Tema é o da fuvest 2008. Não colarei o tema aqui para não deixar confuso o tópico.
h t t p : / / w w w . curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/fuvest/fuvest2008_2fase.asp?img=01
Eu tive que dar espaço no começo do link por causa da limitação do post.
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Uma pulga atrás do mouse
Há alguns séculos, o conhecimento era monopolizado pela batina. A maior parte da população não tinha subsídios suficientes para duvidar do que lhe era transmitido. Não havia uma filtração e uma flexibilização por parte dos interlocutores para introduzir apenas o conveniente, o importante e o aceitável. Diante disso, fica evidente a importância da "popularização" do conhecimento. A partir daí, o sol não nasceria mais quadrado. Mas, em sua essência, a busca por conhecimento sempre foi a busca pela verdade, pelo comprovável e lógico. Daí se percebe a necessidade de uma informação, além de clara, verdadeira. Um universitário atual tem diante de si uma gama enorme de informações, amplamente acessíveis, que fazem com que a limitação às aulas e às bibliotecas seja extinta. Mas para que isso seja possível, a informação precisa ter o mesmo rigor científico que ele encontraria nesses locais. Como o controle de um meio extremamente difundido, como a internet, é impossível, o próprio aluno(ou qualquer pessoa no geral) tem que ter consciência da existência de informações imprecisas e falsas. E as pessoas responsáveis por essas publicações devem ter consciência de sua responsabilidade para com a verdade. Só assim, manteremos o legado da verdade que nos foi dado por Galileu Galilei.
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Uma pulga atrás do mouse
Há alguns séculos, o conhecimento era monopolizado pela batina. A maior parte da população não tinha subsídios suficientes para duvidar do que lhe era transmitido. Não havia uma filtração e uma flexibilização por parte dos interlocutores para introduzir apenas o conveniente, o importante e o aceitável. Diante disso, fica evidente a importância da "popularização" do conhecimento. A partir daí, o sol não nasceria mais quadrado. Mas, em sua essência, a busca por conhecimento sempre foi a busca pela verdade, pelo comprovável e lógico. Daí se percebe a necessidade de uma informação, além de clara, verdadeira. Um universitário atual tem diante de si uma gama enorme de informações, amplamente acessíveis, que fazem com que a limitação às aulas e às bibliotecas seja extinta. Mas para que isso seja possível, a informação precisa ter o mesmo rigor científico que ele encontraria nesses locais. Como o controle de um meio extremamente difundido, como a internet, é impossível, o próprio aluno(ou qualquer pessoa no geral) tem que ter consciência da existência de informações imprecisas e falsas. E as pessoas responsáveis por essas publicações devem ter consciência de sua responsabilidade para com a verdade. Só assim, manteremos o legado da verdade que nos foi dado por Galileu Galilei.