Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Redação ENEM (Escassez de água)

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Redação ENEM (Escassez de água) em Qui Set 04, 2014 1:37 pm

Isa


Membros
Tema: Escassez de água Título: Água no século XXl

(Parágrafo) Sabe-se que a água potável é um recurso cada vez mais escasso no planeta. A Terra tem quase 1,5 bilhões de quilômetros cúbicos de águas superficiais. Mas 60% desse volume estão em apenas nove países, entre eles o Brasil.
(Parágrafo) No século XX, a população do mundo aumentou três vezes, mas o consumo de água, tornou-se seis vezes maior. Parece controverso que o planeta terra, que é constituído por dois terços de água, não possa abastecer sua população, que já ultrapassou os 6 bilhões de indivíduos. Teoricamente ela não deveria faltar, o problema é que quase toda esta água encontra-se distribuída sob forma de gelo ou água salgada, o que impede seu consumo imediato pelo homem, e para dificultar, sua distribuição pela superfície do planeta é desigual.
(Parágrafo) A produção de alimentos mundial responde por 70,2% do consumo de água que vem dos mananciais, em seguida a produção industrial e logo o abastecimento humano domiciliar. De todas as atividades econômicas do mundo a que mais demanda em volume, os recursos hídricos, é a agricultura. É claro que nenhuma atividade no mundo se desenvolve sem água. No Brasil os índices não são muito diferentes e acompanham a proporção mundial. O grande problema é que nos lugares onde há grande disponibilidade de água, há uma "cultura de desperdício", onde se prega erroneamente, que a água é um bem que nunca faltará. Cada pessoa necessita de 40 litros de água por dia, mas os brasileiros consomem 200 litros e desperdiçam 40% da água tratada fornecida aos usuários. Os norte-americanos consomem mais de 500 litros. O desmatamento e a poluição dos rios tornam essa situação ainda mais séria. Em consequência quase metade dos brasileiros não tem acesso a serviços de água tratada e 96 milhões de pessoas vivem sem esgoto sanitário. A OMS (Organização Mundial de Saúde) acredita que, até o ano de 2050, cinquenta países enfrentaram crise no abastecimento.
(Parágrafo) É imprescindível que todos se conscientizem de que é necessário mudar os hábitos com relação ao uso da água. Uma das medidas cabíveis para auxiliar neste problema, são as estações de tratamento para tratar a água do mar, e deixá-la em condições de ser consumida. E é preciso  pensar em sustentabilidade para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.

Ver perfil do usuário

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum