Eae mano , belê ? Quem vai corrigir teu texto hoje sou eu ,Little Jow. O mané do mourette pediu pra eu quebrar um galho pra ele, e como o cara é ''parça'' resolvi ajudá-lo. Diz ele que vai por umas minas na minha mão, tou só vendo ..Eu não corrijo tão bem quanto ele, se ligou, mas bora pro teu texto.
Primeira coisa, lek, cadê o título? Manda a criatividade e descola um bem bacana , tipo : Compreendo, logo respeito.
"Mulheres não sabem dirigir", "todo homem é galinha"; "baiano é preguiçoso", carioca é folgado"; "todo advogado é interesseiro", "todo político é corrupto" ...enfim, não para por aí [maluco, seguinte: Evite a oralidade em seu texto, ou seja , expressões que a gente usa quando troca ideia , jaeh? ] . Concepções como estas, generalizantes e difamatória, criadas em contextos, épocas e lugares restritos acabam sendo difundidas por todo o país e passadas de geração à geração.
A introdução deve conter o tema mais a sua tese (que que tu acha do tema , se é favorável ou não... só que de modo impessoal) A tese constitui os argumentos , expostos de modo simplificado, que deverão estar no desenvolvimento. Como eu fui com a tua cara, vou te mostrar que eu mando bem hehe .. minha sugestão:
Muitas expressões de cunho preconceituoso, tais quais ''mulheres não sabem dirigir'' ou ''baiano é preguiçoso'' permeiam o imaginário do brasileiro. Concepções como estas, generalizantes e difamatória, criadas em contextos, épocas e lugares restritos acabam sendo difundidas por todo o país e passadas de geração à geração Ao longo do tempo, as opiniões são formadas por regionalismos, piadas, tradição familiar ou mesmo pelácia superioridade que alguns pensam ter sobre as demais pessoas[ tu já comentou isso acima.Evite ficar presos nas ideias ] . Afinal, quem não sabe que os franceses não tomam banho, sem nunca ter estado na França?[Mano, enche linguiça não!! Não é necessário exemplificar, pois quem lê tuas palavras vai automaticamente associando-as com a visão de mundo delas ] ; ou quem não temeria ao ver um grupo de jovens padronizado com vestuário do corinthians?[ po meu, sou ''curintianoo ''! ] ; ou ainda, quem não veria o candoblé como seita[maluco, o mourette me contou que ele já visitou um terreiro,quando ele morava no rio. O muleke curtiu a vera, comeu uns pedaços de porco com a mão, e viu tiozinho do lado incorporando o preto véio. Todo mundo deveria visitar um dia rsrsrs ] , quando criado sob rigidos padrões católicos; ou mesmo, por que não se sentir superior ao ocupar uma cargo público inacessível à grande parte da população?
Zé, seguinte. Teu parágrafo tem muita citações e explicações que o leitor já as compreendeu. Ele está vazio de conteúdo argumentativo. Se o tema de sua redação é falar sobre o preconceito, você não deve se prender em uma análise do problema apenas. Deveria , então, ligar essa análise com o que ocorre na atualidade : preconceito contra nossos manos negros, homossexuais, maconheiros hehehe..
Vou mandar a letra ,se liga:
Por serem tão difundidos, esses estigmas incitam comportamentos preconceituosos. As consequências da homofobia, por exemplo, manifestam-se em olhares , palavras e até em agressões, a exemplo das noticiadas atualmente pela mídia. Porém , independente do grau de preconceito, este deve ser desestimulado.
[quote]A verdade é [b][sem vírgula ] que os conceitos e valores são construídos sem qualquer conhecimento empirico.
Não se preocupa saber qual o reflexo que os mais de trezentos anos de escravidão refletem nos dias de hoje, e sim que lugares evitar para não ser assaltado por negros. Não se tenta compreender a desigualdade social e a falta de políticas públicas como uma fomentadora da criminalidade, mas apenas se os presídios dão conta de trancafiar criminosos.[u] [truta , não encha linguiça NÃO .. seja mais objetivo, e tente desenvolver os argumentos. Se o papo é sobre preconceito, desce a letra e fala dos malucos que batem nos manos gays, por exemplo. Tente argumentar de modo , buscando seguir um raciocínio , né difícil não, viu! Tipo, enumere as causa e relacione-as com suas consequências.Outra coisa, cada parágrafo deve ter um argumento apenas, isto é, uma visão do tema, deixando a outra pro outro parágrafo. ]
Minha sugestão : Nesse aspecto, a intolerância impede que se possa conhecer e compreender as diferenças étnicas , religiosas ou comportamentais. É fato que as diferenças, quando analisadas positivamente, permite que se compreenda suas riquezas históricas e culturais .Em face disso, o contato com novas ideias e sensações tem o poder de transformação, levando as pessoas a reavaliarem seus preconceitos, e mudarem de comportamento
Enfim, os conceitos, opiniões e valores que revestem a sociedade [Cara, nem toda a sociedade é assim. Não generaliza né!Opte em usar expressões como '' uma parte da sociedade'' ] são puros preconceitos[ tá , mas o que tu sugere pra isso mude? ] ,[u] corolários[para de pagar de ''gatão'' , maluco. Evite rebuscamentos ] de contextos e regionalismos desraigados da realidade, que se dissipam como praga.
Nego, em uma coisa tu acertou na conclusão: Na retomada ao tema . Porém , tu esqueceu de propor soluções para a problemática, uma das premissas da redação do enem. Vou mandar a saideira .
Enfim, os conceitos, opiniões e valores que revestem parte da sociedade são puros preconceitos , e para que combatê-los é necessário a conscientização que eles são injustificáveis. Além disso , torna-se também importante a demonstração de atitudes que estimulem o convívio pacífico e respeitador entre as diferenças, sejam quais forem
Abração Lek. Até a próxima.
[b]Observação: O humor aqui utilizado não objetiva a difamação do autor da redação , nem de grupos sociais que se identificarem com a personagem