Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O potencial hidrelétrico e o potencial amazônico

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Toledo


Membros

http://www.curso-objetivo.br/vestibular/resolucao_comentada/enem/enem2001.asp?img=01
O meio ambiente vem sendo apontado por muitos países, sobretudo aqueles em fase de desenvolvimento, como um empecilho ao crescimento econômico. O Brasil, particularmente, tem pretensões longe de serem ambientalmente susntentáveis, como a construção de hidrelétricas na Amazônia. Entretanto, a riqueza do futuro pode estar justamente dentro dessa floresta, por isso a necessidade de se por um fim nessa ideia errônea de que a natureza simboliza um impedimento ao progresso.

Hoje em dia, uma das ciências que mais crece é a biotecnologia. Mas a continuação dessa expansão depende de novas descobertas entre a biodiversidade da terra. Grande parte dessa diversidade biológica está na Amazônia. Nela podem ser encontrados organismos que contenham princípios ativos capazes de curar doenças, e isso certamente se converteria em riqueza. Para que a riqueza seja convertida para o Brasil, porém, é necessário um crescimento de nossa indústria farmacêutica. E isso só será alcançado com investimentos em educação e com a erradicação da biopirataria.

Mas há um problema: aspectos econômicos e políticos exigem medidas emergenciais. O Brasil aumenta seu consumo de energia em ritmo elevado. Para proteger essa potencialidade amazônica e garantir o crescimento, algumas medidas podem ser tomadas, como o aperfeiçoamento das usinas já existentes. Muitas das hidrelétricas brasileiras usam equipamentos antigos e que diminuem a capacidade de geração de energia. Em vez de adotar medidas paliativas, o governo brasileiro deveria modernizar todas suas instalações e as redes de distribuição.

Com medidas como a melhoria da infraestrutura seria possível garantir o crescimento econômico atual e, ao mesmo tempo, o crescimento futuro, que certamente estará presente na densa floresta equatorial do Brasil.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos