Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

1[ENEM] REDES SOCIAIS

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 1[ENEM] REDES SOCIAIS em Ter Out 18, 2011 9:16 pm

O PAPEL DAS REDES SOCIAIS NAS MOBILIZAÇÕES, MANIFESTAÇÕES, REVOLUÇÕES.

Novos tempos

As redes sociais sempre existiram, isto é, o homem, através das interações interpessoais, desde sempre manteve círculos de relacionamentos, seja de amizades, familiares, profissionais etc. A grande novidade é que essas relações, com as atuais e avançadas tecnologias, foram passadas ao meio virtual, trazendo não só a inovação, mas também ampliando as possibilidades de interação.

Se essas redes sociais da internet mantêm as mesmas e velhas relações que já existem no mundo “offline” (fora da internet), elas ainda abrem um leque de novas funcionalidades, que aos poucos estão sendo descobertos por seus usuários. Dentre essas possibilidades está uma das mais importantes do momento: a de promover mobilizações, passeatas e até revoluções.

Um ensaio desse novo viés foi realizado em 2009, na então reeleição do atual presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad. A chamada “Revolução verde do Irã” contou com as mobilizações das redes sociais em protesto à nova vitória de Ahmadinejad, tida como fraudulenta pelos manifestantes. Mas, indubitavelmente, foi o início da “Primavera Árabe”, no fim de 2010, o grande exemplo de como essas redes sociais vieram para mudar a maneira de se fazer revolução. Uma simples manifestação contra o autoritarismo das autoridades tunisianas, abriria a oportunidade de a população, e, principalmente, dos jovens, de lutar por mais direitos e melhores condições de vida. Com a força das mobilizações organizadas nos sites de relacionamentos e microblogs, os manifestantes, em menos de um mês, conseguiram derrubar seu líder. Essa onda de revoltas, protestos, e, principalmente, de êxito, alastrou-se rapidamente aos outros países árabes levando, também, a queda dos líderes de Egito e Líbia, alterando um quadro de décadas de repressão.

É claro o papel que essas redes e a internet assumiram hoje, e, por isso é preciso torná-las acessível à aldeia global. É uma ferramenta multifacetada, que além de permitir conversas, intermediar e promover encontros, acessar e fazer notícia, passou a ter, talvez, a mais importante de suas funções: “fazer” democracia.

Ver perfil do usuário

2 Re: 1[ENEM] REDES SOCIAIS em Qua Out 19, 2011 1:28 pm

Mourette


Membros




[quote]Uma simples manifestação contra o autoritarismo das autoridades tunisianas [sem vírgula ]abriria




As redes sociais sempre existiram, isto é, o homem, através das interações interpessoais, desde[eu suprimiria] sempre manteve círculos de relacionamentos, seja de amizades, familiares, profissionais etc. A grande novidade é que essas relações, com as atuais e avançadas tecnologias, foram passadas ao meio virtual, trazendo não só a inovação, mas também ampliando as possibilidades de interação.

Estou escrevendo essa parte depois que li o texto todo. Ótimo texto.Uma ressalva: seus argumentos foram sobre o uso da tecnologia em prol das mobilizações democrática. Creio que seria necessário você citar mais explicitamente essa relação em sua introdução. No mais , excelente texto!!

Ver perfil do usuário

3 Re: 1[ENEM] REDES SOCIAIS em Qua Out 19, 2011 1:48 pm

Valeu, Mourrete! Boas observações.

Quanto à parte introdutória, a omissão foi proposital pq que eu queria lançar uma espécie de ‘supresa’. Em um primeiro momento, na introdução, dar uma generalizada, e aí sim, mandar essa nova “função” e aí desenvolvê-la.

Mas é pertinente sua observação.


Vou por uma outra aqui, e depois dê uma vista nela pra mim?
Poste as suas tbm!
Flw

Ver perfil do usuário

4 Re: 1[ENEM] REDES SOCIAIS em Qua Out 19, 2011 2:51 pm

Oi desde já parabéns pela redação!
Achei os argumento e exemplificações do lado positivo das redes socias muito interessante e bastante convincente.Mas faltou expor o lado negativo.

Essa é minha opinião
No entanto gostei esclareceu muitas coisas. vai me servi muito
valeuu

Ver perfil do usuário

5 Re: 1[ENEM] REDES SOCIAIS em Qua Out 19, 2011 3:13 pm

Valeu. Não expus o lado negativo por causa do tema. Seria desnecessário e não teria espaço.

Obrigado pelo comentário.

Ver perfil do usuário

6 Re: 1[ENEM] REDES SOCIAIS em Sex Out 21, 2011 12:58 am

Maikon, gostei muito do seu texto. Mas vale a pena salientar sobre alguns detalhes:

1) "As redes sociais sempre existiram, isto é, o homem, através das interações interpessoais..."
Minha professora de Língua Portuguesa aconselhou a não utilizar essa palavra, em vez dela, opte por "por meio de". A palavra "através" não deve ser utilizada para se referir a ideias abstratas e/ou não físicas, concretas. Por exemplo:
João atravessou a ponte. (ok) - ponte é algo concreto, físico.
Eles conversaram através da internet. (não).
Ela se expressou bem através de sua eloquência. (não)
Nesse caso, seria correto assim:
Eles conversaram por meio da internet.

2) Estou de acordo com o que o Mourette disse.

3) Isso é pessoal. Eu não acho que as redes sociais possibilitam maior interação entre as pessoas. Cuidado! A internet é muito eficiente para se estabelecer mais "diálogos" com mais pessoas, mas, por exemplo, uma conversa por msn não é a mesma coisa que conversar pessoalmente com alguém.
Bom.... mas, isso é algo subjetivo. Então, não dê muita credibilidade ao que eu disse.

4) As redes sociais sempre existiram, isto é, o homem, através das interações interpessoais, desde sempre manteve círculos de relacionamentos, seja de amizades, familiares, profissionais etc.
Cara, você empregou muitas expressões que, ao meu ver, devem ser mais utilizadas no desenvolvimento. Por exemplo, o "isto é" tem uma função explicativa. Pow, já vai explicar o que disse na introdução? Deixe isso para o desenvolvimento.
Isso é mais uma ideia meramente pessoal.

5) "Dentre essas possibilidades está uma das mais importantes do momento: a de promover mobilizações, passeatas e até revoluções."
Estou em dúvida: qual é a flexão verbal?
Dentre essas possibilidades estão ou está .... ?

6) "Uma simples manifestação contra o autoritarismo das autoridades tunisianas, abriria a oportunidade de a população..."
Não se separa sujeito do verbo que o tem como sujeito por vírgula.

7) "...principalmente, dos jovens, de lutar por mais direitos e melhores condições de vida. Com a força das mobilizações organizadas nos sites de relacionamentos e microblogs, os manifestantes, em menos de um mês, conseguiram derrubar seu líder. Essa onda de revoltas, protestos, e, principalmente..."
Redundância. Substitua "principalmente" por "especialmente", "precipuamente" (como uma garota aqui do fórum disse), "sobretudo", entre outros termos.

8.) É claro o papel que essas redes e a internet" - modificando:
É claro que o papel das (ou dessas) redes e a internet...

Acho que são esses detalhezinhos mesmo que eu precisava falar!

Falou!

Ver perfil do usuário https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

7 Re: 1[ENEM] REDES SOCIAIS em Sex Out 21, 2011 11:49 am

Agradeço. Flw

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum