Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O automóvel enquanto arma

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1O automóvel enquanto arma Empty O automóvel enquanto arma Qui Set 29, 2011 10:22 am

Setimo


Membros

O automóvel enquanto arma


Quem não conhece a estória do médico e o monstro? Nela, o Dr. Jekyll, um pacífico e afável médico, após ingerir uma poção, se transforma em Mr. Hyde, um monstro belicoso e irascível. Transformação igual é o que parece acontecer com algumas pessoas quando assumem o volante de um automóvel.

Já faz algum tempo que a psicologia detectou esse estranho fenômeno comportamental. Indivíduos que em suas vidas privadas eram tranquilos e cordiais, quando assumiam a posição de motorista, se transformavam em tiranos egoístas e agressivos. É como se o automóvel assumisse dois papéis simultâneos no inconsciente dos condutores: o de arma e de escudo. Como arma o veículo confere a quem o controla uma sensação de poder sobre os demais indivíduos. Já como escudo, ele parece ser capaz de garantir o anonimato e a proteção física de quem ocupa seu interior, gerando no motorista a crença de estar imune aos julgamentos e retaliações do mundo externo.

Vários casos recentes, noticiados pela mídia, parecem confirmar esse fenômeno. Em um deles, após um pequeno acidente entre dois carros, sem maiores consequências do que um par de faróis quebrados, um dos motoristas descarregou uma arma no outro automóvel, ferindo uma criança e matando uma mulher grávida. Em outro caso trágico, após ter seu carro fechado por outro automóvel, um homem perseguiu o motorista descuidado e o atropelou quando este desceu do veículo. Em ambos os casos os envolvidos não tinham ficha policial e eram considerados pacíficos e afáveis.

Antes de tudo, o combate a esse tipo de comportamento deve passar por campanhas informativas e educativas, que procurem deixar claro para os cidadãos seus direitos e deveres no trânsito. A punição para o comportamento violento atrás do volante também deve ser exemplar. Além disso, é preciso que se discuta a possibilidade de ampliação dos testes realizados quando se pretende tirar a habilitação de motorista, para que avaliem também a capacidade psicológica do candidato em lidar com situações de conflito no trânsito.



OBS.:

¹- Pessoalmente eu não gosto do 3º parágrafo. Acho ele apelativo e desnecessário, escrevi tentando seguir o esquema de 4 parágrafos que foi sugerido e também na tentativa de fundamentar um pouco mais a argumentação. O que vocês acham? Melhor com ele ou sem ele?

²- Por favor, se possível, avaliem e comentem a redação.

Obrigado!

2O automóvel enquanto arma Empty Re: O automóvel enquanto arma Qui Set 29, 2011 1:50 pm

Kelvin Brayan


Admin
Admin

1 - Ficou ótimo, só faltou informar a fonte;

2 - Texto bom não tem muito o que comentar não. Ao meu ver, seu texto seria digno de um 10, se tivesse informado a fonte. Por exemplo, esse caso que aconteceu no dia 20 de janeiro de 2009, etc e etc.

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

3O automóvel enquanto arma Empty Re: O automóvel enquanto arma Sex Set 30, 2011 9:00 am

Setimo


Membros

Obrigado pelos comentários, Kelvin.

Com relação às fontes, eu não citei porque não tenho certeza nem se os fatos aconteceram do jeito que eu descrevi. É claro que eu poderia dar uma pesquisada na parte policial de algum jornal ou no google que teriam inúmeros casos semelhantes prontos para serem citados, mas na prova eu não vou ter acesso a essa pesquisa. E, como estou tentando treinar para o vestibular, tento recriar as condições que vou encontrar na prova.
Acontece muito, quando estou escrevendo, de me lembrar de já ter lido alguma coisa que corrobora o que eu estou tentando expor mas não me lembrar de muitos outros detalhes como fontes, locais ou datas. Então, nesse caso, o que seria o ideal a fazer? Será que inventar algumas fontes ou atribuir os dados a algum instituto, mesmo que não tenha certeza sobre a informação, seria aceitável?

4O automóvel enquanto arma Empty Re: O automóvel enquanto arma Sex Set 30, 2011 9:17 am

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Cuidado! Eu já pensei, muitas vezes, em fazer a mesma coisa que você. Observe os seguintes exemplos:

Acredita-se que, em 2050, a expectativa de vida de um brasileiro será equivalente a de um japonês, que, atualmente, é a maior expectativa de vida do mundo, segundo os dados da Organização Mundial de Saúde - OMS.

Um dos indicadores econômicos de um país é a quantidade de transações comerciais. Nota-se que os países de livre-comércio apresentam melhor desenvolvimento econômico do que aqueles que utilizam de protecionismos. Por exemplo, em qualquer análise comercial, a Coreia do Sul apresenta maior progresso financeiro do que a Índia, país que emprega muitos protecionismos.

Pesquisas do IBGE preveem que a população brasileira irá se estagnar a partir de 2040, isto é, a taxa de natalidade se equipará à taxa de mortalidade.

Qual(is) desses três trechos citados apresentam dados estatísticos e/ou informativos enganosos?

Responda e eu, em breve, lhe responderei, ensinando-lhe algo interessante que aprendi em redações!

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

5O automóvel enquanto arma Empty Re: O automóvel enquanto arma Sex Set 30, 2011 10:28 am

Setimo


Membros

Sinceramente não sei qual dado é correto ou enganoso. Mas, partindo do senso comum diria que:

1- A espectativa de vida brasileira - com o sistema de saúde pública que dispomos - se igualar à japonesa é uma previsão muito, muito otimista da OMS. Acho que essa é falsa.

2- Nessa afirmação, o trecho "em qualquer análise comercial, a Coreia do Sul apresenta maior progresso financeiro do que a Índia" também me parece um pouco exagerado, mesmo porque a Índia tem uma população dezenas de vezes maior do que a da Coréia do Sul. Pelo menos o comércio interno deve ser maior na India. Falsa também.

3- A taxa de natalidade tem caído há décadas no Brasil. Essa me parece perfeitamente plausível. Verdadeira.

6O automóvel enquanto arma Empty Re: O automóvel enquanto arma Sex Set 30, 2011 12:37 pm

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Setimo escreveu:Sinceramente não sei qual dado é correto ou enganoso. Mas, partindo do senso comum diria que:

1- A espectativa de vida brasileira - com o sistema de saúde pública que dispomos - se igualar à japonesa é uma previsão muito, muito otimista da OMS. Acho que essa é falsa.

2- Nessa afirmação, o trecho "em qualquer análise comercial, a Coreia do Sul apresenta maior progresso financeiro do que a Índia" também me parece um pouco exagerado, mesmo porque a Índia tem uma população dezenas de vezes maior do que a da Coréia do Sul. Pelo menos o comércio interno deve ser maior na India. Falsa também.

3- A taxa de natalidade tem caído há décadas no Brasil. Essa me parece perfeitamente plausível. Verdadeira.

Então, a 1 e 2 são verdadeiras, somente a 3 é falsa. Eu mesmo montei a 3, a fim de lhe mostrar que é possível fornecer dados enganosos. Por isso, os examinadores da redação do ENEM passam ,cerca de 2 meses, estudando em Brasília só para corrigir e examinar as provas do ENEM.

Portanto, é necessário ter um grande cuidado com o que você vai dizer. Veja:

1) a OMS utilizou dados estatísticos do IBGE. Afinal, o mundo é muito grande para a OMS sair aí fazendo pesquisas de maneira independente. Por isso, ela conta com o apoio de vários institutos.
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI3356955-EI306,00-Expectativa+de+vida+sera+de+anos+em.html

Esse pequeno desvio da esperança de vida entre o Brasil de 2050 e o Japão atual se dá pela proporção de homens e mulheres. Incrivelmente, em todas as culturas e lugares, as mulheres, geralmente, vivem mais do que os homens!
É dessa maneira que camuflamos o IDH do país também, kkk. O IBGE sai perguntando sobre a escolaridade do pessoal na sua casa, aí você fala a meus pais tem 2º grau completo. Só que há muitos que tiram seu diplominha de 2º grau só fazendo uma simples provinha, entende? Afinal, é difícil sair pesquisando por aí. Eu digo isso porque já fui entrevistado pelo IBGE e por um instituto de pesquisas políticas.

2) Um dos indicadores econômicos de um país é a quantidade de transações comerciais. Nota-se que os países de livre-comércio apresentam melhor desenvolvimento econômico do que aqueles que utilizam de protecionismos. Por exemplo, em qualquer análise comercial, a Coreia do Sul apresenta maior progresso financeiro do que a Índia, país que emprega muitos protecionismos.

Observe que eu me referi a protecionismos, que são utilizados para não desfavorecer a produção nacional de um país. Segundo a OMC e Le Monde Diplomatic, essa assertiva é verdadeira. Procure depois no Google: participação dos países no comércio mundial, os últimos dados são de 2006. Mas, ainda são muito válidos. Veja que a Coreia do Sul tem uma participação de 2,6 % no comércio mundial, enquanto a Índia possui 1,2. Já o Brasil apresenta apenas 1%, isso porque você sabe sobre a tributação em nosso país não é?

3) Essa eu inventei kkkk. Sinceramente, alguma hora o crescimento vegetativo vai ficar com índices abaixo de zero no Brasil, mas eu não sei quando, aí eu chutei kkk

Mostrei para você que dá para fazer isso, mas você deve ser bem cauteloso, porque a bancada do ENEM num vai deixar passar qualquer coisas não! Ou... ao menos não deveria.

Falou!

Very Happy

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos