Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Sustentabilidade

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Sustentabilidade Empty Sustentabilidade Sex Ago 05, 2011 10:18 pm

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Sustentabilidade: Como promover o crescimento econômico e preservar o meio ambiente?


[Sem título]

O homem, desde seu surgimento, sempre procurou dominar o meio em que vive, e, através das invenções buscou melhorar sua qualidade de vida. Esse processo não se deu de forma gradual, sendo que a partir da Revolução Industrial, em meados do século XVIII, é que se observou um desenvolvimento vertiginoso da produção científica. A partir desse período, muitas coisas foram descobertas e inventadas, trazendo uma infinidade de facilidades para a vida do ser humano, mas também uma série de impactos, principalmente, ao meio ambiente.

Com a hegemonia do capitalismo nas últimas décadas, esse processo se acelerou, fazendo do consumismo, produto do “American way of life”, um sério agravante dos problemas ambientais. Partindo da premissa de que quanto mais o mundo consome, mais é preciso explorar os recursos naturais, levantam-se muitos questionamentos sobre o futuro do planeta.

É nesse contexto que surge a sustentabilidade, que põe em um mesmo plano crescimento econômico e preservação do meio ambiente. Diante disso, vários acordos multilaterais vêm sendo firmados com o objetivo e diminuir os impactos causados ao planeta. Apesar de esforços como o ECO-92, Protocolo de Kyoto e as conferências anuais de sobre alterações climáticas da ONU (Organização das Nações Unidas), os resultados são insatisfatórios, sobretudo porque as principais potências mundiais resistem em firmar metas em detrimento de seu crescimento econômico.

É certo que essas questões devem ser resolvidas com a cooperação de todas as partes a fim de preservar o que ainda se tem de biodiversidade. Hoje, a população já dispõe de uma série de medidas que minimizam o impacto ao meio ambiente como a reciclagem, manejo florestal e as fontes alternativas de energia como a eólica, solar, de biomassa, entre outras. Além disso, um grande aliado pode estar na mesma ciência que contribuiu para esses impactos. Investir-se em pesquisas científicas e inovações tecnológicas que busquem o reparo e a preservação da natureza, pode ser uma excelente ajuda para se crescer e garantir o futuro das próximas gerações.

2Sustentabilidade Empty Re: Sustentabilidade Sex Ago 05, 2011 10:28 pm

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

essa acabou de sair do forno. Very Happy

3Sustentabilidade Empty Re: Sustentabilidade Sáb Ago 06, 2011 1:43 pm

Tiago Reis

Tiago Reis
Admin
Admin

...trazendo uma infinidade de facilidades para a vida do ser humano, mas também uma série de impactos, principalmente, ao meio ambiente.

Penso que poderia substituir um dos termos, pois ficou meio que repetitivo em termos de sons consonantais.

Há um nome para isso, não me lembro qual. Se alguém souber diga aí para complementar.

Na questão das idéias, gostei bastante, pois se utilizou de argumentos históricos e político-econômicos, tais como a Revolução Industrial e "American way of life", um tipo de símbolo do capitalismo financeiro.

As grandes potências só irão adotar uma postura positiva quanto a sustentabilidade, no dia que a ciência proporcionar alternativas que ofereçam as duas coisas de modo satisfatório, preservação e crescimento econômico (mas no sentido de se obter ainda mais crescimento), pois todas a nações desejam ainda manter o poderio e influência sobre os outros países.

Abraços.

https://flordolacio.forumeiros.com

4Sustentabilidade Empty Re: Sustentabilidade Sáb Ago 06, 2011 3:44 pm

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Se não me engano chama-se colisão. Confesso que facilidades não era o termo que realmente queria usar. No rascunho havia colocado melhorias, mas não me agradou. E, como não queria usar mais que uma hora pra fazer essa redação, resolvi deixar essa mesmo. Quanto menos tempo se usar pra fazer a redação, mais sobra mais pra parte objetiva. Estava perdendo muito tempo procurando um termo conveniente.

Valeu pela observação Very Happy

5Sustentabilidade Empty Re: Sustentabilidade Sáb Ago 06, 2011 4:25 pm

Tiago Reis

Tiago Reis
Admin
Admin

Humn. Eu lembro que minha professora dizia um outro nome para isso. Depois vou ver se lembro.

Ah, eu o coloquei como moderador afim de nos ajudar também. À pedido do Kelvin. Concordei, pois você é um usuário que aparenta ter grande potencial para a Língua Portuguesa, além de estar sendo participativo no fórum.

Poderia mudar o trecho para:

...trazendo inúmeras possibilidades de melhoria na vida dos seres humanos, mas também uma série de impactos, principalmente, ao meio ambiente.

Não sei se vai concordar comigo, mas vale a sugestão, pois esse tipo de "colisão", que você chama, pode ter grande importância na hora da avaliação de seu texto, principalmente no Enem.

Abraços.

https://flordolacio.forumeiros.com

6Sustentabilidade Empty Re: Sustentabilidade Sáb Ago 06, 2011 8:48 pm

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Reavaliando, creio que se tratra de assonância, pois o que se repete é uma vogal (i)
...
Agradeço o convite e espero contribuir para o bom funcionamento da comunidade.

flw

7Sustentabilidade Empty Re: Sustentabilidade Dom Ago 07, 2011 7:30 pm

Mourette

Mourette
Membros

Gostei muito do teu texto . Expôs bem as ideias , de modo simples e objetivo.


Quero te chamar atenção à minha sugestão. Minha opinião é que seu texto ficaria melhor se juntasse o primeiro e o segundo parágrafo em um só, o parágrafo introdutório. Assim , você mostraria ao corretor o seu posicionamento diante do tema já na primeiro parágrafo. Claro, você adaptaria-o , diminuindo-o
Naturalmente, haveria mais um parágrafo, o quer iria enriquecer sua argumentação.

Apesar deste detalhe , nota 8

8Sustentabilidade Empty Re: Sustentabilidade Qua Ago 10, 2011 5:55 pm

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Valeu pela sugestão mourette

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos