Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

vestibular como forma de selação, tendo alunos de escolas públicas prejudicados ou não?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Dâmaris


Membros
Não mais um temor
O maior índice de aprovação em Universidades públicas é de alunos da rede particular. Isso acontece porque os alunos da rede pública são incapazes ou mal capacitados?
A rede pública de ensino diz preparar para o vestibular, enquanto nas escolas nem mesmo redação é estudada com a devida importância. Consequência disso vai ser cobrado muito mais de um aluno público o auto aprendizado. Além da falta de capacitação, os estudantes sofrem com a falta de professores ou com eles estressados e cansados com sua carga horária carregada, greve. Exemplo disso é o Instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia de Goiás que ficou 55 dias de greve sem nenhum resultado positivo.
Ao contrário dessa realidade, as escolas privadas tem como “slogan” a quantidade de alunos aprovados em faculdades públicas. Nas quais os alunos estão em constante preparação para o vestibular com séries de simulados, redações e com professores sempre a disposição.
O governa realiza algumas soluções dedicando 50 % das vagas das universidades, para alunos da rede publica que fizeram o ensino médio e dois anos do ensino fundamental. E também com o programa ProUni, que concede bolsas em faculdades associadas a partir do ENEM.
Então, o problema não é o método de seleção, o vestibular, e sim as diferentes capacitações dadas aos vestibulandos. Por isso precisamos nós alunos da rede pública buscar o conhecimento através de livro, internet, grupos de estudo, estudarmos. A longo prazo cobrarmos do governo um reajuste de 10% do PIB para o investimento da educação. E no futuro o vestibular não será mais um temor quase impossível.

Eu queria por favor um nota, conferir meus erros, pq sou ruim d++. Obrigada.

Ver perfil do usuário

ulyssesaf

avatar
Membros
"Universidades públicas" / universidades públicas

"os estudantes sofrem com a falta de professores ou com eles estressados e cansados com sua carga horária carregada, greve."

Me pareceu ambígua a frase, eles estão estressados. Quem? Alunos ou professores?

Por isso, precisamos nós alunos da rede pública, buscar o conhecimento através de livro, internet, grupos de estudo, estudarmos.

Não entendi essa parte do estudarmos. e eu colocaria essas vírgulas aí.

Enfim, eu gostei bastante do seu texto porque reflete diretamente a minha realidade. Estou sem aulas há mais de 2 meses por conta da greve nos IF e sem previsão de retorno.
No geral, o texto está ótimo, exatamente como eu escreveria.
Algum corretor mais experiente poderia analisar mais profundamente pra você.

Ver perfil do usuário

"Além da falta de capacitação, os estudantes sofrem com a falta de professores ou com eles estressados e cansados com sua carga horária carregada, greve. "

eu acho que você poderia colocar :
Além da falta de capacitação, os estudantes sofrem com a falta de professores quando estão em greve, ou com eles estressados e cansados com sua carga horária carregada, devido ao baixo salário.


"Ao contrário dessa realidade, as escolas privadas tem como “slogan” a quantidade de alunos aprovados em faculdades públicas. Nas quais os alunos estão em constante preparação para o vestibular com séries de simulados, redações e com professores sempre a disposição."


Também acho que você poderia mudar esse ao contrário dessa realidade, talvez os examinados podem não intender, perguntando ql realidade? a realidade das escola públicas de terem greves, e as particulares não, ou os alunos terem de apreder sozinho, enquanto os das escolas particulares terem alguem a disposição para ajuda-lós, pois você falou 2 coisas no paragrafo anterior e uma no outro. Poderia colocar outra coisa, tipo ao contrario das escola públicas, ao contrario disso, pra não fica repetitivo, é até melhor se você tirar essa parte e deixa o resto, acho que vai fique mais coerente.


"Por isso, precisamos nós alunos da rede pública, buscar o conhecimento através de livro, internet, grupos de estudo, estudarmos."

e não a necessidade do estudarmos, e quando você por dar exemplos coloque a virgula, mas no ultimo coloque e, etc ou entre outros ...
Neste caso e fica melhor no seu contexto.

ex: Por isso, precisamos nós alunos da rede pública, buscar o conhecimento através de livro, internet e grupos de estudo.


Para quem não é bom em redação seu texto esta muito bom,
pelo menos é o que eu achei.


A primeira coisa pra fazer uma boa redação é saber sobre o tema, principalmente as redações do enem, que requerem uma solução para o problema. Espero ter ajudá-lo. E uma boa dica, é ler o seu texto depois de algumas horas q você o fez, pois quando você lê na mesma hora que acaba de fazê-lo, terá mais dificuldades de ver seus erros.

Ver perfil do usuário

Dâmaris


Membros
Obrigada pelas dicas, tenho que reparar mesmo na ambiguidades das minha frases, e questão de fazer a redação e depois esperar um tempo, seria bom então eu fazer o rascunho da redação do ENEN no ínicio e depois retornar e ler com cuidado?
A e foi a primeira vez que recebi muito bom em uma redação, obrigada mesmo.

Se num for pedir muito alguém pode me dar um nota !

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum