Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

2ª ETAPA DA UFMG - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira

5 participantes

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 2]

Kelvin Brayan


Admin
Admin

http://web.cpv.ufmg.br/Arquivos/2011/ProvasUFMG/L%edngua%20Portuguesa%20e%20Literatura%20Brasileira%20-%202011.pdf

VAMOS COMEÇAR A FAZER A PROVA A PARTIR DAS 23:30 (horário de Brasília) NO DIA 18/08

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Mourette

Mourette
Membros

é daqui a pouco hehe..

começarei amanhã!

Luís

Luís
Membros

QUESTÃO 01 - Texto 1

É bem óbvia. Ou quer dizer que o cara está indo direto em direção a um precipício ou que logo adiante tem um carinha triste e deprimido.
O elemento causador da ambiguidade é depressão.

Então, é isso? Qual é a opinião dos colegas?

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Só um min. tou lendo agora.

velloso

velloso
Membros

Luís escreveu:QUESTÃO 01 - Texto 1

É bem óbvia. Ou quer dizer que o cara está indo direto em direção a um precipício ou que logo adiante tem um carinha triste e deprimido.
O elemento causador da ambiguidade é depressão.

Então, é isso? Qual é a opinião dos colegas?

estava olhando a mesm questão. Concordo com sua análise.

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Ele quer as duas leituras possíveis...
É isto mesmo Luís.
Boa

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin


TExTO 2
É muito comum o contribuinte incluir na sua declaração dependentes que já têm renda.
Essa inclusão pode não ser vantajosa. Para um dependente que estuda, não é vantagem o
contribuinte incluí-lo se sua renda for superior a R$ 4.439, 34

E essa?

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Seria o sua?
Fica a ambiguidade entre o dependente que estuda e o contribuinte. Certo?

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

não é vantagem o contribuinte incluí-lo se sua renda for superior a R$ 4.439, 34

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

É, vou nessa. Pelo jeito, ninguém está a fim de continuar

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Pessoal, o elemento causador da ambiguidade no primeiro texto é a placa escrita depressão.

Leitura 1: Há uma forma de relevo, denominada depressão, a 3 metros de distância do motorista.

Leitura 2: Há uma pessoa a 3 metros de distância do motorista, cujo estado mental encontra-se depressivo.

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Kelvin Brayan


Admin
Admin

É muito comum o contribuinte incluir na sua declaração dependentes que já têm renda.
Essa inclusão pode não ser vantajosa. Para um dependente que estuda, não é vantagem o
contribuinte incluí-lo se sua renda for superior a R$ 4.439, 34. "

Elemento causador da ambiguidade: pronome possessivo sua

Leitura 1: Para um dependente que estuda, não é vantagem o contribuinte incluí-lo se a renda do estudante for superior a R$ 4.439,34.

Outra forma: Para um dependente que estuda, não é vantagem o contribuinte incluí-lo se a renda daquele for superior a R$ 4.439,34.

Leitura 2: Para um dependente que estuda, não é vantagem o contribuinte incluí-lo se a renda deste for superior a R$ 4.439,34.

Outra forma: Para um dependente que estuda, não é vantagem o contribuinte incluí-lo se a renda do responsável for superior a R$ 4.439,34.

Smile

Vamos para a próxima?

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Kelvin Brayan


Admin
Admin

QUESTÃO 2

Questão difícil néh? kkkk, mas, vamos lá!

O poema "Canção do ver" trata-se de um texto que explica outra realidade, que é diferente da qual muitos enxergam o mundo, devido a seus valores e idéias particulares e pré-estabelecidos.
O menino, que desconhecia uma linguagem padrão, por exemplo, a Gramática, poderia criar sua própria linguagem a partir de seus sentidos (empirismo), atribuindo quaisquer características aos elementos de seu mundo pessoal; ou ele poderia herdar essa visão de animais.
Dessa forma, nota-se que a linguagem desempenha um papel importante na visão de mundo, pois ela estabelece códigos e sinais padronizados que permitem a visualização de um tipo de mundo. Isso está de acordo com o texto, já que o menino que vivia em meio aos pássaros, adquiriu a "visão de mundo" das aves. Percepção essa diferente das pessoas escolarizadas, que apesar de seus valores e ideias serem muitas vezes distintos, conseguem enxergar vários paradigmas, onde suas concepções se convergem. Além disso, ele era capaz de outorgar diferentes valores às coisas, como:
"Podia dar às pedras costumes de flor./Podia dar ao canto formato de sol./E, se quisesse caber em uma abelha, era/só abrir a palavra abelha e entrar dentro/dela." Atribuições essas diferentes, que demonstram o papel da linguagem na concepção de mundo.

Pessoal, nem sei viu se está certo essa! kkk

Very Happy



Última edição por Kelvin Brayan em Sex Ago 19, 2011 11:48 am, editado 1 vez(es)

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Mourette

Mourette
Membros

Kelvin Brayan e sua peculiar modéstia rs...


ao meu ver, está certíssima, jovem!

porém , quero postar como eu resolvi. Eu generalizei, e quero que apontem se está certo ou não.



Nós, seres humanos, somos influenciados pelo ambiente que nos rodeia: por meio dos sentidos, absorvemos novos valores e experiências, a medida que caracterizamos cada relação estabelecida, por meio da linguagem.

Mourette

Mourette
Membros

questão 3

O protagonista 1 é alguém que, apesar das intempéries, se mantém obstinado em seu objetivo. E mais, ele não se influencia fácilmente, ao contrario do protagonista 2, uma vez que este sofre influencia das diretrizes que o tio lhe indica.

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Mourette, eu também concordo, eu só acrescentaria algo:

Nós, seres humanos, somos influenciados pelo ambiente que nos rodeia: por meio dos sentidos, absorvemos novos valores e experiências, que, muitas vezes, já foram pré-estabelecidos ou assimilados por grupos sociais anteriores, à medida que caracterizamos cada relação estabelecida, por meio da linguagem.

Very Happy

É porque esse negócio de novo é relativo, o que pode parecer novo para você, para outro indivíduo, isso pode ser coisa antiga.

Entendeu?



Última edição por Kelvin Brayan em Sex Ago 19, 2011 11:46 am, editado 2 vez(es)

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Kelvin Brayan


Admin
Admin

ESPERA AE, VAMOS ESPERAR O PESSOAL COMENTAR SOBRE A QUESTÃO 2!

Very Happy

MAS, ANDEM LOGO, xD

Razz

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Mourette

Mourette
Membros

umm, é mesmo =]

Luís

Luís
Membros

Mourette, meu bom, eu tenho outra interpretação sobre a questão 3. Se está certa, não sei!

No trecho 1, o sobrinho é um cara sem estudos que se vê diante de um tio culto que tenta fazer com que ele se torne estudioso.

No trecho 2, o sobrinho é um cara culto, que estudou na França, e o tio tenta fazer com que ele "ponha os pés no chão" e veja o mundo do ponto de vista do lugar onde nasceu.

Mourette

Mourette
Membros

rsrs... tem razão luís!

tenho que objetivar mais minhas resoluções. Ao ler novamente o trecho , o compreendi, tendo em base sua resposta. Porém há de convir que os dois protagonista se opõe, no que tange ao caráter influenciável de um deles?

Kelvin Brayan


Admin
Admin

QUESTÃO 3

Caramba! Vamos ver:

Hun...

Observa-se que há uma nítida semelhança entre os protagonistas dos dois trechos, por exemplo: ambos demonstram certa arrogância devido ao aparente grau de "sabedoria" e instrução adquiridos a partir de seus particulares pontos de vista. No entanto, os tios os abordam com o intuito de fazer-lhes mudar suas opiniões, que ao ver deles, tais sobrinhos encontram-se aparentemente enganados ou errados. Além disso, o protagonista do segundo trecho parece ser mais receptivo às idéias do tio, já que ele "estendeu" a conversa sobre os conselhos e críticas que recebeu. No entanto, isso difere do protagonista do primeiro trecho, que aparenta ser não muito volátil às concepções de seu Tio, conforme se vê a seguir: "Mas o Herói inflexível só responde,/Que não há de mudar do seu projeto.". Isso demonstra uma diferença básica entre esses personagens principais, pois um demonstra ser mais receptivo às advertências do Tio, enquanto o outro revela um certo comportamento lacônico.

O que acharam?



Última edição por Kelvin Brayan em Sex Ago 19, 2011 11:33 pm, editado 1 vez(es)

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Pessoal, acabei de ler seus comentários. Bom, eu estou de acordo com vocês, Mourette e Luís. Isso parece ser o que penso, só não sei se consegui transmitir isso a vocês pela minha resposta acima.

Falou!

Amanhã, a gente peleja mais, kkkk

Razz

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Boas respostas. É isso aí.

Mourette

Mourette
Membros

Também gostei , kelvin!

Luís

Luís
Membros

Concordo com você, Mourette. As nossas respostas se complementam e o Kelvin fez um resumão delas.
Acho que essa é a questão mais interessante dessa prova.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 2]

Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos