Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Redação sobre a FOME 5 5 1

Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Redação sobre a FOME em Sex Dez 16, 2011 12:35 pm

Mauro


Membros
A fome é um problema social que abrange muitos países, sobretudo, aqueles subdesenvolvidos. A África é a campeã no "rancking" dos famintos. Não obstante, nossa nação também apresenta milhões de familías em situações parecidas.
O Brasil, país em desenvolvimento, possui uma das dez melhores economias do mundo e, paradoxalmente, um alto índice de pobreza, que é a principal causa da fome. Além do mais, há uma elite minoritária detentora da maior parte da renda nacional, que prefere não enxergar a realidade e direciona seus interesses para o aumento de seus próprios recursos. Como consequência, intensifica-se ainda mais a desigualdade entre as classes sociais.
Contudo, ao se criar políticas públicas de combate à fome e à miséria, não se deve limitar a mitigar os efeitos de um modelo econômico concentrador. Mas sim, promover políticas estruturais , específicas e locais que ataquem o fator causador destes problemas, como a intensificação da reforma agrária, geração de emprego e renda, incentivo à agricultura familiar, entre outros.
Certamente, há uma necessidade não de se criar programas de combate à fome, pois já existem, e apenas atenuam seus efeitos devastadores. Mas, é preciso que os políticos deixem seus discursos demagógicos e passem a promover condições reais a fim de que se formem cidadãos dignos, assalariados e capazes de comprar seu próprio alimento.


Gostaria que fizessem comentários e correções. =]

Saudações

Ver perfil do usuário

2 Re: Redação sobre a FOME em Seg Dez 19, 2011 1:24 am

Dika


Membros
Oi, muito boa essa redação. Vou apenas fazer um comentário:

Leia a sua introdução novamente e perceba que ela só dá volume à sua redação. Se você ler a redação sem ela, você nem sente falta. Recomendo que tome cuidado com isso, pois você poderia ter usado essa introdução para falar logo do Brasil, e assim o 2§ não ficaria abrupto. Digo que ficou abrupto por que quando você diz nosso país, o leitor não sabe a qual você está se referindo [tirando, claro, o espaço geográfico]. E, se puder, evite usar a primeira pessoa, dê sempre preferência à terceira, já que você é o autor, o texto em si representa sua opinião.

Fique livre para discordar,
Abraços

Ver perfil do usuário

3 Re: Redação sobre a FOME em Seg Dez 19, 2011 1:27 pm

Mauro


Membros
Valeu pelo comentário.

Normalmente eu não gosto de usar a primeira pessoa num texto dissertativo, mas eu fiquei sem sinônimo para Brasil, pensei em "Terra do carnaval e do futebol", mas ficaria muito clichê. Qual seria pior, usar o "nosso país" ou um termo clichê?

santa

Ver perfil do usuário

4 Re: Redação sobre a FOME em Ter Dez 20, 2011 12:01 am

Dika


Membros
Cara, se puder, não use nenhum dos dois. Reestruture sua frase de forma que você insira sua opinião de forma original, sem cair em clichês ou afins. Por isso te disse que sua redação, em minha opinião, têm duas introduções. Quando você dá o exemplo da África, logo no início, tem-se a impressão de que o tema a ser abordado é sobre esse país, mas, então, você fala do Brasil e esquece a África no decorrer da dissertação. Entendo que a comparação seja pertinente, mas creio que ela ficaria melhor posicionada nos parágrafos mediais, e a introdução ficaria mais limpa se você desse uma sinopse do texto a ser abordado sobre a problemática da fome no Brasil.

Beleza??

Ver perfil do usuário

5 Re: Redação sobre a FOME em Ter Dez 20, 2011 12:49 am

Mauro


Membros
Dika,
gostei da dica. rs (horrível essa minha rima!)

Vlw mesmo! =]

bj

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum