Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

A corrupção na política brasileira empobrece o país e acentua as desigualdades sociais

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Toledo


Membros

TEMA E INSTRUÇÕES: “A sociedade não é vítima, mas autora. Somos responsáveis pelos políticos em geral, pelos homens públicos que aí estão”. Marco Aurélio de Mello, Presidente do Tribunal Superior Eleitoral.

A corrupção nos meios políticos do Brasil tem gerado uma imagem negativa para o país mundo afora. Diariamente, a mídia noticia casos e mais casos de escândalos e desvios de verbas públicas. As operações da Polícia Federal brasileira têm nomes para todos os gostos. O Brasil perde milhões com esta prática já rotineira Política no Brasil virou sinônimo de casuísmo e enriquecimento ilícito. Produza uma redação tradicional, texto dissertativo-argumentativo, cujo tema seja:

A corrupção na política brasileira empobrece o país e acentua as desigualdades sociais.

Observações: O seu texto deve ter apresentação, desenvolvimento e conclusão. Use a experiência adquirida durante toda a sua vida para desenvolver o tema. Não se esqueça de sugerir algo para resolver ou amenizar o problema proposto. Dê um título para a sua redação.


TÍTULO: Ética na política e desenvolvimento social.

Já se tornou rotina no dia-a-dia do brasileiro a corrupção. Mais uma entre tantas péssimas heranças coloniais, a corrução é um dos grandes empecilhos para o Brasil transformar-se em um país desenvolvido, com melhores condições sociais e maior igualdade de direitos. A população brasileira precisa, com urgência, desbanalizá-la e conscientizar-se, pois só assim teremos um país mais justo, com amplas oportunidades para todos seus habitantes.

Mensalão, deputados recebendo dinheiro ilegal e transportando-o na meia, presidente envolvido com acumulação ilícita de capital, parlamentar perseguido por polícia internacional, tudo isso é apenas uma parte irrisória da vergonhosa história de corrupção no Brasil. Rotineiramente, verbas que poderiam ser aplicadas em educação, pesquisa científica, alimentação, transporte e saúde são desviadas por todo o Brasil, desde o Distrito Federal até os interiores do país. Enquanto isso, por exemplo, os moradores das favelas do Rio convivem com a miséria, com o preconceito, com o sub-emprego e com a desnutrição, pois o dinheiro que poderia ser investido em infraestrutura e em mecanismos para diminuir os problemas estão sendo aplicados em hotéis e viajens paradisíacas.

Os problemas brasileiros não melhorarão se a população não pressionar cotidinamente seus políticos eleitos, que, obviamente, precisam ser escolhidos conscientemente. Escolher um "palhaço", para demonstrar inconformismo, de nada adiantará. Os jornais e revistas também precisam atuar como militantes da ética política, informando a população(como a Veja fez no caso dos Correios). Leis mais severas devem ser criadas e, sobretudo, colocadas em prática.

Um país ridiculamente classificado como um dos mais corruptos do mundo terá muitas dificuldades de atingir os países do hemisfério Norte em desenvolvimento. Talvez a "Lei da Ficha Limpa" comece a mudar os rumos políticos do Brasil. Não adianta, no entanto, rezarmos para que não seja apenas mais uma lei "para inglês ver". Precisamos conscientizarmo-nos e interessarmo-nos sobre a política do país, pois suas decisões ultrapassam as câmaras e as reuniões parlamentares. Elas atingem toda a vida do Brasileiro.

Toledo


Membros

eaí, o que acharam?

Mirlanne


Membros

Sem participação do cidadão só havera corrupção

Graça Lopes


Membros

Por que existe corrupção no Brasil? Porque o povo é corrupto, e corruptos elegem corruptos. Simples assim. A solução está na educação. Educar o povo de maneira correta, mas essa prática ninguem quer, pois significa sansões enérgicas. Então, nada feito. Brasileiro quer andar "leve e solto, sem medo de ser feliz." Alguem acha que existe alguma chance? Eu duvido!

Euclides


Membros

Estava passeando por aqui, fazia tempo que não vinha.

Olá leosueiro123,

Mais uma entre tantas péssimas heranças coloniais, a corrução é um dos grandes empecilhos para o Brasil transformar-se em um país desenvolvido
corrupção é coisa típica de colônias? só de colônias portuguesas, ou em geral? Não há corrupção em países que não foram colonizados? Como inferir essa relação?

Não há uma relação com educação social e cidadania?
Escolher um "palhaço", para demonstrar inconformismo, de nada adiantará.
Verdade. O interessante é que o "palhaço" mostrou-se um deputado sério e recentemente foi escolhido como um dos melhores deputados da Câmara.

O que facilita a ação dos corruptos e o que pode coibí-la?

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos