Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Dissertação: A intolerância religiosa

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Dissertação: A intolerância religiosa Empty Dissertação: A intolerância religiosa Dom Out 09, 2011 9:28 pm

pedrorit


Membros

Ainda é comum, no mundo atual, encontrar situações de intolerância às religiões, que se tratam de escolhas pessoais.
A função da religião, do ponto de vista sociológico, é dar segurança ao homem para que esse possa permanecer na Terra sem "enlouquecer". É a religião que explica para o homem aquilo que a ciência ainda não pode explicar.
A religião é uma escolha de cada um, pois cada "cabeça" decide em que vai acreditar e cultuar.
Um problema enfrentado com relação à religião é a intolerância à escolha de cada um. A sociedade, de forma geral, não está habituada a lidar com diferenças de pensamento e atitude, causada por um pensamento antiquado e não adequado a realidade humana. Todos são diferentes, logo, o pensamento também difere. Por falta de compreensão do outro, algumas pessoas rotulam seus semelhantes pelo motivo de pertencer a uma determinada religião.
Uma forma eficiente de melhorar o aspecto da intolerância é ceder espaço à todas as manifestações de cultura e por meio de campanhas de conscientização mostrar que todos podem conviver bem e em harmonia. Apesar de ser um trabalho que requere tempo, é a única forma de alterar o ponto de vista do indivíduo acerca da sociedade.

Mourette

Mourette
Membros

Olá


Vou tentar ser o máximo detalhista, a fim de que você possa evoluir em seu próximo texto.



Primeiramente, quero sugerir que você faça este esqueminha em toda redação que fizer,sobretudo na prova do enem.




A primeira coisa que fará ao começar a fazer a redação do enem é interpretar o tema. Esqueça os textos apoio da coletânea. Apenas foque no tema! Depois, leia a coletânea e junte as ideias.


Vamos pensar que o tema de sua redação é: A intolerância religiosa nos dias de hoje


Vamos fazer o seguinte : encontrar as palavras chave do tema e fazer um brainstorm delas, ou seja, tudo que vier em sua cabeça em relação à palavra, você colocará no papel. Tudo mesmo.Até o momento, não é necessário fazer sentido. Lembre-se de partes de filme, coisas que aconteceu com você ou algum conhecido, algo que você leu ou viu na tevê que te chocou, ou até letras de música


vamos lá- Te mostrarei como eu faria . Levantei perguntas que você mesma tem que respondê-las.







intolerância religiosa

1º intolerância religiosa - A intolerância é a incapacidade de suportar as diferenças, sejam elas étnicas, culturais e religiosas, como é o caso a ser discutido. Porque ocorre? Como ocorre? Nos conflitos, há algo além de meras desavenças religiosas, como disputas pelo poder?. Qual a relação histórica entre a religião e o poder?


Tais questionamentos devem estar presentes no texto. Vamos a ele.


Ainda é comum, no mundo atual, encontrar situações de intolerância às religiões, que se tratam de escolhas pessoais.
A função da religião, do ponto de vista sociológico, é dar segurança ao homem para que esse possa permanecer na Terra sem "enlouquecer". É a religião que explica para o homem aquilo que a ciência ainda não pode explicar.

Observe essa passagem, Primeiramente , não irei discutir as ideias apresentadas. Observe o que eu vou fazer com seu texto

A função da religião, do ponto de vista sociológico, é dar segurança ao homem para que esse possa permanecer na Terra sem "enlouquecer". É a religião que explica para o homem aquilo que a ciência ainda não pode explicar. É a religião que explica para o homem [o certo seria ''ao homem '']aquilo que a ciência ainda não pode explicar.No entanto, é comum, no mundo atual, encontrar situações de intolerância às religiões, que se tratam de escolhas pessoais.


Percebeu o que eu fiz. Transformei sua passagem em um verdadeiro parágrafo de introdução , ao juntá-lo. E mais, inverti a ordem, para que a apresentação do tema (conceito de religião) viesse acima de sua tese. Atente-se a essa organização!

Veremos então os seus argumentos
A função da religião, do ponto de vista sociológico, é dar segurança ao homem para que esse possa permanecer na Terra sem "enlouquecer"
Sem entrar em discussões pessoais , creio que você subjetivou demais a função da religião. Opte por ser mais conciso e objetivo.

Sugestão :A função da religião é oferecer um conforto espiritual



A religião é uma escolha de cada um, pois cada "cabeça" decide em que vai acreditar e cultuar.
Note que você afirma algo , e logo depois o reafirma. Em vez do ''cabeça'' , sugiro ''pessoa''


A religião é uma escolha de cada um
intolerância à escolha de cada um

Evite a repetição!!



A sociedade, de forma geral, não está habituada a lidar com diferenças de pensamento e atitude, causada por um pensamento antiquado e não adequado à realidade humana. Todos são diferentes, logo, o pensamento também difere. Por falta de compreensão do outro, algumas pessoas rotulam seus semelhantes pelo motivo de pertencer a uma determinada religião.

Note que você não consegue desenvolver as ideias. Desde o primeiro parágrafo, você continua a falar das escolhas pessoais. Fica apenas na superfície da discussão. Não utiliza casos da realidade para exemplificar a intolerância.


Uma forma eficiente de melhorar o aspecto da intolerância [opte por ''mitigar a intolerância''] é ceder espaço à todas as manifestações de cultura ,e por meio de campanhas de conscientização mostrar que todos podem conviver bem e em harmonia. Apesar de ser um trabalho que requere [requer] tempo, é a única forma de alterar o ponto de vista do indivíduo acerca da sociedade.

Use conectivos para expressar o fim de seu texto, como o ''Portanto'', ''Emfim'' , entre outros.


O tema proposto permite uma brilhante análise. Você não comentou nada sobre a ''cerne'' dos conflitos religiosos: O Oriente Médio. Provavelmente você perderia pontos por não contextualizar seu texto.


Sugiro que refaça-o. Inspire em belos texto que estão sendo postados aqui no flor , e tente extrair o máximo das explicações.

Refaça-o , e poste-o no fórum para corrigirmos.

Um abraço!


Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos