Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

A situação do ensino público brasileiro

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Jorge Gil


Membros

Favor analisar e dar nota.
Grato




A situação do ensino público brasileiro


Por que a rede pública de ensino está tão ruim?
A partir do final do século passado (anos 80), observou-se uma queda vertiginosa na qualidade do ensino oferecido pelas escolas públicas no Brasil. Tal fenômeno pode ser constatado na análise de desempenho apresentado no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM/2010, no qual, os alunos das escolas públicas obtiveram os piores resultados, em comparação aos das escolas particulares.
Atualmente, na tentativa de explicar a má qualidade do ensino (principalmente o fundamental e médio) e, consequentemente o baixo rendimento de seus alunos, três importantes fatores devem ser considerados; a saber: os salários dos professores, o estado físico das unidades de ensino e as condições socioeconômicas dos estudantes.
Em todo o país, excetuando-se Brasília/DF, os profissionais da rede pública de ensino são mal remunerados. Os baixos salários recebidos pelos professores dificultam uma melhor (re)qualificação/atualização, geram insatisfação e muitas vezes, o desinteresse dos profissionais pelo exercício da educação. Excelentes professores “abandonam a lousa” ou migram para as instituições particulares, na busca de melhor remuneração.
Salas de aula com cadeiras quebradas e abarrotadas de alunos. Escolas sem água filtrada e merenda escolar. É nesta realidade de muitas escolas que os alunos da rede pública buscam aprender os conteúdos contidos nos programas de ensino. É fato que, em condições tão desfavoráveis e por maior que seja o interesse do aluno, o binômio ensino/aprendizado torna-se dificultado.
Cabe ainda, observar a condição socioeconômica dos estudantes da rede pública. Advindos das camadas mais pobres da sociedade, têm, via de regra, menos acesso às publicações (livros, jornais e revistas) atualizadas, o que os colocam em desvantagem em relação às ferramentas facilitadoras da aprendizagem. Considere-se também, que muitos desses estudantes fazem o trajeto casa/escola sem ter feito uma refeição adequada, aumentando assim, a dificuldade de concentração.
Porém e, sobretudo na ultima década, o poder público vem tomando algumas medidas na tentativa de mudar o cenário do ensino. Elaboração de leis mais eficazes com o objetivo de melhorar os salários e viabilizar a qualificação dos professores. Reforma, ampliação e modernização das escolas. Instalação de bibliotecas, implantação de redes de computadores nas unidades de ensino e distribuição gratuita de merenda em toda a rede escolar.
Tais medidas, se bem aplicadas, podem (e devem), num futuro breve, apresentar resultados positivos para a educação pública do Brasil. Os resultados serão comprovados nos próximos ENEM’s.


Mourette

Mourette
Membros

A partir do final do século passado (anos 80), observou-se uma queda vertiginosa na qualidade do ensino oferecido pelas escolas públicas no Brasil. Tal fenômeno pode ser constatado na análise de desempenho apresentado no Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM/2010, no qual[sem vírgula] os alunos das escolas públicas obtiveram os piores resultados, em comparação aos das escolas particulares.

Em todo o país, excetuando-se Brasília/DF, os profissionais da rede pública de ensino são mal remunerados. Os baixos salários recebidos pelos professores dificultam uma melhor (re)qualificação/atualização, geram insatisfação, e, muitas vezes, o desinteresse dos profissionais pelo exercício da educação. Excelentes professores “abandonam a lousa” ou migram para as instituições particulares, na busca de melhor remuneração.[Cara, isso é uma triste verdade. Muitos estudantes cheios de potencial ingressam em um curso de química, por exemplo, almejando um cargo de engenheiro químico, enquanto poderiam ingressar na licenciatura. Em países desenvolvidos , a profissão de professor é uma das mais bem remuneradas. Lá não tem essa de escolha de profissão por ''status'' , como existe aqui. Fugindo um pouco do raciocínio , eu adoro ensinar, dou aulas particulares há algum tempo, e se houver alguma oportunidade futura, quero ministrar aulas no ensino médio ou faculdade (obs: quero ser é medico XD)]




[A meu ver, deveria haver um conectivo iniciando esse período, relacionando estas ideias com as do período anterior ]Salas de aula com cadeiras quebradas e abarrotadas de alunos. Escolas sem água filtrada e merenda escolar. É nesta realidade de muitas escolas[eu suprimiria essa parte ] que os alunos da rede pública buscam aprender os conteúdos contidos nos programas de ensino. É fato que, em condições tão desfavoráveis e por maior que seja o interesse do aluno, o binômio ensino/aprendizado torna-se dificultado.


Cabe ainda[sem vírgula] observar a condição socioeconômica dos estudantes da rede pública. Advindos das camadas mais pobres da sociedade, têm, via de regra, menos acesso às publicações (livros, jornais e revistas) atualizadas, o que os colocam em desvantagem em relação às ferramentas facilitadoras da aprendizagem. Considere-se[Considerando-se ] também, que muitos desses estudantes fazem o trajeto casa/escola sem ter feito uma refeição adequada, aumentando , assim, a dificuldade de concentração.
Porém e, sobretudo na ultima década, o poder público vem tomando algumas medidas na tentativa de mudar o cenário do ensino ,tais quais a elaboração de leis mais eficazes, com o objetivo de melhorar os salários e viabilizar a qualificação dos professores, e a reforma, ampliação e modernização das escolas. Além disso, nota-se a expansão no númerode bibliotecas, implantação de redes de computadores nas unidades de ensino e distribuição gratuita de merenda em toda a rede escolar.
[ Atente-se em manter seu texto bem colado, usando-se ,para isso, os conectivos adequados ]



Como eu já percebi em outras redações, você escreve muito bem. Porém , retorno a falar da importância de conectivos , os quais tornam o texto muito coeso. Outra coisa, trabalhe melhor suas ideias. As vezes compensa trabalhar apenas com dois argumentos , a fim de não ''poluir '' o texto com muitas informações.

No mais , ótima redação. Um abraço!

Jorge Gil


Membros

Valeu!

Jorge Gil


Membros

ps. O qué é médico XD?

Mourette

Mourette
Membros

rsrs XD é apenas é apenas um emoticon , tipo =)

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos