos supracitados .Além disso, achei que você poderia propor soluções práticas para a sociedade...

Abraçoo

Naquele caso, o emprego de vírgula é opcional.

É, eu achei esse texto meio maiado mesmo!

Valeu!

12 Re: MINHA REDAÇÃO - ENEM [2] em Dom Jul 08, 2012 9:39 am

Podem corrigir minha redação que é quase o mesmo assunto que a de cima.

Tema: Meio ambiente: Sustentabilidade.
Conservando o que temos
Todos querem um ambiente sustentável de se viver, mas para isso basta agir de forma que agrade o meio ambiente, tornando ele melhor de se habitar, para nós e para crianças que futuramente observam o que se fazia anos á atrás, e optar na ideia de ajudar também na continuidade do planeta terra.
O planeta não vai se ajudar sozinho, ao invés do homem ajudar, ele é o maior agressor ao meio ambiente, pois não adianta meia dúzia ajudar, sendo que uns 30 estão fazendo exatamente o contrário. Precisamos mudar nossos hábitos diariamente, não poluindo o local em que mora, pois ninguém vai poluir o próprio habitat. São coisas básicas, mais que a maioria não segue, e os danos agora podem ser leves, mais daqui uns anos nós iremos notar e refletir no ambiente que formamos, isso se algo não for feito.
Uma coisa que ouvimos sempre é na economia da água, pois é uma substancia que todos nós necessitamos para sobreviver, pois a porcentagem que usamos de toda a água do planeta é muito pouco, mas se não aprendermos a usar essa quantia, não restará nada para as próximas gerações, colocando assim nossa espécie em extinção.
Sabemos que o planeta precisa de nós, pois ajude no ambiente, sendo economizando água, não poluindo, pois a natureza reverte isso para não apenas para aquele que mais agrediu, mas sim em um todo.

Ver perfil do usuário http://www.facebook.com/miguelmcc

13 Re: MINHA REDAÇÃO - ENEM [2] em Dom Set 09, 2012 7:38 pm

adauci

Membros
caro amigo, faltou uma solução para o problema, vc argumentou e mencionou o governo....isso não é novidade a solição tem que parte da sociedade pesce nisso!

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum: