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Tema: "Cotas para universidades federais: solução ou problema?"

5 participantes

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[Planck]³


Membros

Uma "solução" problemática


A reserva de vagas em universidades é falha e não deve ser tratada pela sociedade como uma solução definitiva, mas sim como uma intervenção momentânea. Assim, um sistema que diverge opiniões é, o mínimo, dúbio em relação a sua credibilidade, uma vez que beneficia uns em detrimento de outros. Dessa forma, as cotas de renda ou sociais tentam retificar um descaso histórico para com a educação de forma definitiva, porém sem sucesso integral, visto que a máquina política, com as cotas, joga a responsabilidade de educar com qualidade para o ensino superior.

De um lado, cotistas beneficiados, do outro, alunos oriundos de escolas particulares sem o benefício. Sendo assim, a Lei de Cotas sancionada em 2012 gera mais desigualdades ao tentar ajudar pessoas de escolas públicas e etnicamente diferentes em universidades. O acesso ao ensino superior, por ser facilitada a essas pessoas, lesa a meritocracia e põe em dúvida a competência desses futuros profissionais.

A tentativa de correção de erros educacionais por meio das cotas no Brasil por parte do Governo Federal não soluciona integralmente o problema do ensino. Para ele, é mais fácil criar cotas do que investir na base acobertando a má estrutura sócio-educativa. Em consequência, aquele intervém, com a reserva de vagas, de forma a jogar a problemática ao ensino superior. Não obstante, alunos menos qualificados, em sua maioria, têm o acesso às universidades enquanto alunos melhores não.

Portanto, as ações afirmativas como intervenção definitiva para solucionar a deficiência no ensino não é a melhor opção. As cotas, sejam elas raciais ou pela renda, lesam os estudantes vindos de escolas particulares e acabam os prejudicando. A solução deve ser igualitária para todos não gerando divergências ou vantagens a nenhum dos lados. Assim, criar reservas de vagas e as diminuir à medida que a educação pública melhora é uma alternativa para a criação de profissionais de qualidade, capazes e atuantes na sociedade.




Mourette

Mourette
Membros

A reserva de vagas em universidades é falha e não deve ser tratada pela sociedade como uma solução definitiva, mas, sim, como uma intervenção momentânea. Assim, um sistema que diverge opiniões é, no mínimo, dúbio em relação a sua credibilidade, uma vez que beneficia uns em detrimento de outros. Dessa forma, as cotas de renda ou sociais tentam retificar um descaso histórico para com a educação de forma definitiva, porém sem sucesso integral, visto que a máquina política, com as cotas, transfere a responsabilidade de educar com qualidade para o ensino superior.


Introdução belíssima. Simplesmente adorei como você utilizou o tópico frasal


De um lado, cotistas beneficiados, do outro, alunos oriundos de escolas particulares sem o benefício.
¹Sendo assim
, a Lei de Cotas ,sancionada em 2012, gera mais desigualdades, ao tentar ajudar pessoas de escolas públicas e
etnicamente diferentes
em universidades. O acesso ao ensino superior, por ter sido facilitado a esses jovens , lesa a meritocracia e põe em dúvida a competência desses futuros profissionais.

O uso do 'sendo assim' subentende-se que você tenha chegado a alguma conclusão anteriormente, o que não foi o caso. Logo, sugiro que use 'nesse aspecto'. Em ², você menciona sobre 'indivíduos etnicamente diferentes'. Diferentes de quem? Era melhor ser mais objetivo, mencionando ''negros e indígenas''

A tentativa de correção de erros educacionais por meio das cotas no Brasil, por parte do Governo Federal, não soluciona integralmente o problema do ensino. Para ¹ele, é mais fácil criar cotas do que investir na base ,acobertando a má estrutura sócio-educativa. Em consequência, aquele intervém, com a reserva de vagas, de forma a jogar a problemática ao ensino superior. ²Não obstante, alunos menos qualificados, em sua maioria, têm o acesso às universidades enquanto alunos melhores não.

Sugiro que não se refira ao governo como 'ele'. Opte por 'Estado' Em ², repare como sua argumentação não avança, quando comparada ao parágrafo anterior


Portanto, as ações afirmativas como intervenção definitiva para solucionar a deficiência no ensino não representam a melhor opção. As cotas, sejam elas raciais ou pela renda, lesam os estudantes vindos de escolas particulares e acabam os prejudicando. A solução deve ser igualitária para todos não gerando divergências ou vantagens a nenhum dos lados. Assim, criar reservas de vagas e as diminuir à medida que a educação pública melhora é uma alternativa para a criação de profissionais de qualidade, capazes e atuantes na sociedade.


Planck, seu texto começou muito bem, mas acabou não sendo tão atraente a partir do segundo parágrafo.Achei a argumentação um tanto frágil. Sugiro que refaça-o , expondo algum exemplo interessante. Veja este doc para ter mais ideias https://www.youtube.com/watch?v=y_dbLLBPXLo


abraços.


ps: Sabe uma forma de me agradecer por ter corrigido sua redação? Se você possui algum tipo de espiritualidade,fale baixinho ''o Mourão vai passar em medicina!!'' =)

[Planck]³


Membros

Obrigado, Mourrete. Mais uma vez. Sempre concordo com suas correções. Very Happy

Abraços, caro colega. Very Happy

4Tema: "Cotas para universidades federais: solução ou problema?" Empty Ajuudem O/ Seg Abr 22, 2013 11:52 pm

José Henrique da Silva


Membros

Olá estou com dúvidas no funcionamento deste site, vocês poderiam me ajudar?
Quero melhorar muito nas minhas redações para me sair bem no ENEM...

papaiotero


Membros

É provável que a redação não avance porque você acabou tornando a sua introdução muito conclusiva. Via de regra incorremos nesse erro quando temos muita convicção na posição a ser tomada, mas pouca argumentação que a defenda. Abraço.

Macieli


Membros

oi corrija minha redação por favor é sobre a o esporte



Um conjunto de exercícios físicos sujeito, às regras as quais reúnem, competição, habilidade, superação e força de vontade. Essas são as características do esporte, atividade esta que tem como objetivo, seja por meio do lazer ou do profissionalismo, mostrar ao homem como é possível ter qualidade de vida e incluir-se socialmente.


O esporte pode modificar as vidas de muitos brasileiros, impulsionando-os a superarem obstáculos, crescerem com noções de solidariedade e respeito às diferenças. Como exemplo dessa influência está o corredor Joaquim Cruz, medalhista de ouro nas Olímpiadas de Los Angeles em 1984, o qual veio de uma infância extremamente pobre sendo que através do atletismo, encontrou uma maneira de melhorar sua vida e tornou-se um cidadão de bem. O paulista Daniel Dias também viu no esporte uma maneira de incluir-se socialmente, apesar de ter nascido com má formação dos membros ele não viu na sua condição física uma barreira e por meio da natação, Daniel mudou sua vida e hoje é o maior brasileiro paraolímpico da história.


Além de ser uma importante ferramenta de inclusão social, o esporte também promove a saúde e o bem-estar. O indivíduo ao praticar exercícios físicos está aperfeiçoando as atividades de seu corpo e mente, por isso estão sendo criadas em algumas cidades brasileiras as academias ao ar livre, as quais estimulam as pessoas à libertarem-se do sedentarismo e a adotarem um estilo de vida mais saudável.


O esporte por possuir um grande potencial de socializar pessoas das mais diferentes classes, deveria ser mais valorizado pelas iniciativas públicas e privadas, as quais deveriam disponibilizar parte de seus lucros para serem utilizados no patrocínio de jovens iniciantes no esporte. Outro ponto importante seria se a prefeitura de cada município criassem centros, oferecendo todas as modalidades esportivas com qualidade principalmente nas regiões mais carentes, para que crianças, adolescentes e adultos pudessem ver nesses centros não somente uma forma de lazer, mas também uma maneira de se sentirem bem fisicamente e até mesmo tornarem-se grandes profissionais do esporte.

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