Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

2[ENEM] ABORTO

4 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

12[ENEM] ABORTO Empty 2[ENEM] ABORTO Qua Out 19, 2011 3:51 pm

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

ABORTO, ABUSO OU DIREITO?

[SEM TÍTULO]

A questão da legalização do aborto no Brasil, ganhou destaque na última campanha presidencial, não obstante, a problemática ganhou contornos políticos e pouco se pôde discutir sobre os reais problemas inerentes ao assunto.

Hoje, no Brasil, o aborto é legal em casos restritos, não configurando crime apenas se a gravidez for oriunda de estupro ou se apresentar risco à vida da mãe. Grande parte dos países desenvolvidos já legalizaram o aborto, mas, no país, a discussão ainda divide opiniões.

Um estudo divulgado, em 2010, por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e do Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero (Anis), aponta que, no Brasil, dentre cinco mulheres de até 40 anos, uma já fez um aborto. Isso confere à questão uma visão de problema de saúde pública, já que a maioria dos abortos ilegais é realizado sem cuidados médicos, de higiene etc, acarretando riscos à saúde da mulher. Essa prática clandestina e insalubre, classificada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) de aborto inseguro, causa grandes impactos ao sistema de saúde, pois, na maioria das vezes, é o próprio sistema público quem arca com as complicações dos abortos malfeitos.

As campanhas contraceptivas e de planejamento familiar têm mostrado resultados significativos e devem sem ampliados. Porém, a criminalização não impede que os abortos ilegais, e principalmente os inseguros, sejam realizados, contribuindo para as práticas de risco. Por este motivo, é preciso tratar a legalização do aborto como uma medida de proteção à saúde da mulher, meio este, que deve ser levado em consideração quando se trata de um Estado democrático e laico.

Ideologias a parte, gostaria da opiniao de vcs!

22[ENEM] ABORTO Empty Re: 2[ENEM] ABORTO Qui Out 20, 2011 12:50 pm

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Maikon, achei perfeita essa redação, como as outras suas.

Simplesmente não consegui ver nada de equivocado no texto. Me passa um pouco dessa inteligência? hauah'

Ideologia não a parte: concordo contigo, mas infelizmente é um tema que não se resolverá tão cedo. Boa parte da população não pensa assim, aí complica.

Valeu.

32[ENEM] ABORTO Empty Re: 2[ENEM] ABORTO Qui Out 20, 2011 3:05 pm

renanmcosta


Membros

Bom, sou péssimo para analisar erros grámaticas e , por isso, prefiro observar apenas a argumentação.
Adorei o ponto de vista da sua redação. Os argumentos são fortes( os dados dos orgãos melhoraram bastante a argumentação) e bem articulados.
Porém, discordo um pouco da sua conclusão. Não acho que só o planejamento familar e os métodos contraceptivos resolvam a situação. A educação de qualidade no país é fundamental para diminuir os índices de aborto no pais, visto que, a população menos instruída é a que mais procura as clínicas clandestinas.

Espero ter ajudado.
Um abraço

42[ENEM] ABORTO Empty Re: 2[ENEM] ABORTO Qui Out 20, 2011 3:29 pm

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Ulyssesaf, agradeço seu comentário. Esta redação tinha mais informações, mas tive de omiti-las por conta das trinta linhas. Realmente, esse assunto é muito polêmico e de difícil conformidade. Confesso que ainda não tenho uma opinião formada do assunto. Tomei o lado que, com as informações que dispunha, melhor defenderia e, consequentemente, convenceria. Mas me parece que esta questão caminhará para o lado dos que defendem a legalização. Não só por se tratar de um país democrático, mas pela laicidade, visto que os principais movimentos contra a descriminalização são entidades religiosas. Parece-me correto uma pessoa ter autonomia sobre seu próprio corpo.
Quanto à inteligência, que isso 'rapá'[rs] isso é só muita leitura, algo ao alcance de todos.

Flw

52[ENEM] ABORTO Empty Re: 2[ENEM] ABORTO Qui Out 20, 2011 3:43 pm

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Renan, valeu pelo seu ponto de vista. Está certo vc quando diz que os abortos de risco são feitos, em sua maioria, nas classes menos favorecidas [instruídas]. Talvez faltou abordar este lado, mas como já disse, tive que tirar mtas informações para o texto entrar em trinta linhas. Mas não disse que essas medidas resolveriam o problema, mas sim que mostraram resultados significativos. Sem dúvida nenhuma a educação é a solução para tudo, até porque o planejamento familiar e os metodos contraceptivos não deixam de ser educação. Seu ensino é obrigatório nas escolas.
Agradeço o comentário. Caso caia este tema incluirei sua sugestão.
Flw.

62[ENEM] ABORTO Empty Re: 2[ENEM] ABORTO Qui Out 20, 2011 6:46 pm

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Que nada Maikon. Mas bom que você mencionou o lance de leitura. Eu tava precisando de sugestões de livros.. se você puder me mandar uma lista por mp eu ficaria mto agradecido! =)'

72[ENEM] ABORTO Empty Re: 2[ENEM] ABORTO Sex Out 21, 2011 12:37 pm

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Ok.

82[ENEM] ABORTO Empty Re: 2[ENEM] ABORTO Seg Out 24, 2011 10:53 pm

Dika

Dika
Membros

Oi,
Muito boa essa redação. Parabéns!

Vou te dar uma sugestão, ok?

"Hoje, no Brasil, o aborto é legal em casos restritos, não configurando crime apenas se a gravidez for oriunda de estupro ou se apresentar risco à vida da mãe. Grande parte dos países desenvolvidos já legalizaram o aborto, mas, no país, a discussão ainda divide opiniões."

No final da sentença, entendi que você usou a palavra país, para não repetir a palavra Brasil, do início do parágrafo. Eu achei estranho, como se você fosse escrever no nosso país. Então proponho: Hoje, às brasileiras é permitido fazer um aborto legal em casos restritos [...] Grande parte dos países desenvolvidos já legalizaram o aborto, mas, no Brasil, a discussão ainda divide opiniões.

Se discordar de mim, é só escrever!
Bjoo

92[ENEM] ABORTO Empty Re: 2[ENEM] ABORTO Seg Out 31, 2011 11:25 am

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Boa sugestão. Eu fiquei mesmo uns cinco min. pra não repetir no Brasil ou para não pôr em nosso país para não entrar na dissertação.

Valeu, boa dica, Dika!
Bjo

102[ENEM] ABORTO Empty Re: 2[ENEM] ABORTO Seg Out 31, 2011 7:44 pm

Dika

Dika
Membros

Wink

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos