Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

E como está o Brasil para os brasileiros?

Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 E como está o Brasil para os brasileiros? em Sex Jul 22, 2011 2:05 pm

Primazia ao povo brasileiro

É irrefutável que o Brasil passa por um grande momento na sua economia. O país está se desenvolvendo e crescendo, e de forma segura, revelado pelo atual desaquecimento da economia, resultado, principalmente, do aperto na concessão de crédito. E isso, na opinião dos economistas, é sinal que o país cresce com os pés no chão.

Também, é notório que ganhamos prestígio lá fora. Temos a sétima economia do mundo e ambicionamos até uma cadeira permanente no conselho das Nações Unidas (ONU). Todo esse contexto por qual passa o país nesse momento, não veio de graça. Passamos por períodos difíceis e escandalosos, planos vergonhosos e fracassados, tal como o desastroso Plano Collor, que deixou milhares de brasileiros sem suas aplicações, economias e perspectivas de futuro. Mas também, tivemos muitos sucessos, como a abertura da economia a investimentos estrangeiros, propulsando nosso processo de industrialização, o Plano Real etc.

Toda essa face de sucesso da economia brasileira no âmbito internacional não reflete a realidade da maioria da população. Muitos brasileiros vivem abaixo da linha de pobreza, temos uma das maiores desigualdades de concentração de renda e de terras do mundo. A população padece com fraudes e corrupções, que afeta a parcela que mais precisa de apoio do Estado, pois depende dele para ter educação, saúde, transporte etc. Há regiões em pleno desenvolvimento e com grandes perspectivas e outras em atraso quase que secular.

Temos de reconhecer que, quando comparados a outros países, o Estado Brasileiro não é totalmente omisso com as questões sociais. Existem vários programas assistenciais que, de certa forma, melhoram a vida das pessoas mais carentes. Porém, sabemos que não passam de medidas paliativas. A partir do momento que se der prioridade ao povo, isto é, investir-se, antes de tudo, na formação dos brasileiros, o Brasil dará o passo mais importante para seu crescimento, que inevitavelmente refletirá em uma melhor qualidade de vida a todos.

Ver perfil do usuário

Euclides


Membros
O país está se desenvolvendo e crescendo, e de forma segura, revelado pelo atual desaquecimento da economia, resultado, principalmente, do aperto na concessão de crédito.
Os termos grifados não sugerem crescimento econômico...
cadeira permanente no conselho das Nações Unidas (ONU)
Conselho de Segurança

Boa redação! Tem visão crítica abrangente e bem elaborada.

Ver perfil do usuário
Valeu pela análise. Os termos que vc destacou remete a ...e de forma segura..., e não a crescimento econômico.
Postei essa mesma redação em um outro meio e as críticas que mais recebi foi em relação ao uso da terceira pessoa do plural. O que pensa a respeito? No enem, acho que não se leva muito em conta esse quesito. Dê sua opinião!

Ver perfil do usuário
Cara...

O tema dessa redação é muito subjetivo, pois você, provavelmente, se inclui nela, porque você é brasileiro.
O ENEM gosta muito de explorar a mentalidade e raciocínio do aluno. Certa vez, o ENEM pediu para redigir uma carta. Sim, o ENEM pediu para você fazer uma carta.
Apesar de a imparcialidade ser um dos critérios primordiais para uma dissertação-argumentativa. Dependendo da proposta redacional, você tem que ter em mente que os requerimentos principais são como nesse caso:
* Domínio da norma culta;
* Criatividade;
* Boa argumentação e respaldo;
* Não se ater muito ao senso-comum;
* Ser claro e objetivo;
* Demonstrar boa articulação das ideias por meio da coesão;
Entre outros fatores

ESPERO TER AJUDADO!

Cara você escreve muito bem!

Very Happy



Última edição por Kelvin Brayan em Sab Jul 23, 2011 10:37 am, editado 1 vez(es)

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

5 Re: E como está o Brasil para os brasileiros? em Sab Jul 23, 2011 10:27 am

Valeu, cara, pelo comentário. Também acho que o enem é subjetivo. Além do que, são professores comuns quem corrigem as redações, e com certeza usarão do bom senso. Assim espero...

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum