Olá moça , eu convidei o meu amigo ''leitor'' um cara muito gente boa e um ''pouco'' desbocado , para me ajudar a corrigir seu texto.
Andrielly, o leitor mandou dizer que você é nota 1000000 kkk ... ele também pediu seu email... kkkk... leitor abusado, vê se pode.. quanto ao seu texto, humm, vamos ver
Você se referiu ao título né? O leitor até lembrou de um nome de filme , parecido com seu título : Juventude Transviada ... um filme mucho louco , disse ele...
Opte por títulos irônicos . Use metáforas e toda a sua criatividade. O legal também é pegar uma ideia do seu texto, ou uma frase na conclusão e colocá-la no título. Procure uma das minhas últimas redações e perceba como eu usei esse recurso.
A violência e a criminalidade entre os jovens tem crescido e vem sendo alvo de noticiários[ Usa-se tÊm e vÊm só quando o sujeito vier no plural, caso contrário é sem acento! ], que divulgam tragédias ,que[Evite a redundância. Note que você escreveu 2 vezes a palavra ''que''] chocam a população - como a de Realengo, ocorrida em uma escola da Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde[quando se referir a lugar, use ''onde''] um jovem atirou contra 12 crianças. Esse comportamento agressivo não é exclusivo da classe desfavorecida, mas engloba jovens de diversas classes sociais. Então, ao contrário do que muitos pensam, a criminalidade não resulta somente de questões econômicas. Mas quais seriam os outros fatores?[o leitor te sugere a não fazer perguntas que você não possa responder. Afinal,os motivos para a criminalidade podem ser de causa pessoal, briga de cachaçeiro, serial killer, logo não há como definir todas as causas. Outra coisa, sua introdução deve conter a exposição do tema, e sua opinião impessoal quanto a ele. Mas isso tudo deve vir de modo SUCINTO. Deixe os detalhes para os outros parágrafos. ]
A família, que possui as funções procriativa[ bem , não é toda a família , somente os pais ], educacional e econômica, influencia diretamente na formação do jovem. O modelo educacional dos pais, quando falho, pode induzir o adolescente a se tornar um criminoso. Além disso, eles, erroneamente, consideram a educação como uma responsabilidade apenas da escola. [Olha como você pula de um assunto para outro. Deveria haver um conectivo, como o destacado pelo leitor ]
Outro fator é poder que mídia exerce no comportamento dos jovens ,influenciando-o negativamente . O modelo sempre divulgado de que a juventude deve "viver intensamente", induz os jovens à agirem inconsequentemente. Esse sentimento de liberdade pode resultar em um jovem inserido na criminalidade.[argumento muito vago. Seja mais objetiva ]
Embora o fator socioeconômico não ser o único responsável pela transgressão[ De fato, não é. Mas você já deixou isso claro anteriormente ], ele possui grande influência. Devido à grande desigualdade social, muitos jovens não têm expectativas de um futuro melhor. Sem acesso à uma educação de qualidade ou a um emprego digno, eles veem como solução entrar no mundo do crime.de acordo com a novo acordo ortográfico, essa palavra vem sem acento!
[ Use conectivos que indiquem que seu texto está acabando , e que demonstre que o que será agora dito tem relação com as ideias expostas anteriormente, como o ''portanto'' ou '' como exposto'' ]Há a necessidade de se investir na juventude. Esse investimento deve vir dos pais, sendo agentes educadores e formadores de caráter; da mídia, mudando sua posição como agente impositor de ações inconsequentes; e do Estado, que deve assegurar boa condição de vida aos jovens.[ Ao acabar de ler seu texto , o leitor me indagou: Tá , mas como a família , a mídia e o Estado podem fazer isso?? Ela nem deus exemplos dessas possibilidades! ]
Bem, você buscou trabalhar um argumento por parágrafo , o que é uma atitude louvável. Além disso , apresentou ''tentativas'' de soluções envolvendo vários agentes. Legal também. Porém, sua introdução falhou pela quantidade de informações e pela bagunça. Seja objetiva e clara. Além disso, os erros assinalados corroboraram para uma nota aquém do ideal.
1-Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita.
1,52-Compreender a proposta da redação e aplicar conceito das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.
1,03-Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
1,04-Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
1,05-Elaborar a proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.
0,5TOTAL =5,0 Desempenho do aluno em cada competência
Nota 2,0 - Satisfatório
Nota 1,5 - Bom Nota
Nota 1,0 - Regular
Nota 0,5 - Fraco
Nota 0,0 - Insatisfatório