Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Preservação do planeta ou destruição humana?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Preservação do planeta ou destruição humana?
A energia nuclear é considerada por muitos cientistas como a melhor opção de matriz energética para o Brasil, por não promover o aquecimento global. Além de trazer benefícios ao campo da agricultura, medicina e das indústrias. Em contra partida está o lixo produzido por ela, o urânio, que é altamente tóxico e a dificuldade no armazenamento do mesmo, pois há sujeição a acidentes como o de Chernobyl.
Os resíduos desta fonte de energia têm sido depositados em antigas minas de sal ou em grandes piscinas com águas pesadas. E aqui encontra-se o problema: qual será o destino destes resíduos tóxicos se esta passar a ser nossa principal fonte de energia? Quantos depósitos terão de ser construídos? A possibilidade de acontecerem acidentes apenas crescerá. Não a muito tempo, catadores de papel destruíram uma cápsula com material tóxico próximo a uma usina nuclear, o que mostra os riscos aos quais a população está sujeita.
O acidente ocorrido em Goiânia com estes catadores não foi o único em território nacional. Há sim diversos benefícios, mas como deixar a população brasileira tranquilizada quando a energia nuclear já causou e continua causando diversas tragédias? O Brasil possui três usinas nucleares, mas a quantia de dinheiro gasto nestas seria suficiente para construção de não apenas três, mas cinco usinas nucleares. Até mesmo países desenvolvidos estão excluindo esta fonte de energia de suas opções.
Um dos grandes problemas para não trabalharmos mais com fontes limpas de energia como a eólica e a solar, por exemplo, é o alto custo inicial para fazer uso delas. Um trabalhador brasileiro com piso salarial médio dificilmente optaria por uma destas fontes de energias limpas, realmente limpas. O custo de um gerador solar custa em torno de quatorze a quinze mil reais.
É necessário a facilitação de crédito financeiro para utilização de matrizes energéticas limpas e seguras para a sociedade. A energia nuclear não precisa necessariamente ser excluída como opção de fonte energética, mas não deve se tornar a principal fonte por conta dos perigos que ela gera a sociedade. Não é suficiente não promover aquecimento global se estivermos destruindo uns aos outros com riscos como os causados por usinas nucleares mal projetadas.

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum