Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

A situação do ensino público brasileiro

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 A situação do ensino público brasileiro em Qua Nov 02, 2011 4:49 pm

Jorge Gil


Membros
Favor analisar e dar nota.
Grato




A situação do ensino público brasileiro


Por que a rede pública de ensino está tão ruim?
A partir do final do século passado (anos 80), observou-se uma queda vertiginosa na qualidade do ensino oferecido pelas escolas públicas no Brasil. Tal fenômeno pode ser constatado na análise de desempenho apresentado no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM/2010, no qual, os alunos das escolas públicas obtiveram os piores resultados, em comparação aos das escolas particulares.
Atualmente, na tentativa de explicar a má qualidade do ensino (principalmente o fundamental e médio) e, consequentemente o baixo rendimento de seus alunos, três importantes fatores devem ser considerados; a saber: os salários dos professores, o estado físico das unidades de ensino e as condições socioeconômicas dos estudantes.
Em todo o país, excetuando-se Brasília/DF, os profissionais da rede pública de ensino são mal remunerados. Os baixos salários recebidos pelos professores dificultam uma melhor (re)qualificação/atualização, geram insatisfação e muitas vezes, o desinteresse dos profissionais pelo exercício da educação. Excelentes professores “abandonam a lousa” ou migram para as instituições particulares, na busca de melhor remuneração.
Salas de aula com cadeiras quebradas e abarrotadas de alunos. Escolas sem água filtrada e merenda escolar. É nesta realidade de muitas escolas que os alunos da rede pública buscam aprender os conteúdos contidos nos programas de ensino. É fato que, em condições tão desfavoráveis e por maior que seja o interesse do aluno, o binômio ensino/aprendizado torna-se dificultado.
Cabe ainda, observar a condição socioeconômica dos estudantes da rede pública. Advindos das camadas mais pobres da sociedade, têm, via de regra, menos acesso às publicações (livros, jornais e revistas) atualizadas, o que os colocam em desvantagem em relação às ferramentas facilitadoras da aprendizagem. Considere-se também, que muitos desses estudantes fazem o trajeto casa/escola sem ter feito uma refeição adequada, aumentando assim, a dificuldade de concentração.
Porém e, sobretudo na ultima década, o poder público vem tomando algumas medidas na tentativa de mudar o cenário do ensino. Elaboração de leis mais eficazes com o objetivo de melhorar os salários e viabilizar a qualificação dos professores. Reforma, ampliação e modernização das escolas. Instalação de bibliotecas, implantação de redes de computadores nas unidades de ensino e distribuição gratuita de merenda em toda a rede escolar.
Tais medidas, se bem aplicadas, podem (e devem), num futuro breve, apresentar resultados positivos para a educação pública do Brasil. Os resultados serão comprovados nos próximos ENEM’s.


Ver perfil do usuário

2 Re: A situação do ensino público brasileiro em Sex Nov 04, 2011 12:24 am

Mourette


Membros
A partir do final do século passado (anos 80), observou-se uma queda vertiginosa na qualidade do ensino oferecido pelas escolas públicas no Brasil. Tal fenômeno pode ser constatado na análise de desempenho apresentado no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM/2010, no qual[sem vírgula] os alunos das escolas públicas obtiveram os piores resultados, em comparação aos das escolas particulares.

Em todo o país, excetuando-se Brasília/DF, os profissionais da rede pública de ensino são mal remunerados. Os baixos salários recebidos pelos professores dificultam uma melhor (re)qualificação/atualização, geram insatisfação, e, muitas vezes, o desinteresse dos profissionais pelo exercício da educação. Excelentes professores “abandonam a lousa” ou migram para as instituições particulares, na busca de melhor remuneração.[Cara, isso é uma triste verdade. Muitos estudantes cheios de potencial ingressam em um curso de química, por exemplo, almejando um cargo de engenheiro químico, enquanto poderiam ingressar na licenciatura. Em países desenvolvidos , a profissão de professor é uma das mais bem remuneradas. Lá não tem essa de escolha de profissão por ''status'' , como existe aqui. Fugindo um pouco do raciocínio , eu adoro ensinar, dou aulas particulares há algum tempo, e se houver alguma oportunidade futura, quero ministrar aulas no ensino médio ou faculdade (obs: quero ser é medico XD)]




[A meu ver, deveria haver um conectivo iniciando esse período, relacionando estas ideias com as do período anterior ]Salas de aula com cadeiras quebradas e abarrotadas de alunos. Escolas sem água filtrada e merenda escolar. É nesta realidade de muitas escolas[eu suprimiria essa parte ] que os alunos da rede pública buscam aprender os conteúdos contidos nos programas de ensino. É fato que, em condições tão desfavoráveis e por maior que seja o interesse do aluno, o binômio ensino/aprendizado torna-se dificultado.


Cabe ainda[sem vírgula] observar a condição socioeconômica dos estudantes da rede pública. Advindos das camadas mais pobres da sociedade, têm, via de regra, menos acesso às publicações (livros, jornais e revistas) atualizadas, o que os colocam em desvantagem em relação às ferramentas facilitadoras da aprendizagem. Considere-se[Considerando-se ] também, que muitos desses estudantes fazem o trajeto casa/escola sem ter feito uma refeição adequada, aumentando , assim, a dificuldade de concentração.
Porém e, sobretudo na ultima década, o poder público vem tomando algumas medidas na tentativa de mudar o cenário do ensino ,tais quais a elaboração de leis mais eficazes, com o objetivo de melhorar os salários e viabilizar a qualificação dos professores, e a reforma, ampliação e modernização das escolas. Além disso, nota-se a expansão no númerode bibliotecas, implantação de redes de computadores nas unidades de ensino e distribuição gratuita de merenda em toda a rede escolar.
[ Atente-se em manter seu texto bem colado, usando-se ,para isso, os conectivos adequados ]



Como eu já percebi em outras redações, você escreve muito bem. Porém , retorno a falar da importância de conectivos , os quais tornam o texto muito coeso. Outra coisa, trabalhe melhor suas ideias. As vezes compensa trabalhar apenas com dois argumentos , a fim de não ''poluir '' o texto com muitas informações.

No mais , ótima redação. Um abraço!

Ver perfil do usuário

Jorge Gil


Membros
Valeu!

Ver perfil do usuário

4 Re: A situação do ensino público brasileiro em Sex Nov 04, 2011 10:07 am

Jorge Gil


Membros
ps. O qué é médico XD?

Ver perfil do usuário

Mourette


Membros
rsrs XD é apenas é apenas um emoticon , tipo =)

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum