Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Sustentabilidade na prática

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Sustentabilidade na prática Empty Sustentabilidade na prática Qua Out 12, 2011 10:18 pm

Mourette

Mourette
Membros

O modelo econômico que vigora desde a revolução industrial, no século 19, até os dias de hoje , baseia-se no crescimento dissociado tanto de preocupações ambientais quanto à democratização de riquezas. Entre as conseqüências negativas , observam-se a poluição no leito dos rios o desemprego.Assim , reforça-se a necessidade de mudanças urgentes , calcadas no desenvolvimento sustentável.

Primeiramente, ao se analisar a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, constata-se que tal empreendimento trará um benefício inestimável ao país, ao se eliminar os riscos de futuros ‘’apagões’’. Porém, a degradação ambiental se fará presente, tanto na fauna quanto a flora da região. Além disso, a população ribeirinha também será afetada, pois o desvio fluvial afetará a pesca , a qual é tão importante para a manutenção da economia local.

A partir disso, nota-se que a sustentabilidade não é alcançada apenas com a preservação ambiental, mas também com a distribuição de renda. Essa meta pode parecer utópica, ao se constatar que grandes empresas contratam empregados a salários irrisórios, a exemplo dos trabalhadores da ‘’Nike’’.Assim, conseqüência direta é a péssima qualidade de vida dessas pessoas e o desemprego, quando se recusam a tarbalharem dessa forma.

Portanto, o crescimento econômico não deve ser desvencilhar das necessidades coletivas , nem da preocupação ambiental.Sendo assim, há muita a se fazer. Contudo, tais mudanças começam a partir de cada um . A sustentabilidade deve ser encarada não como um modismo ou apenas uma ideologia , e sim com ações práticas , como , por exemplo , ao se dar preferência a produtos biodegradáveis e que sejam produzidos de acordo com as normas trabalhistas.

2Sustentabilidade na prática Empty Re: Sustentabilidade na prática Qua Out 12, 2011 11:11 pm

Dika

Dika
Membros

Oi Mourette,
Errinhos, como você disse:

"Entre as consequências negativas , observam-se a poluição no leito dos rios o desemprego[?]."

Primeiramente, ao se analisar a construção da hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, constata-se que tal empreendimento trará um benefício inestimável ao país, ao se eliminar os riscos de futuros ‘’apagões’’.
[Aqui eu sugiro: 'por eliminar os riscos...]

"Portanto, o crescimento econômico não deve ser desvencilhar..."

"Sendo assim, há muita [coisa?] a se fazer."

Muito legal sua redação. Parabéns.
Bjoo





3Sustentabilidade na prática Empty Re: Sustentabilidade na prática Qui Out 13, 2011 1:43 am

evair

evair
Membros

Só complementando...

"no século XIX," não que esteja errado haha mas eu acho mais convencional usar o romano, porque se fosse século V, por exemplo, ficaria feio escrever século 5º, sei lá... hahaha questão de gosto Razz

"Assim, a consequência direta ..."

"Contudo, tais mudanças começam a partir de cada um . A sustentabilidade deve ser encarada não como um modismo ou apenas uma ideologia , e sim com ações práticas , como , por exemplo , ao se dar preferência a produtos biodegradáveis e que sejam produzidos de acordo com as normas trabalhistas."

Eu achei que você tangenciou a conclusão, com uma ideia pouco articulada na redaçao. Em toda sua argumentação o que reina são as grandes ações: construção de Belo Monte, distribuição de renda e gigantes empresariais exploradoras.

Logo, no decorrer da redação se espera uma conclusão para esses problemas que você trata, na medida em que sua tese afirma que deve haver alguma mudança sustentável urgente. Contudo, o texto dá uma guinada, onde a solução está nas pequenas ações, e essa ideia foi pouco trabalhada na redação como um todo, assim cria-se dois problemas: 1º é a falta de solução para os problemas que você apresentou - Belo Monte e desenvolvimento da igualdade de renda; e o 2º a ideia (pouco vinculada) de que o desenvolvimento sustentável não parte de ações governamentais mais de ações individuais.

Apesar que em: "sejam produzidos de acordo com as normas trabalhistas." você faz um alusão as grandes empresas, talvez isso bastasse se você achasse uma maneira de relacionar o individual com a postura pouco sustentável de Belo Monte. -- A cobrança da pop. em relação aos danos ambientais da usina, ou então a diminuição de consumo de energia o que implicaria em menos dano ambiental, uma vez que a construção de novas usinas seriam desnecessárias. Caso você opte por essas mudanças, seria legal você complentar sua tese no ponto que toca a mudança - ou seja, que a mudança a nível individual( de pensamento, de economia) reflete em qualidade coletiva, pois exigiria do governo/empresas, enfim, ações de sustentabilidade.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos