Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Educação: A “arma” contra a violência.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Educação: A “arma” contra a violência. em Sex Nov 25, 2011 12:19 pm

O baixo investimento na educação pública do Brasil é o principal fator a ser resolvido, para que se diminua a desigualdade, a violência e outros problemas sociais que assolam o país em pleno século XXI.
O ensino público do Brasil é um dos mais precários do planeta. A falta de investimentos por parte dos governantes e o baixo índice de rendimento dos estudantes oriundos de escola pública em exames, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), comprovam este fato. O déficit na educação pública, explica o alto índice de violência no país, pois os estudantes saem despreparados para o mercado de trabalho e ensino superior, ambos exigentes em relação aos conteúdos recorrentes ao 1º e 2º grau do ensino escolar. Marginalizados socialmente essas pessoas recorrem a outros meios ilegais para garantir a própria “sobrevivência”, como o crime organizado.
Os altos gastos com a segurança no país, só aumenta a opressão. O governo está querendo acabar com a violência gerando mais violência e esse não é um caminho adequado para a solução do problema. Deve-se educar a sociedade e não oprimi-la, pois a opressão causa revolta e indignação. Um exemplo claro da efetividade da educação de qualidade sobre a violência, consta nos países desenvolvidos que têm um grande investimento em educação e baixos índices de violência em relação aos países subdesenvolvidos.
A tentativa de acabar com a violência no Brasil, através da opressão, não vai ratificar o problema. A solução está no desenvolvimento da educação. É simples, a solução está na origem do problema.

Ver perfil do usuário

Mourette

avatar
Membros
O baixo investimento na educação pública do Brasil é o principal fator a ser resolvido, para que se diminua a desigualdade, a violência e outros problemas sociais que assolam o país em pleno século XXI.[Damião , perceba que você já propôs a solução ao problema , o qual nem foi apresentado e discutido. A introdução deve conter uma exposição do tema e a citação do argumentos a serem trabalhados no texto ]

O ensino público do Brasil é um dos mais precários do planeta[Ao meu ver, você poderia ser menos enfático. Sugestão:''Ao se analisar o percentual do PIB (produto interno bruto) destinado à educação , constata-se que os investimentos nessa área são baixos , o que se reflete na precariedade do ensino público brasileiro'' ]. A falta de investimentos por parte dos governantes e o baixo índice de rendimento dos estudantes oriundos de escola pública em exames, como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), comprovam este fato. O déficit na educação pública, explica em partes o alto índice de violência no país, pois os estudantes saem despreparados para o mercado de trabalho e ensino superior, ambos exigentes em relação aos conteúdos recorrentes ao 1º e 2º grau do ensino escolar. Marginalizados socialmente[você poderia ter explicado como ocorre essa marginalização. ], essas pessoas recorrem a outros meios ilegais para garantir a própria “sobrevivência”, como o crime organizado.
Damião, você generalizou , ao dizer que a evasão escolar desencadeia a marginalização e a criminalidade. Há muito que desistem da escola , mas trabalham no mercado informal , ou em profissões em que se exige apenas o uso correto de uma calculadora.


Os altos gastos com a segurança no país [sem vírgula ]só aumenta a opressão[Que opressão?. Evite as passagens vagas. Outra coisa, perceba que , em todos os parágrafos até agora, você os começou sem o uso de conectivos (''por outro lado'' além disso'' ''entre essas medidas''nesse aspecto'' etc.. É importante usá-los ao se passar de um parágrafo ao outro , para que seu texto tenha unidade e esteja bem ''amarrado''. ]. O governo está querendo acabar com a violência gerando mais violência[Evite a ambiguidade em seu texto, ou então explique-as . Sujgestão :(depois de ''mais violência'')...,'' como , por exemplo, no combate ao tráfico de drogas'' ] e esse não é um caminho adequado para a solução do problema. Deve-se educar a sociedade e não oprimi-la, pois a opressão causa revolta e indignação. Um exemplo claro da efetividade da educação de qualidade sobre a violência[sem vírgula ] consta nos países desenvolvidos, os quais destinam grandes investimentos em educação . Devido a esse a aos outros motivos, os níveis de violência são baixíssimos , quando comparados aos países subdesenvolvidos.
Observe que você apresentou a solução no 3º parágrafo , enquanto ela deveria estar apenas na conclusão.


A tentativa de acabar com a violência no Brasil, através da opressão, não vai ratificar o problema. A solução está no desenvolvimento da educação. É simples, a solução está na origem do problema
Perceba que o sua conclusão ficou simples, quando comparada ao resto do texto. Não subestime a conclusão , pois ela é tão importante quanto as demais partes. Além disso , você deveria trabalhar as soluções nela. Sugiro-te que refaça o texto , para reavaliarmos. Abraços

Ver perfil do usuário

Mauro

avatar
Membros
Opa, sou novato aqui e gostei muito desse site!

Então...

não sou expert em redação mas gostaria de contribuir com algo.

Damião, li sua redação e gostaria de sugerir alguns ajustes.

Na sua introdução, tome cuidado ao dizer "O baixo investimento na educação pública do Brasil[...]" , pois se analisarmos o investimento do governo em construção de escolas, contratação de mais professores... vamos perceber que houve uma melhoria na quantidade. Por outro lado, não há investimento do governo na qualidade da educação, o que é paradoxal (!!), pois o Brasil possui uma das dez melhores economias do mundo, logo, a falta de recursos não é desculpa para o descaso de um tema tão relevante.

Espero ter contribuído =]

Abçs

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum