Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[PRATICANDO REDAÇÃO] Tema: Lei das sacolas plásticas.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

bascuio


Membros
Boa Noite, estou treinando redação para o vestibular, então fiz esse texto dissertativo-argumentativo, corrijam e digam o que acharam!
Agradeço desde já.
OBS: Parágrafos pequenos devido a redação ter sido digitada.

Em nome da sustentabilidade.

Recentemente entrou em vigor a lei que proíbe a distribuição de sacolas plásticas em supermercados, e algumas cidades como São Paulo e Minas Gerais adotaram a essa medida a fim de preservar o meio ambiente e promover um maior índice de sustentabilidade.

As sacolas plásticas são grandes vilões do meio ambiente, tendo em vista que levam anos para desaparecer, causando assim a degradação dos ecossistemas e também contribui de forma crucial para as enchentes que ocorrem com freqüência nos grandes centros urbanos.

A população vê a lei como uma forma de preservação da natureza, e acreditam que a lei irá contribuir muito para a preservação da mesma, e acham curioso voltar a moda antiga, de cada um trazer sua sacola de casa. Em contrapartida a indústria de plástico tende a perder muito com a adoção desta lei, pois, irá ocorrer uma redução exorbitante no número de sacolas plásticas
.
É notório que essa lei não tem em hipótese alguma nenhum objetivo de prejudicar a indústria de plásticos, o foco é exclusivo para a preservação do meio ambiente em todos os aspectos. Atualmente poucos municípios aderiram a essa onda de sustentabilidade, mas é possível que gradativamente todo o país adote esta medida tornando assim o Brasil um país ecologicamente correto.

Ver perfil do usuário
Bascuio

Teu texto está bom, mas necessita de alguns ajustes, principalmente de coesão. A coesão referencial, por exemplo, deveria ser usada no segundo e terceiro parágrafos para evitar que você repetisse a expressão "sacolas plásticas". Você poderia escrever " tais sacolas" ou, simplesmente, "sacolas" e assim evitaria a repetição, entendeu?
No terceiro parágrafo você volta a cometer o erro com a palavra "lei", que na segunda ocorrência poderia ser substituída pelo pronome "ela".
São pequenos erros, mas a banca do ENEM lhe tiraria , no mínimo uns três pontos, só nessa brincadeira... portanto fique de olho na coesão.
O seu texto , como um todo, está redondinho e você escreve do modo certo, ou seja, com uma linguagem bem simples. A única coisa que faltou foi você apresentar uma solução para a indústria de plástico que ficaria sem receita caso uso das sacolas fossem realmente extinto. Eu sugeriria que o governo desse um prazo de dois anos para que a indústrias se adaptassem e assim pudessem entrar em outro ramo de fabricação. Até porque, como você sabe, sustentabilidade significa unir preservação do meio ambiente com crescimento econômico.
Continue escrevendo. Você está no caminho certo. Abraço grande.

Professor Rogerio Coelho

Ver perfil do usuário http://www.redijamelhor.blogspot.com

milene


Membros
desculpa pessoal, nao sei como colocar minha redaçao aqui mas gostaria muito da ajuda de voces, nao sei fazer uma redaçao, essa foi minha primeira

Tema: é mais fácil quebrar uma átomo do que um preconceito.

Racismo, sexismo e o preconceito social

O preconceito nada mais é do que uma opinião mal formada que infelizmente ainda existe, e que é ouvida e falada por muitos ignorantes. O racismo sexismo e o preconceito social são os mais populares.

O racismo é um preconceito com a cor da pele, "os brancos vem de uma raça humana superior".

O sexismo é a diferença de sexo, ora o sexo oposto é frágil, um exemplo: uma mulher ser militar, ora uma mudança sexual seja no comportamento ou fisicamente.

O preconceito social é a divisão de classes sociais, poder e a condições de vidas.

O que todos esse preconceitos tem em comum é que são pensamentos ou açoes negativas e hostis.


Obs: nao sei muito bem como desenvolver uma disertação. obrigada!

Ver perfil do usuário
Querida Milene,
Primeiro, vou lhe ensinar como postar aqui. Há um quadradinho na parte superior onde está escrito "new topic" (novo tópico) clique nele e comece a escrever à vontade.
Vamos a sua redação:
Em primeiro lugar, revelo-lhe que escreve muito bem, só precisando de um pouco de organização. O texto dissertativo possui três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Vou te ensinar primeiro a introdução e vou pedir que você me envie as outras partes, ok? Vamos lá:
Juntando as frases que você escreveu soltas pode-se criar uma bela introdução. Veja:

O preconceito nada mais é do que uma opinião mal formada que infelizmente ainda existe(sem vírgula aqui!) e que é ouvida e falada por muitos ignorantes. O racismo, o sexismo e o preconceito social são os mais populares. O racismo é um preconceito contra a cor da pele. O sexismo é diferença entre os sexos e o preconceito social é a divisão entre classes.


Agora Milene, você deve escrever mais quatro parágrafos. Três falando, cada um deles , de um argumento levantado ( racismo, sexismo e preconceito social) e o último deverá ser reservado à conclusão, na qual você comentará levemente o tema inicial e terminará com uma solução para o problema, dando um tom otimista às palavras.
Aguardo a sua redação. Abraço grande!

Ver perfil do usuário http://www.redijamelhor.blogspot.com

milene


Membros
obrigada! vou desenvolver e ai posto e dessa vez no lugar certo.

Ver perfil do usuário

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum