Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Maioridade penal

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Maioridade penal Empty Maioridade penal Sáb Fev 16, 2013 9:50 am

railton


Membros

Reduzir a maioridade penal é tratar o efeito, não à causa.

É cada vez maior o números de crimes cometidos por jovens com menos de 18 anos. Para coibir esse comportamento existem projetos de lei que propõem a redução da maioridade penal brasileira para os 16 anos. Contudo, os defensores dessa proposta se esquecem de que a melhor forma de acabar com uma prática nociva á à sociedade é atacando suas causas e não os seus sintomas mais evidentes.

Primeiramente, é preciso considerar que tratar adolescentes como adultos somente agrava á violência, pois sabendo que os presídios são conhecidos por “escola do crime” a inclusão de jovens nestes estabelecimentos trariam consequências inevitáveis, como, a volta a delinquir de forma ainda mais violenta. Um exemplo disso seria uma matéria que foi publicada no Jornal New York Times, a respeito da aplicação das penas previstas para adultos em adolescentes nos Estados Unidos afirmando que tal circunstância foi uma experiência mal sucedida resultando em agravamento da violência. Foi demonstrado que os adolescentes que cumpriram penas em penitenciárias, voltaram a delinquir e deforma ainda mais violenta, inclusive se comparados com aqueles que foram submetidos à Justiça Especial da Infância e Juventude.

Além disso, admitir que adolescentes menores de 18 anos recebam penas que se aplicam em adultos é alterar a Constituição, uma vez que o tratamento constitucional reconhece prioridade e proteção especial a crianças e adolescentes. Ainda, segundo uma pesquisa feita pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro sobre a segurança púbica no Brasil, em nove Regiões Metropolitanas, o resultado foi um percentual de 58% preferem o investimento em programas socioeducativos.

Essa é a resposta para a redução da maioridade penal, investir em programas socioeducativos, pois o governo investe na legislação punitiva, apostando que esta medida solucionará a questão, ao invés de concentrar esforços que levam a estes jovens a cometer atos infracionais, investindo assim na correção desta conduta em condições sociais e legais.

Diante disso, fica claro que em vez de encarcerar jovens menores em meio a adultos, é preciso que o governo adote medidas cabíveis para ressocializar estes, a partir de uma perspectiva educacional, como, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

2Maioridade penal Empty Re: Maioridade penal Dom Fev 24, 2013 12:48 pm

Mourette

Mourette
Membros

Bom dia Railton, bem vindo ao nosso fórum!

Primeiramente, vamos analisar o titulo da sua redação


Reduzir a maioridade penal é tratar o efeito, não à causa.



Prefiro títulos mais curtos e enfáticos


É cada vez maior o números de crimes cometidos por jovens com menos de 18 anos. Para coibir esse comportamento existem projetos de lei que propõem a redução da maioridade penal brasileira para os 16 anos. Contudo, os defensores dessa proposta se esquecem de que a melhor forma de acabar com uma prática nociva á à sociedade é [color:7eb6=red¹]atacando suas causas e não os seus sintomas mais evidentes.

Perceba, em ¹, você praticamente repete o que foi dito no título. Vejo que não há problemas, caso tivesse parafraseado-o. Além disso, repare que sua introdução peca por não conter a citação dos argumentos que sustentem a tese


Primeiramente, é preciso considerar que tratar adolescentes como adultos somente agrava a violência, pois ,¹sabendo que os presídios são conhecidos por “escola do crime” a inclusão de jovens nestes estabelecimentos trariam consequências inevitáveis, de modo que,após cumprirem o período de reclusão, voltariam à sociedade com um comportamento mais corrompido. Um exemplo disso seria uma matéria que foi publicada no Jornal New York Times, a respeito da aplicação das penas previstas para adultos em adolescentes nos Estados Unidos, afirmando que tal circunstância foi uma experiência mal sucedida, resultando em agravamento da violência. Foi demonstrado que os adolescentes que cumpriram penas em penitenciáriassem vírgula voltaram a praticar atos de violência, inclusive se comparados com aqueles que foram submetidos à Justiça Especial da Infância e Juventude.

Em ¹, é evidente que ,em muitos casos, o cidadão que vai preso, depois de ter cumprido sua pena, retorna à sociedade bem pior. Porém generalizar este fato é um erro, visto que em muitos presídios a reabilitação do encarcerados realmente acontece. Outra coisa, a palavra 'delinquir' não existe.

Além disso, admitir que adolescentes menores de 18 anos recebam penas que se aplicam em adultos é alterar a Constituição, uma vez que o tratamento constitucional reconhece prioridade e proteção especial a crianças e adolescentes. Ainda, segundo uma pesquisa feita pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro sobre a segurança pública no Brasil, em nove Regiões Metropolitanas, o resultado foi um percentual de 58% de pessoas que preferem o investimento em programas socioeducativos.


Essa é a resposta para a redução da maioridade penal, investir em programas socioeducativos, pois o governo investe na legislação punitiva, apostando que esta medida solucionará a questão, ao invés de concentrar esforços que levam a estes jovens a cometer atos infracionais, investindo assim na correção desta conduta em condições sociais e legais.



Perceba que , neste parágrafo, há propostas de intervenção, as quais deveriam aparecer apenas na conclusão.



Diante disso, fica claro que, ao invés de encarcerar jovens menores em meio a adultos, é preciso que o governo adote medidas cabíveis para a ressocialização destes, a partir de uma perspectiva educacional, como, o Estatuto da Criança e do Adolescente.


Perceba a forma abrupta com que seu texto termina. É preferível finalizar a redação com alguma frase de efeito, que remeta à defesa da sua tese.


Railton, desejo melhoras em seus próximos textos! Continue postando!! Um abraço!


ps: Sabe uma forma de me agradecer por ter corrigido sua redação? Se você possui algum tipo de espiritualidade,fale baixinho ''o Mourão vai passar em medicina!!'' =)

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos