Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Uma dívida histórica

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Uma dívida histórica Empty Uma dívida histórica Dom Out 07, 2012 8:52 am

Toledo


Membros

http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/cotas-para-universidades-federais-solucao-ou-problema.jhtm

É notória a predominância da pobreza entre a parte negra da população no Brasil. Ela não sofre com os mesmos castigos físicos do período escravista, mas herdou o preconceito e a exclusão a que eram submetidos seus antepassados. Corrigir a disparidade de oportunidades entre a população branca e a negra é uma obrigação do país.

Impossível para uma criança negra, que muitas vezes é pobre, ultrapassar todos os obstáculos que lhe são impostos, como a necessidade de trabalhar desde cedo, o preconceito racial, as péssimas condições de moradia e a precariedade do ensino público, e em seguida concorrer com uma outra criança que pôde se dedicar integralmente aos estudos. Daí a necessidade de se adotar as cotas universitárias.

Essas vagas não prejudicam o nível de formação, pois as instituições têm competência suficiente para selecionar apenas os que estão preparados. Juntamente com a concessão de vagas no ensino superior, poderiam ser feitos acordos com as escolas particulares, através da ampliação das bolsas, atingindo o problema na base do currículo escolar. Mas mesmo que não resolva o problema no início, as cotas devem ser adotadas, pois já existem muitas pessoas fora da idade dos ensinos primário e secundário que necessitam de uma formação.

É importante, entretanto, que a política de cotas seja passageira, feita até o momento em que o governo consiga melhorar o ensino gratuito e dar condições de educação e oportunidade a todos. Dessa forma, evita-se que essas concessões se transformem em mais uma medida paliativa. Ao contrário, elas devem ser tratadas como mecanismos emergenciais, afinal de contas, enquanto as melhorarias estiverem sendo feitas, a sociedade não pode ficar esperando.

Associando a criação de espaços nas universidades aos negros, que lhes dará condições de construir uma família mais capaz de participar do crescimento econômico do país, com a transformação da educação, será possível erradicar essas desigualdades socioeconômicas entre a população branca e a segunda maior população negra do mundo, que é a população negra do Brasil.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Tópicos semelhantes

-

» Corrupção, uma alusão histórica.

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos