Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Título: Diferente é não ser diferente. (direitos homossexuais e homofobia)

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

renanmcosta


Membros

Título: Diferente é não ser diferente.

Os Homossexuais , este ano, deram um passo importante na luta pela igualdade de direitos, no entanto, ainda há muito a ser feito. No Brasil, a influência histórica da religião na sociedade dificulta e retarda as decisões no congresso, mesmo após a separação da igreja e estado, com a chegada da república. A lentidão no processo alimenta a impunidade e abre as portas para a violência contra os homossexuais.
Os casais gays, finalmente, podem manter uma união estável com os mesmos direitos dos casais heterossexuais. A decisão do STJ ( Supremo Tribunal Federal) de reconhecer a união é resultado da intensa mobilização dos grupos de casais de mesmo sexo que lutam pela ampliação dos seus direitos em uma sociedade patriarcal e religiosa. Agora, os homossexuais têm direito a pensão alimentícia, em caso de separação, direito à adoção e a previdência, em caso de morte.
Porém, nem tudo está resolvido. Assim como os negros e nordestinos, os homossexuais sofrem com a violência e humilhação praticada por grupos radicais, principalmente das regiões Sul e Sudeste, que querem banir as relações homoafetivas da sociedade. Tais atitudes são fruto da ignorância e devem ser duramente combatidas pelas autoridades para garantir a igualdade de todos, defendida pela constituição de 1988 .
A diversidade , seja ela cultural, étnica , cultural, religiosa ou sexual só enriquece uma nação e deve ser preservada. O problema é que o mundo globalizado tenta uniformizar a cultura, lançando nos meios de comunicação artifícios para alienar a população. Por isso, é necessário ser crítico com o modelo de vida imposto por esses meios ,para poder preservar o direito de ser “diferente”.

renanmcosta


Membros

Relevem o cultural x2, Razz

evair

evair
Membros

renanmcosta escreveu:Título: Diferente é não ser diferente.

Os Homossexuais , este ano, deram um passo importante na luta pela igualdade de direitos que passo foi esse? seria bom que você mencione que foi a legalização da união homoafetiva, pois isso pode ser uma ligação entre a introdução e o parágrafo 2 no qual irá desenvolver essa ideia, no entanto, ainda há muito a ser feito. No Brasil, a influência histórica da religião na sociedade dificulta e retarda as decisões no congresso, mesmo após a separação da igreja e estado, com a chegada da república . A lentidão no processo que processo? use pronomes para retomar ideias, mas pelo o que entendi é a lentidão nas decisões que igualam os direitos dos homossexuais com os heterossexuais, deixa mais claro alimenta a impunidade e abre as portas para a violência contra os homossexuais. Essa é tua tese: a lentidão na equiparação dos direitos x impunidade x violência contra os gays, ela foi pouco trabalhada na argumentação.

Os casais gays, finalmente, podem manter uma união estável com os mesmos direitos dos casais heterossexuais. A decisão do STJ ( Supremo Tribunal Federal) de reconhecer a união é resultado da intensa mobilização dos grupos de casais de mesmo sexo que lutam pela ampliação dos seus direitos em uma sociedade patriarcal e religiosa. Agora, os homossexuais têm direito a pensão alimentícia, em caso de separação, direito à adoção e a previdência, em caso de morte. - Acho que esse parágrafo ficou muito expositivo, talvez, se você reorganizar ele de maneira que fique mais nessa sequência: A luta pelos direitos dos casais gays ---> dificultada por uma sociedade patriarcal e religiosa --> prova disso: a grande polêmica (ou até mesmo a demora, visto que foram anos de batalha) na legalização da união dos casais de mesmo sexo. Acredito que dessa forma, a argumentação ganha força além de retomar a ideia central da sua tese. Isso contribui para a ligação com o próximo parágrafo também

Porém, nem tudo está resolvido. Assim como os negros e nordestinos, os homossexuais sofrem com a violência e humilhação praticada por grupos radicais, principalmente das regiões Sul e Sudeste Na verdade a violência contra os gays é mais comum no Nordeste, segundo o deputado Jean Wyllys, onde vigora mais forte o sexismo, machismo e a homofobia que querem banir as relações homoafetivas da sociedade A questão central aqui não é banir as relações, mas a intolerância às relações que esses grupos possuem. Nesse parágrafo você poderia ter o ápice da sua argumentação, como? Ora, apresentando o argumento da PLC122 ( projeto de Lei contra a homofobia que está em guerra com a bancada evangélica no congresso), acessa o site www . plc122. com.br e se informe certinho. Tais atitudes são fruto da ignorância e devem ser duramente combatidas pelas autoridades para garantir a igualdade de todos, defendida pela constituição de 1988 . - Esse último período levaria para a conclusão
A diversidade , seja ela cultural, étnica , cultural, religiosa ou sexual só enriquece uma nação e deve ser preservada. O problema é que o mundo globalizado tenta uniformizar a cultura, lançando nos meios de comunicação artifícios para alienar a população - esse é seu parágrafo de conclusão, portanto, não deve conter argumentação, e sim, o arremate dos outros parágrafos. Você colocou uma situação nova aqui: a mídia contribui para a homofobia, só que isso não está desenvolvido no seu texto, então, ou você acrescenta essa ideia em algum parágrafo anterior ou suprime isso da conclusão Wink. Por isso, é necessário ser crítico com o modelo de vida imposto por esses meios ,para poder preservar o direito de ser “diferente”.

Só uma última observação cuidado com o título, tenta relacioná-lo mais com a tese ou expressar o tema, pois chama o leitor para o assunto a ser tratado. O seu está um pouco confuso, belezinha?

Não sou especilista, mas tomo como paramêtro os "eixos cognitivos" do enem são eles:
CI - fazer uso da norma culta da língua, dominar pontuação, escrever de maneira clara e precisa sem usar rebuscamento, a boa construção de períodos, coesão, coerência.
CII - construir e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, esse quesito avalia o alcance dos conhecimentos gerais, que você agregou durante sua vida escolar.
CIII - selecionar, organizar, interpretar dados e informações, seria o desenvolvimento do tema e sua interpretação em variados níveis.
CIV - construir argumentação relacionar informações de maneira a tê-los de maneira consistente. Envolve a construção de toda a redação, se você está defendendo seu ponto de vista embasado em um bom repertório.
CV - elaborar proposta, é a compreensão, por parte do estudante, de que todos os conceitos apreendidos na escola devem ser utilizados e estar vinculados a práticas humanistas que promovem transformações benéficas à sociedade.

CI - 2,0
CII - 1,5 - algumas informações equivocadas, e uma certa superficialidade - agregando a PLC-122 enriqueceria muito
CIII - 2,0
CIV - 1,0 - um parágrafo muito expositivo, argumentação deslocada para conclusão, argumentos tangenciados em relação à tese.
CV - 1,0 - conclusão inificiente no que se refere ao problema central> igualdade de direitos para diminuir a violência e a impunidade. Você solucionou o problema da mídiaxhomofobia

.: 7,5/ 10

renanmcosta


Membros

Obrigado pela correção! tentarei melhorar nas próximas redações.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos