Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Redação sobre a tragédia em realengo

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Redação sobre a tragédia em realengo Empty Redação sobre a tragédia em realengo Qua Jul 20, 2011 10:01 am

Mourette

Mourette
Membros

por favor , avaliem a vontade. Devo receber várias críticas nesta redação pois sei que não fui bem nela



Vítimas do próprio sistema


A chacina na escola em realengo , no Rio, reflete os problemas sociais brasileiros. A mídia , ao noticiar os fatos de forma sensacionalista , preocupou-se em expor as vítimas , ao invés de analisar as causas para que o crime acontecesse
Atitudes como a do assassino revelam um dos problemas da juventude : a falta de perspectiva no futuro. A frustração , diante das pressões e cobranças da sociedade podem distanciá-lo das preocupações inerentes da idade, ou então conduzi-lo a sentimento de revolta, como o que culminou a tragédia.
Contudo, não se deve buscar respostas na análise individual e sim em toda conjuntura. O cenário da chacina foi em uma escola , lugar onde os valores morais deveriam servir de exemplo às crianças e adolescentes. Porém , o que se vê em muitas escolas é a impotência do professor ante aos atos de violência dos alunos. Assim , atitudes que deveriam não existir , como o bullyng , passam a ser parte do dia a dia estudantil. É de se notar também que os problemas sociais aliam-se aos de saúde pública ao se negligenciar a avaliação da saúde mental dos estudantes, não os direcionando a centros de educação especializada ., como não ocorreu com o assassino em sua época estudantil.
Acontecimentos como a tragédia em realengo conduzem para que se faça uma reflexão diante dos problemas sociais e do que precisa ser mudado. É dever do Estado garantir uma educação de qualidade, um reforço na segurança pública e mais investimentos na saúde afim de que casos assim não se banalizem.

Euclides


Membros

Minha discordância está apenas no plano das idéias e conceitos.

Não penso que as crianças, alunos daquela escola, ou mesmo o responsável pela tragédia sejam vítimas do "sistema". O próprio caráter episódico e incomum do fato contribui para essa conclusão.

Fenômenos como o "bulliyng" têm caráter sociológico mais fundamentado talvez na desagregação da família do ponto de vista de unidade básica da formação dos jovens, pais mais atentos a si mesmos e negligenciando a formação dos filhos.

Vítimas do "sistema" são, talvez, os analfabetos funcionais que cursaram 8 anos do ensino fundamental, são os jovens que concluem o Ensino Médio sem condições para encarar um vestibular, são pessoas de poucas posses que empenham mais do podem para possuir o modelo mais recente de um telefone celular, são os que padecem e mesmo morrem sem atendimento nas filas dos infernais hospitais públicos.

Acho que você escreve bem e os pequenos detalhes de pontuação ou concordância melhorarão muito pela leitura de bons textos jornalísticos, já que pela leitura é mais fácil assimilar padrões do que pela memorização de regras gramaticais.

abraço,

Tiago Reis

Tiago Reis
Admin
Admin

Realmente, seu texto está muito bom. Quero chegar a esse nível em breve.

Bom, quanto ao fato do "sistema" ter ou não culpa, julgo que considerando o plano atual, ele tenha sim, pelo menos em parte.

A família é a principal responsável pela atividade educadora desempenhada com seus integrantes. Pais repassam alguns dos principais valores morais e éticos a seus filhos como forma de continuar aquilo que já fora implantado por gerações passadas.

Agora, quando uma família se encontra desestruturada, não havendo valores morais a serem compartilhados entre os membros, chega-se a casos extremos de violência como o que aconteceu em Realengo.

O sistema se encontra "camuflado" em seu papel de educar as gerações. As famílias deveriam ser formadas pelo repasse dos valores morais construídos pela sociedade, mas há casos em que este repasse não acontece, seja pelo isolamento de alguns grupos sociais, privados do entendimento destes valores (O "sistema" peca em não conseguir integrar a todos, nisso possui uma grande parcela de culpa, creio eu).

E mais, hoje vivemos numa época em que não devemos confiar na educação familiar, tampouco a oferecida pelo "sistema", sendo assim, há a necessidade de uma profunda vigilância tanto por parte da família quanto por parte do sistema educacional, de maneira a compensar a deficiência um do outro.

É imprescindível que haja essa relação Escola (Sistema) - Família.


Abraços!!! Smile

https://flordolacio.forumeiros.com

Euclides


Membros

Thiago, defina o que está entendendo por "sistema". Você parece incluir a família como parte do "sistema".

De minha parte o entendo como: conjunto de leis, instituições públicas e de govêrno, meios de comunição e publicidade, formadores de opinião. Para mim, família é núcleo social submetido ao sistema. Família é elemento sociológico de uma sociedade.



Última edição por Euclides em Qua Jul 20, 2011 3:58 pm, editado 1 vez(es)

Kelvin Brayan


Admin
Admin

1 - ao invés = ao contrário
O certo seria empregar a expressão " em vez de".

2 - "como o que culminou a tragédia..." - culminou em algo, nesse caso, ...culminou na tragédia.

3 - Bullying é um estrangerismo, portanto, se escreve dessa forma e não bullyng. Isso não é palavra portuguesa nem inglesa.

4 - Realengo é substantivo próprio, portanto, a palavra começa com letra maiúscula e não minúscula como você escreveu no texto.

5 - afim?
afim = semelhante
a fim de = locução conjuntiva subordinativa causal, que equivale a "com o intuito de".

6 - Erros de pontuação!

7 - Não creio que a chacina ocorrida em Realengo seja culpa exclusiva do sistema. Afinal, tragédias como essa acontecem em quase todos tipos de sociedades, sejam elas pertencentes ao "mundo" desenvolvido ou subdesenvolvido.
Portanto, o Estado tem sua parcela de culpabilidade sim, porém, não exclusiva, não merecendo, assim, um título de redação como tal.

Acho que estão erradas essas coisas citadas.



Última edição por Kelvin Brayan em Sex Jul 22, 2011 11:22 pm, editado 3 vez(es)

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Cuidado Euclides!

Não se escreve govêrno, mas, sim, governo.

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Tiago Reis

Tiago Reis
Admin
Admin

Euclides, minha definição de sistema é a mesma que você definiu, sendo realmente assim como a família um elemento sociológico. Mas como você mesmo diz, que família é um núcleo submetido ao sistema, pode-se concordar que ele tenha influência em como a família estará se ordenando na sociedade.

O sistema (governo), deve oferecer condições saudáveis para a construção da família, se ele erra nesse dever, a família terá sua constituição formada de maneira ineficiente quanto ao ato de educar (sem generalizações).

Há sempre casos específicos, mas ultimamente, estes têm acontecido com mais frequência.

https://flordolacio.forumeiros.com

Euclides


Membros

Kelvin Brayan escreveu:Cuidado Euclides!

Não se escreve govêrno, mas, sim, governo.

ohoh! você é bom de gramática e ortografia. Euclides deverá tomar cuidado sim. Valeu.

Mourette

Mourette
Membros

Amigos, obrigado pelos comentários.

Minha discordância está apenas no plano das idéias e conceitos.

Não penso que as crianças, alunos daquela escola, ou mesmo o responsável pela tragédia sejam vítimas do "sistema". O próprio caráter episódico e incomum do fato contribui para essa conclusão.

Fenômenos como o "bulliyng" têm caráter sociológico mais fundamentado talvez na desagregação da família do ponto de vista de unidade básica da formação dos jovens, pais mais atentos a si mesmos e negligenciando a formação dos filhos.

Vítimas do "sistema" são, talvez, os analfabetos funcionais que cursaram 8 anos do ensino fundamental, são os jovens que concluem o Ensino Médio sem condições para encarar um vestibular, são pessoas de poucas posses que empenham mais do podem para possuir o modelo mais recente de um telefone celular, são os que padecem e mesmo morrem sem atendimento nas filas dos infernais hospitais públicos.

Acho que você escreve bem e os pequenos detalhes de pontuação ou concordância melhorarão muito pela leitura de bons textos jornalísticos, já que pela leitura é mais fácil assimilar padrões do que pela memorização de regras gramaticais.

abraço,

Euclides, eu estava falando do assassino, ao me referir sobre as ''vítimas do sistema''. Afinal, ele é uma vítima do descaso público : não o colocaram em uma escola especial. De tanto sofrer preconceito dos colegas, ele criou um mecanismo de defesa, calcado no ódio e amparado em ''ideologias'' fundamentalistas.

Assim como os pais, a escola tem sua parcela de culpa , no que se refere ao'' bullying'' . Ora, os pais não sabem tudo o que acontece dentro da escola, e não é todo filho que conta o que sofreu a seus pais. Cabe ao educador a tarefa de coibir tais abusos.
Em suma, obrigado pelas dicas.


Realmente, seu texto está muito bom. Quero chegar a esse nível em breve.
Obrigado pelo elogio , Tiago. Tenho muito a melhorar, mas estou tomando gosto em escrever =)






Acho que estão erradas essas coisas citadas.

Kelvin, obrigado pela correção. As dicas foram anotadas. Porém, não entendi o que quis dizer no quote acima....

Kelvin Brayan


Admin
Admin

quote?

confused

Ahh, acho que sei sobre o que está falando...

Então, eu disse que acho que estão errados os itens sobre os quais comentei anteriormente.

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Mourette

Mourette
Membros

sim

Mourette

Mourette
Membros

errados?

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Kelvin Brayan escreveu:1 - ao invés = ao contrário
O certo seria empregar a expressão " em vez de".

2 - "como o que culminou a tragédia..." - culminou em algo, nesse caso, ...culminou na tragédia.

3 - Bullying é um estrangerismo, portanto, se escreve dessa forma e não bullyng. Isso não é palavra portuguesa nem inglesa.

4 - Realengo é substantivo próprio, portanto, a palavra começa com letra maiúscula e não minúscula como você escreveu no texto.

5 - afim?
afim = semelhante
a fim de = locução conjuntiva subordinativa final, que equivale a "com o intuito de".

6 - Erros de pontuação!

7 - Não creio que a chacina ocorrida em Realengo seja culpa exclusiva do sistema. Afinal, tragédias como essa acontecem em quase todos tipos de sociedades, sejam elas pertencentes ao "mundo" desenvolvido ou subdesenvolvido.
Portanto, o Estado tem sua parcela de culpabilidade sim, porém, não exclusiva, não merecendo, assim, um título de redação como tal.

Acho que estão erradas essas coisas citadas.

Essas coisas que citei.

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Finalmente, aprendi a utilizar esse "treco".

Razz

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Mourette

Mourette
Membros

para min está certo. Não?

16Redação sobre a tragédia em realengo Empty Re: Redação sobre a tragédia em realengo Qui Jul 21, 2011 10:44 pm

Kelvin Brayan


Admin
Admin

KKKK

Que confusão, foi mal cara, eu me expressei mal.

Quando eu disse que achava aquelas coisas citadas erradas, eu estava me referindo ao que percebi de errado na sua redação. Porém, aí eu postei o quote com a minha opinião sobre o que estava incoerente. Não que aquilo que afirmei abaixo estivesse incorreto:

1 - ao invés = ao contrário
O certo seria empregar a expressão " em vez de".

2 - "como o que culminou a tragédia..." - culminou em algo, nesse caso, ...culminou na tragédia.

3 - Bullying é um estrangerismo, portanto, se escreve dessa forma e não bullyng. Isso não é palavra portuguesa nem inglesa.

4 - Realengo é substantivo próprio, portanto, a palavra começa com letra maiúscula e não minúscula como você escreveu no texto.

5 - afim?
afim = semelhante
a fim de = locução conjuntiva subordinativa final, que equivale a "com o intuito de".

6 - Erros de pontuação!

7 - Não creio que a chacina ocorrida em Realengo seja culpa exclusiva do sistema. Afinal, tragédias como essa acontecem em quase todos tipos de sociedades, sejam elas pertencentes ao "mundo" desenvolvido ou subdesenvolvido.
Portanto, o Estado tem sua parcela de culpabilidade sim, porém, não exclusiva, não merecendo, assim, um título de redação como tal.

Entendeu? O que percebi de errado na sua redação eu citei e, assim, argumentei o porquê disso, conforme expliquei acima com as enumerações.

Very Happy

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos