Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[ENEM] Privacidade sem-fio

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1[ENEM] Privacidade sem-fio Empty [ENEM] Privacidade sem-fio Sex Out 28, 2011 10:31 am

kikocherman


Membros

Privacidade sem-fio

A internet possibilitou novas formas de socialização que apresentam vantagens em relação aos métodos tradicionais de comunicação. Com ela, por exemplo, é fácil manter relacionamentos com pessoas que moram em outros países. No entanto, se utilizada com pouco cuidado, a web pode tornar a vida de seus usuários excessivamente pública, assim lhe causando danos.

Isso fica evidente quando se analisa o fenômeno das redes sociais. É comum ver pessoas, principalmente jovens, publicando nesses sites dados particulares, como seus endereços de residência e locais de trabalho. Nos Estados Unidos, um homem teve a sua casa furtada após "tuitar" que estava em uma viagem. Outros tipos de crimes, como sequestros, também já foram facilitados pela falta de privacidade oferecida pela internet.

Além disso, são vários, hoje, os empregadores que estudam a vida virtual de candidatos antes de contratá-los. Muitas pessoas, outrossim, são demitidas por causa de fotos ou artigos de opinião que disponibilizaram em seus blogs ou perfis on-line. Isso mostra a importância de um uso adequado da web, isto é, em que haja limites entre o que é público e o que é privado.

Nesse contexto, fica claro que é necessária a conscientização universal da maneira própria de se utilizar a internet. Desse modo, cabe ao Estado tornar mandatórias, na rede de ensino, aulas de informática em que isso seja ensinado. Valores também vêm de casa - por isso, é dever de todo pai mostrar aos filhos como ponderar corretamente o que pode ser publicado na internet.

2[ENEM] Privacidade sem-fio Empty Re: [ENEM] Privacidade sem-fio Sex Out 28, 2011 12:20 pm

Latim


Membros

Redação bem estruturada, mas...

"Desse modo, cabe ao Estado tornar mandatórias, na rede de ensino, aulas de informática em que isso seja ensinado. Valores também vêm de casa - por isso, é dever de todo pai mostrar aos filhos como ponderar corretamente o que pode ser publicado na internet."

Na sua conclusão, você propõe soluções para os jovens no meio das redes, mas esse problema não se retringe apenas a eles, é uma nova realidade do século XXI, por isso trata-se de um problema sem faixa etária.Além disso, em partes do texto como: "manter relacionamentos com pessoas" ou "pode tornar a vida de seus usuários", subtende-se que você compreende que o tema não se limita a um grupo em específico.

alguns erros:
"é dever de todo pai"
Só do pai? Não seria: "de todos os pais"? utilize palavras que não se limite a um grupo, como por exemplo, responsáveis.

Algums palavrinhas fazem diferença no texto, substituia termos como mostrar por orientar, fica mais formal e se livra de possíveis ambiguidades.

No geral sua redação foi bem escrita, não saiu da lógica inicial, e não foi disperso nas ideias, mas faltou audácia para explanar esse assunto, que abria espaço para muitos outros pontos.

3[ENEM] Privacidade sem-fio Empty Re: [ENEM] Privacidade sem-fio Sex Out 28, 2011 1:44 pm

kikocherman


Membros

Latim, entendi suas críticas, mas acho que "pai" é uma metonímia comumente usada para significar os responsáveis.

4[ENEM] Privacidade sem-fio Empty Re: [ENEM] Privacidade sem-fio Sex Out 28, 2011 2:13 pm

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Cuidado! É sempre bom evitar a utilização de figuras de linguagem. Somente em raras situações, é viável empregar esses recursos linguísticos. Por exemplo, quando você já expressou muitos vocábulos de mesmo significado e não sabe substituir aquela palavra por uma outra. Veja:
O médico saiu do hospital.

O homem de branco saiu do hospital.

Perceba que, se você empregasse a 2ª frase isoladamente, essa sentença teria ambiguidade, pois não poderia ser um enfermeiro também, em vez de ser um médico? Porém, caso você utilizasse, primeiramente, a 1ª frase e depois a 2ª frase, o leitor conseguiria entender o que você quis dizer numa boa.

Falou!

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

5[ENEM] Privacidade sem-fio Empty Re: [ENEM] Privacidade sem-fio Sex Out 28, 2011 2:47 pm

kikocherman


Membros

Mas o homem de branco é horrível, todo pai é padrão.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos