Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Redação ENEM (Escassez de água)

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Redação ENEM (Escassez de água) Empty Redação ENEM (Escassez de água) Qui Set 04, 2014 1:37 pm

Isa


Membros

Tema: Escassez de água Título: Água no século XXl

(Parágrafo) Sabe-se que a água potável é um recurso cada vez mais escasso no planeta. A Terra tem quase 1,5 bilhões de quilômetros cúbicos de águas superficiais. Mas 60% desse volume estão em apenas nove países, entre eles o Brasil.
(Parágrafo) No século XX, a população do mundo aumentou três vezes, mas o consumo de água, tornou-se seis vezes maior. Parece controverso que o planeta terra, que é constituído por dois terços de água, não possa abastecer sua população, que já ultrapassou os 6 bilhões de indivíduos. Teoricamente ela não deveria faltar, o problema é que quase toda esta água encontra-se distribuída sob forma de gelo ou água salgada, o que impede seu consumo imediato pelo homem, e para dificultar, sua distribuição pela superfície do planeta é desigual.
(Parágrafo) A produção de alimentos mundial responde por 70,2% do consumo de água que vem dos mananciais, em seguida a produção industrial e logo o abastecimento humano domiciliar. De todas as atividades econômicas do mundo a que mais demanda em volume, os recursos hídricos, é a agricultura. É claro que nenhuma atividade no mundo se desenvolve sem água. No Brasil os índices não são muito diferentes e acompanham a proporção mundial. O grande problema é que nos lugares onde há grande disponibilidade de água, há uma "cultura de desperdício", onde se prega erroneamente, que a água é um bem que nunca faltará. Cada pessoa necessita de 40 litros de água por dia, mas os brasileiros consomem 200 litros e desperdiçam 40% da água tratada fornecida aos usuários. Os norte-americanos consomem mais de 500 litros. O desmatamento e a poluição dos rios tornam essa situação ainda mais séria. Em consequência quase metade dos brasileiros não tem acesso a serviços de água tratada e 96 milhões de pessoas vivem sem esgoto sanitário. A OMS (Organização Mundial de Saúde) acredita que, até o ano de 2050, cinquenta países enfrentaram crise no abastecimento.
(Parágrafo) É imprescindível que todos se conscientizem de que é necessário mudar os hábitos com relação ao uso da água. Uma das medidas cabíveis para auxiliar neste problema, são as estações de tratamento para tratar a água do mar, e deixá-la em condições de ser consumida. E é preciso  pensar em sustentabilidade para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos