Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Como conciliar o desenvolvimento global sem prejudicar o meio ambiente?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Consumismo X Desenvolvimento sustentável
O consumismo é a principal causa da exploração desenfreada dos recursos naturais. Para que o desenvolvimento e a sustentabilidade do planeta caminhem juntos, é preciso sermos consumidores seletivos, moderados e conscientes.
Os grandes mercados capitalistas utilizam-se dos meios de comunicação para divulgar seus produtos, despertando desejos supérfluos na população para que essa venha a consumir, muitas vezes exageradamente. Resultando assim, numa exploração interminável dos recursos naturais para atender as demandas do mercado e no enriquecimento e beneficiamentos da elite capitalista.
Para diminuirmos e com um tempo acabarmos com a exploração irresponsável dos recursos naturais, temos que consumir de acordo com as nossas necessidades, selecionando produtos das industrias que realmente se comprometem com a sustentabilidade mundial.
O desenvolvimento sustentável, portanto, pode ser alcançado pela humanidade, só depende da vontade e consciência crítica de todos, para que a cada dia possamos ter um mundo melhor.

Ver perfil do usuário

Mourette

avatar
Membros
O consumismo é a principal causa da exploração desenfreada dos recursos naturais. Para que o desenvolvimento e a sustentabilidade do planeta caminhem juntos, é preciso sermos consumidores seletivos, moderados e conscientes[Sugiro que não se insira no texto . ''preciso consumir com moderação e consciência'' ].


Os grandes mercados capitalistas utilizam-se dos meios de comunicação para divulgar seus produtos, despertando desejos supérfluos na população para que essa venha a consumir, muitas vezes exageradamente. Resultando assim[Sugiro: ''A consequência disso é a ] exploração interminável dos recursos naturais para atender as demandas do mercado , e no enriquecimento e beneficiamentos da elite capitalista.

Seria legal se , no parágrafo acima, você citasse um exemplo real , como , por exemplo, a marca de produtos de beleza dove. Essa empresa está devastando as floresta da Malásia e Indonésia para extrair o óleo extraído da palma :http://opiniaoenoticia.com.br/vida/meio-ambiente/o-outro-vazamento-de-oleo

Para diminuirmos e com um tempo acabarmos com a exploração irresponsável dos recursos naturais, temos que consumir[Voltando a repetir, prefira usar em todo o texto o verbo na 3ª pessoa do singular . Outra coisa, é um tanto utópico imaginar que a exploração irresponsável irá se acabar. O mais certo é dizer que ela irá se reduzir . Sugiro:'' A nível individual, para se mitigar a exploração irresponsável dos recursos naturais é preciso que se consuma ....] de acordo com as nossas necessidades, selecionando produtos das indústrias que realmente se comprometem com a sustentabilidade mundial.
Note que você repetiu as mesmas ideias do primeiro parágrafo , sem aumentar a complexidade do seu argumento. Poderia , então , dar exemplo de um consumo consciente , tal qual a preferência por alimentos ''in natura'' em lugar dos industrializados, além da redução de energia , ao se diminuir o tempo nos banhos...

O desenvolvimento sustentável, portanto, pode ser alcançado pela humanidade, só depende da vontade e consciência crítica de todos, para que a cada dia possamos ter um mundo melhor.
[ Você transformou a frase de efeito na conclusão . Sugiro que você junte ela com o parágrafo anterior, tornando-os , assim, apenas um parágrafo.]

Abraço

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum