Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O Brasil é um país de caipiras?

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1O Brasil é um país de caipiras? Empty O Brasil é um país de caipiras? Qua Nov 23, 2011 2:51 pm

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

PROPOSTA 1

O jornal O GLOBO de 19 de julho de 1996, no Segundo Caderno, publicou a seguinte matéria, da qual transcrevemos alguns fragmentos.
Leia-os.


Justamente quando nos deliciávamos com a atuação de um presidente com formação intelectual sólida e sofisticada, capaz de encantar audiências pelo mundo afora, veio o torpedo:
- Eu também sou caipira, adoro Chitãozinho e Xororó - revelou ele, na última quarta-feira. Fernando Henrique disse para quem quisesse ouvir que os brasileiros são provincianos e agem de forma caipira diante da tendência internacional de globalização da economia.
Ser chamado de caipira, no entanto, é até um elogio para o músico Rolando Boldrin. Segundo ele, um matuto pode ser ingênuo, mas não burro.
Mas a onda caipira não agrada a todos.
O humorista Jô Soares foi um dos primeiros a ironizar a declaração presidencial, na última terça-feira, quando apresentou seu programa de entrevistas usando um chapéu de palha.
.............................................................................................................................................
Após a leitura feita, desenvolva o seguinte tema:
O Brasil é um país caipira?




O Brasil do sertanejo

O Brasil é um país de economia tipicamente agrária. A economia baseada em ciclos como o da borracha, do ouro, do pau-brasil e do café esteve intimamente ligada à terra e, sua população tornou-se dependente, ao longo dos anos, dessa riqueza natural. Mas até que ponto a ruralidade de nossos habitantes pode ser decisiva na compreensão intelectual dos mesmos?

Desde o ciclo do café, em meados da década de trinta do século passado, cerca de sessenta por cento da população brasileira habitava as zonas rurais. Além dos brasileiros genuínos, os imigrantes que aqui chegaram também se utilizavam do meio rural para sua subsistência.

A população sertaneja sempre foi pré-julgada em sua intelectualidade. Seja pelo alto grau de analfabetismo de sua população em geral ou por certa "ingenuidade" desses indivíduos. Contudo, evidencia-se que nem sempre é necessário possuir formação culta para que se possa entender os fenômenos locais e mundiais, política ou mesmo medicina doméstica.

Os nativos que compunham a população brasileira da época do descobrimento, por exemplo, já conheciam avançadas técnicas de agricultura como a rotação de terras, a coivara e possuíam amplo conhecimento acerca do clima, geografia local e culinária.

Atualmente, a ciência brasileira é exemplo pro mundo todo no ramo da agronomia, por exemplo. Não são poucos os brasileiros que são convidados a trabalhar no exterior e o Brasil detém a melhor universidade da América Latina, a Universidade de São Paulo (USP).

Portanto, o Brasil é sim um país de alguns caipiras, contudo não é essa característica de vida que "rebaixa" seus habitantes. Faz-se necessário uma melhor conscientização das origens e características dos povos que compõem a cultura brasileira para que certos tipos de preconceitos sejam evitados.



2O Brasil é um país de caipiras? Empty Re: O Brasil é um país de caipiras? Ter Nov 29, 2011 4:05 am

Mourette

Mourette
Membros

O Brasil é um país de economia tipicamente agrária[Cuidado com as generalizações. Hoje , o Brasil , apesar de ser um forte exportador de produtos vindos do campo, não é mais tipicamente agrário ]. A economia baseada em ciclos como o da borracha, do ouro, do pau-brasil e do café esteve intimamente ligada à terra e, sua população tornou-se dependente, ao longo dos anos, dessa riqueza natural. Mas até que ponto a ruralidade de nossos habitantes pode ser decisiva na compreensão intelectual dos mesmos?


A população sertaneja sempre foi pré-julgada em sua por sua falta de intelecto,seja pelo alto grau de analfabetismo de sua população em geral ou por certa "ingenuidade" desses indivíduos. Contudo, evidencia-se que nem sempre é necessário possuir formação culta para que se possa entender os fenômenos locais e mundiais, política ou mesmo medicina doméstica.


Os nativos que compunham a população brasileira da época do descobrimento, por exemplo, já conheciam avançadas técnicas de agricultura como a rotação de terras, a coivara e possuíam amplo conhecimento acerca do clima, geografia local e culinária.
Quero fazer um comentário.Todos os povos nativos, sejam eles astecas , maias, ou tupinambás, possuíam uma sabedoria milenar , a qual é desvalorizada pelos povos dos dias de hoje.A sabedoria dessas povos era compreender o valor inestimável dos recursos naturais para a vida na terra.


Atualmente, a ciência brasileira é exemplo propara o mundo todo no ramo da agronomia, por exemplo. Não são poucos os brasileiros que são convidados a trabalhar no exterior e o Brasil detém a melhor universidade da América Latina, a Universidade de São Paulo (USP)[Perceba que esse comentário ficou um pouco deslocado da argumentação.Porém se você relacionasse a USP como as melhores no curso de agronomia (se fosse assim) , aí faria sentido. ]
.


Gostei muito do seu texto , velho. Um abraço!

3O Brasil é um país de caipiras? Empty Re: O Brasil é um país de caipiras? Ter Nov 29, 2011 10:09 am

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Valeu Mourette. Ótimas dicas!

Eu só não entendi o porque do "tipicamente agrícola" ser considerado uma generalização, já que o tipicamente induz a uma maioria econômica e não uma totalidade. Enfim, essa parte eu realmente ainda não entendi.

Valeu!

4O Brasil é um país de caipiras? Empty Re: O Brasil é um país de caipiras? Dom Dez 04, 2011 9:07 am

Mourette

Mourette
Membros

Olá Ulysseaf. Tenho que me informar mais então, pois pensei que a economia brasileira não era majoritariamente agrícola. rs.


Abraço!

5O Brasil é um país de caipiras? Empty Re: O Brasil é um país de caipiras? Dom Dez 04, 2011 4:54 pm

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Fala aí Mourette. É cara, não sei. De qualquer modo tentarei evitar o uso do "tipicamente".

Grande abraço.'

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos