Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Dicas de Interpretação, pls.

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Dicas de Interpretação, pls. Empty Dicas de Interpretação, pls. Ter Ago 02, 2011 6:25 pm

Kayky


Membros

Olá,

Bom, tenho uma certa dificultade na parte de português, principalmente dos grandes vestibulares, como FUVEST <~~~~~~~~~~~~~~~
Qria algumas dicas de vcês q são mais experientes, como faço para ir bem?

Obrigado.

2Dicas de Interpretação, pls. Empty Re: Dicas de Interpretação, pls. Ter Ago 02, 2011 7:25 pm

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Olá, Kayki!

Algumas dicas preciosas:

* Sempre que desconhecer alguma palavra, procure seu significado no dicionário e tente relacioná-la a outra palavra que conheça. Por exemplo, a palavra vulgar, sem olhar no dicionário, eu posso afirmar que ela possui estes significados: comum, trivial e banal. Ilustrando minha maneira de pensar, eu que possuo uma memória mais visual, penso assim: vulgar = banal = trivial = comum.;

* Saber mais sobre Gramática ajuda bastante!;

* LEIA diferentes tipos de textos: histórias, panfletos, artigos, dissertações, cartas, etc. Assim, você saberá que dependendo do tipo de texto, cada um deles tem um propósito específico. Por exemplo: um artigo científico que é um tipo de texto mais técnico, geralmente, fala sobre assuntos específicos, mas, que possuem o intento de expor uma concepção ou novidade no âmbito da Ciência;

* Saiba distinguir DENOTAÇÃO E CONOTAÇÃO;

* Numa interpretação de texto, MARQUE e SUBLINHE os trechos mais importantes. Por exemplo:

Karter era um homem nobre, cujas vestimentas iam do traje fino até o manto mais digno de um aristocrata. Ele carregava junto consigo uma espada, mas não uma arma qualquer, pois aquilo era uma Claymore banhada num sangue de dragão. Sua armadura era feita e adornada de belíssimos anéis semelhantes ao ouro branco. Além disso, Karter era belo, o que parecia fazê-lo um homem digno do trono real de Novgord.
Certo dia, Karter partiu em uma viagem rumo a Novgord, levando todo seus armamentos e proteções carregados pelo seu fiel pajem. Mal sabia ele que sua amada Lilith o havia traído e vendido sua integridade por algumas míseras moedas de ouro.

Eu criei essa "historinha" (um trecho mais descritivo do que narrativo não é? Mas, lembre-se que há confluência de gêneros textuais) para lhe mostrar algumas coisas:

Mas, antes de entender o que é mais importante ou não, só treinando, sabe o significado de aristocrata? Se não, porque não olhar no dicionário?

Pensando bem, vou deixar você mesmo marcar o que acha mais importante!!!

1 - Sabe o que é uma Claymore? Não precisaria saber, segundo essa breve história, não é o tipo da arma branca que a faz especial, mas, sim, que ela foi banhada num sangue de dragão.
Por que estou lhe dizendo isso? Porque muitas palavras aparecerão num texto, aí você fica devaneando, pensando assim: Nossa! Que droga! Não sei o significado disso, então, você estressa e perde atenção na leitura.

2 - Enquanto lê algo, tente imaginar o que o texto quer lhe transmitir. Nisso você descobre um prazer diferente na leitura.

3 - Leia o texto, se preciso, duas vezes. A primeira leitura deve ser feita de maneira ligeira, a fim de ter uma vaga ideia sobre o que será exposto no texto. Já quanto a segunda leitura seja atencioso e criterioso.

Cara, há muitas dicas, mas, cabe a você reconhecê-las e a formular suas próprias dicas, isso depende de autoconhecimento. Então, descubra-se kkkk.

Porém, aí estão algumas dicas, espero tê-lo ajudado.

Smile



Última edição por Kelvin Brayan em Qua Ago 03, 2011 3:22 pm, editado 2 vez(es)

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

3Dicas de Interpretação, pls. Empty Re: Dicas de Interpretação, pls. Ter Ago 02, 2011 7:36 pm

Kayky


Membros

Kelvin, obrigado pelas suas dicas, é verdade o q você disse, ajudou bastante. Vou seguir sua dica.

4Dicas de Interpretação, pls. Empty Re: Dicas de Interpretação, pls. Dom Out 02, 2011 2:01 pm

Nadir


Membros

Olá ,acrescentando algo ás dicas do Kelvin, eu estou assistindo os vídeos de interpretação de textos de uma professora no Youtube,achei que ela explica muito bem ,estou conseguindo ir melhor nas interpretações por causa dela.
Como naõ consegui deixar o link dos videos,vc pode procurar no youtube por : Português interpretação de textos-Danielle Barros.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos