Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Tema: Criminalidade e agressão dos jovens

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Andrielly

Andrielly
Membros

Juventude transgressora

A violência e a criminalidade entre os jovens têm crescido e vêm sendo alvo de noticiários que divulgam tragédias que chocam a população - como a de Realengo, ocorrida em uma escola da Zona Oeste do Rio de Janeiro, em que um jovem atirou contra 12 crianças. Esse comportamento agressivo não é exclusivo da classe desfavorecida, mas engloba jovens de diversas classes sociais. Então, ao contrário do que muitos pensam, a criminalidade não resulta somente de questões econômicas. Mas quais seriam os outros fatores?
A família, que possui as funções procriativa, educacional e econômica, influencia diretamente na formação do jovem. O modelo educacional dos pais, quando falho, pode induzir o adolescente a se tornar um criminante. Muitos pais, erroneamente, consideram a educação como uma responsabilidade apenas da escola.
Outro fator é a grande influência da mídia, que estabelece atitudes a serem tomadas pelos jovens. O modelo sempre divulgado de que a juventude deve "viver intensamente", induz os jovens à agir inconsequentemente. Esse sentimento de liberdade, pode resultar em um jovem inserido na criminalidade.
Apesar do fator socioeconômico não ser o único responsável pela transgressão, ele possui grande influência. Devido à grande desigualdade social, muitos jovens não têm expectativas de um futuro melhor. Sem acesso à uma educação de qualidade ou a um emprego digno, eles vêem como solução entrar no mundo do crime.
Há a necessidade de se investir na juventude. Esse investimento deve vir dos pais, sendo agentes educadores e formadores de caráter; da mídia, mudando sua posição como agente impositor de ações inconsequentes; e do Estado, que deve assegurar boa condição de vida aos jovens.


Sempre tenho dúvida de qual título colocar... alguma dica sobre isso?
além disso, não sei se uso as vírgulas corretamente...
Obrigada.

Andrielly

Andrielly
Membros

Gostaria que me dessem uma nota, obrigada.

Mourette

Mourette
Membros

Olá moça , eu convidei o meu amigo ''leitor'' um cara muito gente boa e um ''pouco'' desbocado , para me ajudar a corrigir seu texto.



Andrielly, o leitor mandou dizer que você é nota 1000000 kkk ... ele também pediu seu email... kkkk... leitor abusado, vê se pode..


quanto ao seu texto, humm, vamos ver


Você se referiu ao título né? O leitor até lembrou de um nome de filme , parecido com seu título : Juventude Transviada ... um filme mucho louco , disse ele...

Opte por títulos irônicos . Use metáforas e toda a sua criatividade. O legal também é pegar uma ideia do seu texto, ou uma frase na conclusão e colocá-la no título. Procure uma das minhas últimas redações e perceba como eu usei esse recurso.



A violência e a criminalidade entre os jovens tem crescido e vem sendo alvo de noticiários[ Usa-se tÊm e vÊm só quando o sujeito vier no plural, caso contrário é sem acento! ], que divulgam tragédias ,que[Evite a redundância. Note que você escreveu 2 vezes a palavra ''que''] chocam a população - como a de Realengo, ocorrida em uma escola da Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde[quando se referir a lugar, use ''onde''] um jovem atirou contra 12 crianças. Esse comportamento agressivo não é exclusivo da classe desfavorecida, mas engloba jovens de diversas classes sociais. Então, ao contrário do que muitos pensam, a criminalidade não resulta somente de questões econômicas. Mas quais seriam os outros fatores?[o leitor te sugere a não fazer perguntas que você não possa responder. Afinal,os motivos para a criminalidade podem ser de causa pessoal, briga de cachaçeiro, serial killer, logo não há como definir todas as causas. Outra coisa, sua introdução deve conter a exposição do tema, e sua opinião impessoal quanto a ele. Mas isso tudo deve vir de modo SUCINTO. Deixe os detalhes para os outros parágrafos. ]
A família, que possui as funções procriativa[ bem , não é toda a família , somente os pais ], educacional e econômica, influencia diretamente na formação do jovem. O modelo educacional dos pais, quando falho, pode induzir o adolescente a se tornar um criminoso. Além disso, eles, erroneamente, consideram a educação como uma responsabilidade apenas da escola. [Olha como você pula de um assunto para outro. Deveria haver um conectivo, como o destacado pelo leitor ]
Outro fator é poder que mídia exerce no comportamento dos jovens ,influenciando-o negativamente . O modelo sempre divulgado de que a juventude deve "viver intensamente", induz os jovens à agirem inconsequentemente. Esse sentimento de liberdade pode resultar em um jovem inserido na criminalidade.[argumento muito vago. Seja mais objetiva ]
Embora o fator socioeconômico não ser o único responsável pela transgressão[ De fato, não é. Mas você já deixou isso claro anteriormente ], ele possui grande influência. Devido à grande desigualdade social, muitos jovens não têm expectativas de um futuro melhor. Sem acesso à uma educação de qualidade ou a um emprego digno, eles veem como solução entrar no mundo do crime.de acordo com a novo acordo ortográfico, essa palavra vem sem acento!
[ Use conectivos que indiquem que seu texto está acabando , e que demonstre que o que será agora dito tem relação com as ideias expostas anteriormente, como o ''portanto'' ou '' como exposto'' ]Há a necessidade de se investir na juventude. Esse investimento deve vir dos pais, sendo agentes educadores e formadores de caráter; da mídia, mudando sua posição como agente impositor de ações inconsequentes; e do Estado, que deve assegurar boa condição de vida aos jovens.[ Ao acabar de ler seu texto , o leitor me indagou: Tá , mas como a família , a mídia e o Estado podem fazer isso?? Ela nem deus exemplos dessas possibilidades! ]

Bem, você buscou trabalhar um argumento por parágrafo , o que é uma atitude louvável. Além disso , apresentou ''tentativas'' de soluções envolvendo vários agentes. Legal também. Porém, sua introdução falhou pela quantidade de informações e pela bagunça. Seja objetiva e clara. Além disso, os erros assinalados corroboraram para uma nota aquém do ideal.


1-Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita. 1,5

2-Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. 1,0

3-Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. 1,0

4-Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. 1,0

5-Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.0,5

TOTAL =5,0


Desempenho do aluno em cada competência

Nota 2,0 - Satisfatório
Nota 1,5 - Bom Nota
Nota 1,0 - Regular
Nota 0,5 - Fraco
Nota 0,0 - Insatisfatório


Mourette

Mourette
Membros

Observação : Você foi ajudado.Espera-se , em contrapartida, que você retribua, propondo-se a comentar a redação dos outros colegas

Andrielly

Andrielly
Membros

Muito obrigada! Ótimas dicas. Realmente, tenho muito o que aprender ainda.
Em relação ao filme Juventude Transviada, já me falaram que é bom, mas nunca achei pra assistir...
E apesar de não ter muito conhecimento sobre redação, posso tentar comentar.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos