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"Bullying"

3 participantes

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1"Bullying" Empty "Bullying" Qui Out 13, 2011 10:07 am

Mordoro


Membros

Pessoal, tem como ver meus erros sobrre minha redação ??? obrgido, queria uma nota pra ela tbm Smile
Tema: Bullying

Mudanças para estes tipos de comportamento
Imaturidade, covardia e agressividade são os principais sinônimos para a palavra “bullying”. As influências de familiares e da mídia, como: brigas, discussões , propagandas que enquadram o que é certo e o errado, fortalecem para o crescimento do “bullying”. Medias de penas mais severas e propagandas informativas sobre estes fatos é fundamental para mudar este comportamento.

Segundo Rosseau, “o meio interfere no homem”, influenciado no caráter principalmente em crianças quando educadas é exposta a todo tipo de perigo gerado pela sociedade. Um bom exemplo disto são as influências que o agressor recebe dentro de casa. Em alguns casos, com a falta de afeto, brigas e discussões diárias, tornam o jovem a perpetuarem o “bullying” reproduzindo o acontecimento dos seus lares em outros lugares.

O ato de equilíbrio de Aristóteles, compreende a comparação das culturas sobre os desvios de caráter ou falhas de outros indivíduos. Diante disso, hoje somo uma metonímia aparente: tamanho de orelhas, sobrepeso, estatura, a maneira de se vestir e outras minúcias que não se enquadram no estereótipo da mídia. Assim, pela abordagem da sociologia isto está associado no modo de pensar, agir e sentir entre o agressor e do agredido pelo “bullying”, pela Teoria Comportamental de Jung.

Entretanto, com a sociedade e a mídia mostrando o que é certo ou errado, faz o individuo perder suas características individuais, enfraquecendo pessoas menos favorecidas, como: beleza, estética ou dinheiro. Porem, são fundamentais ter propagandas, campanhas e atividades que informem as pessoas sobre a situação e penas mais severas aos agressores, com tratamentos e apoio familiar.

Os principais sinônimos para palavra “bullying”, são: imaturidade, covardia e agressividade. Para mudar tal situação, é necessário ter bons exemplos dentro de casa, formando cidadãos comprometidos com o bem estar de todos.Somente assim, todos poderão fazer parte de um lugar com menos violência e ódio.

2"Bullying" Empty Re: "Bullying" Qui Out 13, 2011 2:22 pm

evair

evair
Membros

Beleza? bom vou te ajudar então:

"Imaturidade, covardia e agressividade são os principais sinônimos para a palavra “bullying” (...)" Ocorre um erro conceitual aqui, pois a palavra bulying não possui um sinônimo em português (tanto que nem tradução tem) isso porque ela caracteriza uma ação específica: agressão intencional, física ou emocional, feita de forma sistemática e repetitiva.

Sinônimos são palavras que você pode substituir sem perda de significado. Logo, essas palavras (Imaturidade, covardia, agressividade) não substituem a palavras Bullying sem perda do significado. Imaturidade pode ser causa bullying, covardia e agressividade são características de bullying.

"As influências de familiares e da mídia, como: brigas, discussões , propagandas que enquadram o que é certo e o errado, fortalecem para o crescimento do “bullying”." - Entendo que essa é sua posição diante do Bullying, que ele surge a partir de um convívio familiar conturbado e é incitado pela mídia. Então, subentende que essa é sua tese, que você apresentará argumentos e conlusão favoráveis a ela.

"Medidas de penas mais severas [que tipo de penas? para as crianças e adolescentes?] e propagandas informativas sobre estes fatos é fundamental para mudar este comportamento [ você quer mudar esse comportamento ou acabar com ele?]." essa frase tem um forte significativo de proposta de solução, o que não se encaixa na introdução. Pois, você perde muitos pontos na coerência, na lógica de desenvolvimento.

"Segundo Rosseau, “o meio interfere no homem”, influenciando no caráter, principalmente, em crianças, pois quando são educadas ficam expostas a todos tipos de perigos geragos pela sociedade ." Essa passagem de parágrafo está muito bruta- ou seja, sem uma conexão com o parágrafo anterior. Tenta ligar um assunto no outro na hora de passar de parágrafo em parágrafo.
Além disso, Evite usar o seu trunfo (a sua estatística, a sua citação, enfim, seu dado mais convincente) no começo do parágrafo, o desenvolvimento deve ser gradual... Uma boa analogia é você imaginar um degradê, o começo da sua redação é uma cor clara e a medida que você vai se aprofundando no assunto e colocando argumentos mais sólidos a cor vai escurecendo. Logo, essa inversão que ocorreu nesse parágrafo quebra o "degradê" da evolução da tese.

Sugiro, portanto, que você inverta os períodos nesse parágrafo:

"Essas influências para o comportamento do bullying podem ter origem, em alguns casos, com a falta de afeto, brigas e discussões diárias, nos lares. Pois, segundo Rosseau, “o meio interfere no homem”, influenciando no caráter, principalmente, em crianças, pois quando são educadas ficam expostas a todos tipos de perigos geragos pela sociedade (ou, o que acho melhor, explore os comportamentos dos pais na educação dos filhos influenciando na agressividade) .

No próximo parágrafo você comete o mesmo erro do anterior.

Tenta reorganizar a ideia, sempre com uma conexão de sentido com o anterior e em uma linha de racionício constante.

"Diante disso, hoje somos uma metonímia aparente: tamanho de orelhas, sobrepeso, estatura, a maneira de se vestir e outras minúcias que não se enquadram no estereótipo da mídia." Isso deve vir antes do argumento sólido, que no caso, é a própria explicação de Aristóteles.

Já o trecho seguinte:

"Assim, pela abordagem da sociologia isto está associado no modo de pensar, agir e sentir entre o agressor e do agredido pelo “bullying”, pela Teoria Comportamental de Jung."

Está totalmente desarticulado não faz sentido com o que você escreveu. Além disso, você jogou informação (Teoria comportamental de Jung) sem explicar. O que diz essa teoria? como ela se relaciona com o bullying? como se procede essa relação de "sentir, pensar, agir" entre os agressores e agredidos?

O que parece é que você jogou a ideia, no intuito de demonstrar conhecimento, porém quando esse conhecimento não é articulado com a linha central da sua argumentação entramos naquele velho ditado: O que não ajuda, atrapalha.

"enfraquecendo pessoas menos favorecidas, como: beleza, estética ou dinheiro. Porém, (...)" Achei meio preconceituosa essa passagem: primeiro que beleza é relativa, depois porque, se uma não possui uma estética agradável, segundo a mídia, ela é menos favorecida? o que eu quero dizer, é que você promove um julgamento a partir do imposição exercida pela mídia... Vou exemplificar: É como dizer que a teoria do seleção natural só vingou porque as outras teorias eram mais fracas...
É como usar a lógica para criticar a lógica...deu pra entender?

"campanhas e atividades que informem as pessoas sobre a situação e penas mais severas aos agressores, com tratamentos e apoio familiar" -- Aqui nesse trecho que se encaixaria o que você colocou na introdução e que estava desarticulado.

Bom aqui você usa uma coisa muito vago para determinar as correções que devem ser feitas para acabar com o bullying, "penas mais severas" que tipo de pena? vamos punir criminalmente crianças que cometem bullying? Mas, se esse bullying é provocado justamente por um reflexo do comportamento da sociedade, em especial dos pais, será que só devemos mudar o pensamento e as atitudes das crianças?

Sua conclusão foi um pouco mais coerente:

Os principais sinônimos para palavra “bullying”, são: imaturidade, covardia e agressividade [modificar essa ideia de sinônimos]. Para mudar tal situação [a ocorrência do bullying], é necessário ter bons exemplos dentro de casa, formando cidadãos comprometidos com o bem estar de todos. Somente assim, todos poderão fazer parte de um lugar com menos violência e ódio.

Minha correção segue os "eixos cognitivos" comuns a todas as disciplinas que o Enem cobra em todas as disciplinas, principalmente, nas questões, mas que estão adaptadas para o que a banca espera da redação. Não são os critérios propriamente ditos para a correção da redação, são apenas as expectativas que os corretores esperam de bons candidatos

são eles:
CI - fazer uso da norma culta da língua, dominar pontuação, escrever de maneira clara e precisa sem usar rebuscamento, enfim, a boa construção de períodos entre outras coisas.
CII - construir e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento, esse quesito avalia o alcance dos conhecimentos gerais, que você agregou durante sua vida escolar
CIII - selecionar, organizar, interpretar dados e informações, seria o desenvolvimento do tema e sua interpretação em variados níveis.
CIV - construir argumentação relacionar informações de maneira a tê-los de maneira consistente. Envolve a construção de toda a redação, se você está defendendo seu ponto de vista embasado em um bom repertório.
CV - elaborar proposta, é a compreensão, por parte do estudante, de que tos os conceitos apreendidos na escola devem ser utilizados e estar vinculados a práticas humanistas que promovem transformações benéficas à sociedade.

Sendo assim, vou tentar te atribuir uma nota:
CI - 1,5
CII - 2,0
CIII - 0,5 (as informações estão mal organizadas, e tem ideias que tangenciam a argumentação central)
CIV - 1,0
CV - 1,5

6,5/10

3"Bullying" Empty Re: "Bullying" Qui Out 13, 2011 3:17 pm

Mordoro


Membros

Muito obrigado Evair..
Entendi, meuss erros, só me tira algumas duvidas.

1 - Na introdução, quando vou apresentar ao meu leitor sobre a minha posição do bullying, eu fiz assim, me posicionei em relação aos fatos que apareceriam no desenvolvimento..Bom, meu professor falou que apos citar oque viria ao desenvolvimento, colocar ainda na introdução, oque viria a ser minha P.I, isso esta errado ??? ....Eu sei que minha P.I ficou muito confusa, e pretendo arruma-la, e se nao for pedir muito irei ajeita-la e reposta la aqui novamente..

2 - No desenvolvimento eu entendi seu raciocinio, irei fazer desta forma..

3 - Bom, a estrutura do meu texto eh assim: Introdução (tese + apresent. do desenvolvimento + apresent. da P.I) ; Desenvolvimento ( sao 2 paragrafos para meus argumentos e o 3º paragrafo seria somente pra P.I ) ; Conclusao ( Relembrar a minha tese da introdução + relembrar P.I + frase de reflexao ao leitor ) tudo isso em 30 linhas, seria possivel dizer, como é sua estrutura de texto ???





Reformulei meu texto, vê se melhoro agora =x

Covardia, violência e agressividade são as principais características para o “bullying”. As influências de familiares e da mídia, como: brigas, discussões , propagandas que enquadram o que é certo e o errado, fortalecem para o crescimento do “bullying”. Entretanto estes comportamentos são inadmissíveis, visto que a mídia e a figura familiar são extremamente importantes na formação destes jovens.

Com a sociedade e a mídia mostrando o que é certo e o errado, faz o jovem perder suas características individuais. Diante disso, hoje somo uma metonímia aparente: tamanho de orelhas, sobrepeso, estatura, a maneira de se vestir e outras minúcias que não se enquadram no estereótipo da mídia. Pois, segundo o ato de equilíbrio de Aristóteles, se compreende a comparação das culturas sobre os desvios de caráter ou falhas de outros indivíduos.

Os comportamentos do bullying podem ter origem, em alguns casos, com a falta de afeto, brigas e discussões diárias, nos lares. Pois, segundo Rosseau, “o meio interfere no homem”, influenciando no caráter, principalmente, em crianças pois quando são educadas ficam expostas a todos tipos de perigos gerados pela sociedade.

Fundamental para modificar esta situação, é que se invista em propagandas, campanhas e atividades que informem a população. A sociedade e a família também devem passar aos jovens as principais noções de caráter e moral, visto que, as principais influências se iniciam dentro de casa.

As principais características para o “bullying” ,são: covardia, violência e agressividade. Para mudar a ocorrência do “bullying”, é necessário ter bons exemplos dentro de casa, formando cidadãos comprometidos com o bem estar de todos. Somente assim, todos poderão fazer parte de um lugar com menos violência e ódio.



OBS:
- Reformulei minha P.I, mudei um pedaço da introdução, e reformulei as posições dos argumentos....

4"Bullying" Empty Re: "Bullying" Qui Out 13, 2011 4:37 pm

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Não sei avaliar corretamente ainda, mas algumas coisas me chamaram a atenção no texto reformulado:

Fundamental para modificar esta situação, é que se invista em propagandas, campanhas e atividades que informem a população. A sociedade e a família também devem passar aos jovens as principais noções de caráter e moral, visto que, as principais influências se iniciam dentro de casa.

As principais características para o “bullying” ,são: covardia, violência e agressividade. Para mudar a ocorrência do “bullying”, é necessário ter bons exemplos dentro de casa, formando cidadãos comprometidos com o bem estar de todos. Somente assim, todos poderão fazer parte de um lugar com menos violência e ódio.

Me pareceu uma conclusão em 2 parágrafos.

Covardia, violência e agressividade são as principais características para o “bullying”.

As principais características para o “bullying” ,são: covardia, violência e agressividade.

Me pareceu repetição de ideias desnecessárias ao longo do texto, o que pros redatores vai parecer "encheção de linguiça" ou "ganhar linhas", penso que isso.

Corretores mais experientes como Dika, evair e Mourette podem me corrigir se eu avaliei de forma equivocada. Obrigado!




5"Bullying" Empty Re: "Bullying" Qui Out 13, 2011 4:55 pm

Mordoro


Membros

Me pareceu uma conclusão em 2 parágrafos.
Entao, eu aprendi assim: no Desenvolvimento - 2 paragrafos de argumentos e o 3º paragrafo seria exclussivo para P.I, bom agora nao sei ao certo...

Me pareceu repetição de ideias desnecessárias ao longo do texto, o que pros redatores vai parecer "encheção de linguiça" ou "ganhar linhas", penso que isso.
Entao, eu aprendi dessa forma tbm....Que na "tese" da introdução, teria que relembrar ela no começo da conclusao...

OBS: Eu fiz com esse professor no cursinho que dá esta estrutura, como fiz com outra professora particular que nao concordava muito oque ele falava...Porem, eu queria as opnioes de vcs sobre esta estrutura....3º paragrafo somente pra P,I ou 3º paragrafo de arguntos normais ??? P.I ficaria na conclusao ???

Olha fiz alterações...vou postar o texto que alterei antes do ulyssesaf comentar...


Covardia, violência e agressividade são as principais características para o “bullying”. As influências de familiares e da mídia, como: brigas, discussões , propagandas que enquadram o que é certo e o errado, fortalecem para o crescimento do “bullying”. Entretanto estes comportamentos são inadmissíveis, visto que a mídia e a figura familiar são extremamente importantes na formação destes jovens.

Com a sociedade e a mídia mostrando o que é certo e o errado, faz o jovem perder suas características individuais. Diante disso, hoje somo uma metonímia aparente: tamanho de orelhas, sobrepeso, estatura, a maneira de se vestir e outras minúcias que não se enquadram no estereótipo da mídia. Pois, segundo o ato de equilíbrio de Aristóteles, se compreende a comparação das culturas sobre os desvios de caráter ou falhas de outros indivíduos.

Os comportamentos do bullying podem ter origem, em alguns casos, com a falta de afeto, brigas e discussões diárias, nos lares. Pois, segundo Rosseau, “o meio interfere no homem”, influenciando no caráter, principalmente, em crianças pois quando são educadas ficam expostas a todos tipos de perigos gerados pela sociedade.

Fundamental para modificar esta situação, é que se invista em propagandas, campanhas e atividades que informem a população. A sociedade e a família também devem passar aos jovens as principais noções de caráter e moral, visto que, as principais influências se iniciam dentro de casa.

As principais características para o “bullying” ,são: covardia, violência e agressividade. Para mudar a ocorrência do “bullying”, é necessário ter bons exemplos dentro de casa, formando cidadãos comprometidos com o bem estar de todos. Somente assim, todos poderão fazer parte de um lugar com menos violência e ódio.


E agora, reformulei denovo....apos o ulyssesaf comentar...mudei apenas a tese, e fiz o 3º paragrafo como argumento e coloquei a P.I junto com a conclussao...


Covardia, violência e agressividade são as principais características para o “bullying”. As influências de familiares e da mídia, como: brigas, discussões , propagandas que enquadram o que é certo e o errado, fortalecem para o crescimento do “bullying”. Entretanto estes comportamentos são inadmissíveis, visto que a mídia e a figura familiar são extremamente importantes na formação destes jovens.

Com a sociedade e a mídia mostrando o que é certo e o errado, faz o jovem perder suas características individuais. Diante disso, hoje somo uma metonímia aparente: tamanho de orelhas, sobrepeso, estatura, a maneira de se vestir e outras minúcias que não se enquadram no estereótipo da mídia. Pois, segundo o ato de equilíbrio de Aristóteles, se compreende a comparação das culturas sobre os desvios de caráter ou falhas de outros indivíduos.

Os comportamentos do bullying podem ter origem, em alguns casos, com a falta de afeto, brigas e discussões diárias, nos lares. Pois, segundo Rosseau, “o meio interfere no homem”, influenciando no caráter, principalmente, em crianças pois quando são educadas ficam expostas a todos tipos de perigos gerados pela sociedade.

Outro fator que ainda contribui para a continuação dessa tirania é a falta de desvelo das escolas com o problema. Um exemplo disto, foi a conduta do jovem que matou 13 crianças em Realengo, no Rio de Janeiro. Muitos justificam, que este massacre, foi
através de sua personalidade problemática, cujo estopim foi o “bullying” ocorrido nesta mesma escola em sua infância.

Fundamental para modificar esta situação, é que se invista em propagandas, campanhas e atividades que informem a população. A sociedade, escola e a família também devem passar aos jovens as principais noções de caráter e moral. Para mudar a ocorrência do “bullying”, é necessário ter bons exemplos dentro de casa. Somente assim, todos poderão fazer parte de um lugar com menos violência e ódio.

QUAL DOS 2, FICOU MELHOR ????
Se ainda tiver erros, por favor, me corrijam...
Obrigado


6"Bullying" Empty Re: "Bullying" Qui Out 13, 2011 8:02 pm

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Eu particularmente achei a 2 melhor. Repetição de ideias não é algo muito bem-vindo em redações, pelo menos pelo que me ensinaram até hoje.
O que deve ser feito sim é um reforço da tese, usando sinônimos ou mudando o parágrafo para não ficar uma coisa muito repetitiva.

Pelo que aprendi, no desenvolvimento você expõe seu ponto de vista de forma clara, objetiva e persuasiva, mas eu deixaria a proposta de solução na conclusão da redação. Funcionaria como um arremate final de todo o texto, sintetizando tudo que foi abordado antes e trazendo pro cotidiano da sociedade.

7"Bullying" Empty Re: "Bullying" Qui Out 13, 2011 10:17 pm

evair

evair
Membros

nossa meu...perdi tudo que tinha escrito aqui... fui enviar mas não vi que minha internet tinha caído... Sad


Vou tentar resumir ( porque fiquei enjuriado agora) o que tinha escrito antes:

1- eu não acho que fica legal colocar uma proposta na introdução porque a proposta fica elucidada, faz mais sentido, somente depois do desenvolvimento dos argumentos, o que só ocorre nos parágrafos de argumentação. Em todo caso, verei isso com minha plantonista amanhã.

2- o que não pode ocorrer é:

- colocar uma ideia na introdução e não desenvolve-la
- colocar um desenvolvimento que não está sugerido na introdução
- a repetição de mesmas palavras, expressões, no decorrer do texto.


Tinha feito um esqueminha de como faço minha redação com um tema genérico - sinto muito, mas tinha dado um pouco de trabalho e agora ainda to nervoso, faço outra hora ou se tiver necessidade -

Em suma, uso:
(suponhamos um texto com 2 argumentos)
1º parágrafo: apresentação do tema + tese ( com arg. 1 e arg.2 implícitos)
2º parágrafo: desenvolvimento de Arg.1 e consistência (dados, estatísticas etc. ) - nesta ordem
3º parágrafo: desen. de arg. 2 e consistência
4º: conclusão, retomada da ideia central (NUNCA COM AS MESMAS PALAVRAS) considerações sobre Arg.1 e Arg.2 e em seguida a proposta de intervenção.

-- mas parte de trabalhar um argumento ou dois em um mesmo parágrafo pode variar, contudo, o que não varia é a conexão entre eles, a transição deve fluir---

Sobre os dois textos: o segundo ficou BEM melhor. Só precisa de algumas correções que farei agora aqui embaixo:

O Bullying é a agressão intencional, física ou emocional, feita de forma sistemática e repetitiva, cada vez mais frequente entre os alunos. Esse comportamento gera sérias consequência no convívio escolar e social, e deve ser combatido na sua origem, que está tanto nas brigas e discussões familiares quanto na mídia impositora de padrões.

Essa influência da mídia no comportamento dos jovens se deve, sobretudo, pelo poder de definir o que é certo e o errado, o que é belo e feio . Logo, ela impõe padrões desprezando as diferenças, o que culmina na transformação das pessoas em metonímias: tamanho de orelhas, sobrepeso, estatura, a maneira de se vestir e outras minúcias que não se enquadram no estereótipo imposto. Isso ocorre segundo o ato de equilíbrio de Aristóteles, que compreende a comparação das culturas sobre os desvios de caráter ou falhas de outros indivíduos.

Assim, a formação moral, cultural e ética advindo dos pais possui grande representatividade na formação de um indivíduo. Logo, o comportamento do bullying pode ter origem, em alguns casos, na falta de afeto, brigas e discussões diárias, nos lares. Pois, segundo Rosseau “o meio interfere no homem”, influenciando no caráter, principalmente, das crianças.

Portanto, as crianças, condicionadas a comportamentos agressivos, podem refleti-los onde o convívio social é maior: na escola. Assim, se não for tratado, o bullying pode adquirir proporções trágicas. Um exemplo disto, foi a conduta do jovem que matou 13 crianças em Realengo, no Rio de Janeiro. Muitos justificam que este massacre ocorreu devido a sua personalidade problemática cujo estopim foi o “bullying” ocorrido nesta mesma escola em sua infância.

Logo, para modificar esta situação é fundamental que se invista em propagandas, campanhas e atividades que informem a população dos perigos e das consequências do bullying. A sociedade, escola e a família devem passar aos jovens as principais noções de caráter e moral, pois para mudar o cenárido do “bullying” é necessário ter bons exemplos dentro de casa. Somente assim, todos poderão fazer parte de um lugar com menos violência e ódio.


Essas são as mudanças que sugiro que você faça. Repare que um parágrafo leva ao outro, e todos percorrer um linha de raciocínio lógico que acaba na conclusão.



Última edição por evair em Sex Out 14, 2011 11:07 am, editado 1 vez(es)

8"Bullying" Empty Re: "Bullying" Sex Out 14, 2011 10:18 am

Mordoro


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Muito obrigado msm Evair...
O entendimento do texto ficou bem mais claro agora....

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