Favor analisar e dar nota.
Grato
A situação do ensino público brasileiro
Por que a rede pública de ensino está tão ruim?
A partir do final do século passado (anos 80), observou-se uma queda vertiginosa na qualidade do ensino oferecido pelas escolas públicas no Brasil. Tal fenômeno pode ser constatado na análise de desempenho apresentado no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM/2010, no qual, os alunos das escolas públicas obtiveram os piores resultados, em comparação aos das escolas particulares.
Atualmente, na tentativa de explicar a má qualidade do ensino (principalmente o fundamental e médio) e, consequentemente o baixo rendimento de seus alunos, três importantes fatores devem ser considerados; a saber: os salários dos professores, o estado físico das unidades de ensino e as condições socioeconômicas dos estudantes.
Em todo o país, excetuando-se Brasília/DF, os profissionais da rede pública de ensino são mal remunerados. Os baixos salários recebidos pelos professores dificultam uma melhor (re)qualificação/atualização, geram insatisfação e muitas vezes, o desinteresse dos profissionais pelo exercício da educação. Excelentes professores “abandonam a lousa” ou migram para as instituições particulares, na busca de melhor remuneração.
Salas de aula com cadeiras quebradas e abarrotadas de alunos. Escolas sem água filtrada e merenda escolar. É nesta realidade de muitas escolas que os alunos da rede pública buscam aprender os conteúdos contidos nos programas de ensino. É fato que, em condições tão desfavoráveis e por maior que seja o interesse do aluno, o binômio ensino/aprendizado torna-se dificultado.
Cabe ainda, observar a condição socioeconômica dos estudantes da rede pública. Advindos das camadas mais pobres da sociedade, têm, via de regra, menos acesso às publicações (livros, jornais e revistas) atualizadas, o que os colocam em desvantagem em relação às ferramentas facilitadoras da aprendizagem. Considere-se também, que muitos desses estudantes fazem o trajeto casa/escola sem ter feito uma refeição adequada, aumentando assim, a dificuldade de concentração.
Porém e, sobretudo na ultima década, o poder público vem tomando algumas medidas na tentativa de mudar o cenário do ensino. Elaboração de leis mais eficazes com o objetivo de melhorar os salários e viabilizar a qualificação dos professores. Reforma, ampliação e modernização das escolas. Instalação de bibliotecas, implantação de redes de computadores nas unidades de ensino e distribuição gratuita de merenda em toda a rede escolar.
Tais medidas, se bem aplicadas, podem (e devem), num futuro breve, apresentar resultados positivos para a educação pública do Brasil. Os resultados serão comprovados nos próximos ENEM’s.
Grato
A situação do ensino público brasileiro
Por que a rede pública de ensino está tão ruim?
A partir do final do século passado (anos 80), observou-se uma queda vertiginosa na qualidade do ensino oferecido pelas escolas públicas no Brasil. Tal fenômeno pode ser constatado na análise de desempenho apresentado no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM/2010, no qual, os alunos das escolas públicas obtiveram os piores resultados, em comparação aos das escolas particulares.
Atualmente, na tentativa de explicar a má qualidade do ensino (principalmente o fundamental e médio) e, consequentemente o baixo rendimento de seus alunos, três importantes fatores devem ser considerados; a saber: os salários dos professores, o estado físico das unidades de ensino e as condições socioeconômicas dos estudantes.
Em todo o país, excetuando-se Brasília/DF, os profissionais da rede pública de ensino são mal remunerados. Os baixos salários recebidos pelos professores dificultam uma melhor (re)qualificação/atualização, geram insatisfação e muitas vezes, o desinteresse dos profissionais pelo exercício da educação. Excelentes professores “abandonam a lousa” ou migram para as instituições particulares, na busca de melhor remuneração.
Salas de aula com cadeiras quebradas e abarrotadas de alunos. Escolas sem água filtrada e merenda escolar. É nesta realidade de muitas escolas que os alunos da rede pública buscam aprender os conteúdos contidos nos programas de ensino. É fato que, em condições tão desfavoráveis e por maior que seja o interesse do aluno, o binômio ensino/aprendizado torna-se dificultado.
Cabe ainda, observar a condição socioeconômica dos estudantes da rede pública. Advindos das camadas mais pobres da sociedade, têm, via de regra, menos acesso às publicações (livros, jornais e revistas) atualizadas, o que os colocam em desvantagem em relação às ferramentas facilitadoras da aprendizagem. Considere-se também, que muitos desses estudantes fazem o trajeto casa/escola sem ter feito uma refeição adequada, aumentando assim, a dificuldade de concentração.
Porém e, sobretudo na ultima década, o poder público vem tomando algumas medidas na tentativa de mudar o cenário do ensino. Elaboração de leis mais eficazes com o objetivo de melhorar os salários e viabilizar a qualificação dos professores. Reforma, ampliação e modernização das escolas. Instalação de bibliotecas, implantação de redes de computadores nas unidades de ensino e distribuição gratuita de merenda em toda a rede escolar.
Tais medidas, se bem aplicadas, podem (e devem), num futuro breve, apresentar resultados positivos para a educação pública do Brasil. Os resultados serão comprovados nos próximos ENEM’s.