Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Uma pulga atrás do mouse

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Uma pulga atrás do mouse Empty Uma pulga atrás do mouse Dom Mar 11, 2012 1:24 pm

Toledo


Membros

Tema é o da fuvest 2008. Não colarei o tema aqui para não deixar confuso o tópico.

h t t p : / / w w w . curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/fuvest/fuvest2008_2fase.asp?img=01

Eu tive que dar espaço no começo do link por causa da limitação do post.


----------

Uma pulga atrás do mouse

Há alguns séculos, o conhecimento era monopolizado pela batina. A maior parte da população não tinha subsídios suficientes para duvidar do que lhe era transmitido. Não havia uma filtração e uma flexibilização por parte dos interlocutores para introduzir apenas o conveniente, o importante e o aceitável. Diante disso, fica evidente a importância da "popularização" do conhecimento. A partir daí, o sol não nasceria mais quadrado. Mas, em sua essência, a busca por conhecimento sempre foi a busca pela verdade, pelo comprovável e lógico. Daí se percebe a necessidade de uma informação, além de clara, verdadeira. Um universitário atual tem diante de si uma gama enorme de informações, amplamente acessíveis, que fazem com que a limitação às aulas e às bibliotecas seja extinta. Mas para que isso seja possível, a informação precisa ter o mesmo rigor científico que ele encontraria nesses locais. Como o controle de um meio extremamente difundido, como a internet, é impossível, o próprio aluno(ou qualquer pessoa no geral) tem que ter consciência da existência de informações imprecisas e falsas. E as pessoas responsáveis por essas publicações devem ter consciência de sua responsabilidade para com a verdade. Só assim, manteremos o legado da verdade que nos foi dado por Galileu Galilei.

2Uma pulga atrás do mouse Empty Re: Uma pulga atrás do mouse Seg Mar 12, 2012 10:24 am

[Planck]³


Membros

Há alguns séculos, o conhecimento era monopolizado pela batina. A maior parte da população não tinha subsídios suficientes para duvidar do que lhe era transmitido. Não havia uma filtração e uma flexibilização por parte dos interlocutores para introduzir apenas o conveniente, o importante e o aceitável. Diante disso, fica evidente a importância da "popularização" do conhecimento. A partir daí, o sol não nasceria mais quadrado[não utilize termos pejorativos ou de consenso público]. Mas, em sua essência, a busca por conhecimento sempre foi a busca pela verdade, pelo comprovável e lógico. Daí se percebe a necessidade de uma informação, além de clara, verdadeira. Um universitário atual tem diante de si uma gama enorme de informações, amplamente acessíveis, que fazem com que a limitação às aulas e às bibliotecas seja extinta. Mas para que isso seja possível, a informação precisa ter o mesmo rigor científico que ele encontraria nesses locais. Como o controle de um meio extremamente difundido, como a internet, é impossível, o próprio aluno(ou qualquer pessoa no geral) tem que ter consciência da existência de informações imprecisas e falsas. [Período confuso. Perceba que você começa com uma conjunção adverbial (como) e depois enrola com outra oração "...o próprio aluno tem que ter..."] E as pessoas responsáveis por essas publicações devem ter consciência de sua responsabilidade para com a verdade. Só assim, manteremos o legado da verdade que nos foi dado por Galileu Galilei[E aquelas pessoas que não sabem qual o legado deixado por Galileu ? Explicite isso.].


Análise geral:
Texto muito bom, leo. Você, com certeza, escreve bem e tem boas ideias. Porém, atente ao fato da estrutura, assim como eu tinha dito em outro post, organize seus parágrafos. Atente também às construções textuais confusas. Você também é muito conciso e isso é uma qualidade inerente de um bom redator.


Abraços e como diria o rogério, vulgo REDIJA MELHOR: bons textos e fique com JESUS !!!

Very Happy

3Uma pulga atrás do mouse Empty Re: Uma pulga atrás do mouse Qua Mar 14, 2012 8:22 pm

Toledo


Membros

Valeu mesmo pelos conselhos...


Desculpa upar o tópico ... Precisava agradecer ...

4Uma pulga atrás do mouse Empty Re: Uma pulga atrás do mouse Dom Mar 18, 2012 9:52 am

REDIJA MELHOR

REDIJA MELHOR
Membros

Uma pulga atrás do mouse

Há alguns séculos, o conhecimento era monopolizado pela batina (metonímia). A maior parte da população não tinha subsídios suficientes para duvidar do que lhe era transmitido. Não havia uma filtração e uma flexibilização por parte dos interlocutores para introduzir apenas o conveniente, o importante e o aceitável.(divagações) Diante disso, fica evidente a importância da "popularização" do conhecimento. A partir daí, o sol não nasceria mais quadrado(?). Mas, em sua essência, a busca por conhecimento sempre foi a busca pela verdade, pelo comprovável e lógico. Daí se percebe a necessidade de uma informação, além de clara, verdadeira. Um universitário atual tem diante de si uma gama enorme de informações, amplamente acessíveis, que fazem com que a limitação às aulas e às bibliotecas seja extinta. Mas para que isso seja possível, a informação precisa ter o mesmo rigor científico que ele encontraria nesses locais. Como o controle de um meio extremamente difundido, como a internet, é impossível, o próprio aluno(ou qualquer pessoa no geral) tem que ter consciência da existência de informações imprecisas e falsas. E as pessoas responsáveis por essas publicações devem ter consciência de sua responsabilidade para com a verdade. Só assim, manteremos o legado da verdade que nos foi dado por Galileu Galilei (que legado foi esse? como foi?).

Olá querido Leosueiro,
Desculpe por ter demorado tanto a respondê-lo. Vamos à análise:
Seu texto não está bem escrito. Você não dividiu em parágrafos e, por outro lado, perdeu-se em divagações , ou seja, deixou de falar do tema para escrever frases quase filosóficas. Aconselho-o a escrever de forma mais simples , com palavras e fatos mais conhecidos do público geral. Quando optar por uma informação mais restrita, explique-a , explicite-a ao leitor. Não imagine que ele saiba tudo, nem mesmo qual foi o legado de Galileu Galilei. Também não use figuras de linguagem (foi usada uma metonímia) pois o texto deve ser escrito em sentido denotativo , ou seja, literal. Como disse o amigo Planck, expressões coloquiais como "sol nascer quadrado" devem ser evitadas. Não faça o leitor tentar adivinhar o que você quis dizer com frases como essa. Seja direto, claro!
Pelo que percebi o objetivo do seu texto seria comprovar a necessidade de de se fazer da internet um meio confiável de informações. Pois bem, esse objetivo deveria ficar claro logo no primeiro parágrafo! Assim você poderia apresentar argumentos e depois desenvolvê-los.
Notei também alguns erros de pontuação, porém , a priori, os desvios que citei acima são mais urgentes.
NÍVEL: RUIM
NOTA:4,0
Um grande abraço e bons textos!
*Visite o blog REDIJA MELHOR e veja mais dicas sobre dissertação.


http://www.redijamelhor.blogspot.com

5Uma pulga atrás do mouse Empty Re: Uma pulga atrás do mouse Dom Mar 18, 2012 3:15 pm

Toledo


Membros

Nossa, está tão ruim assim? Fiquei desanimado até ... Shocked

valeu pela correção, vou tentar melhorar

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos