Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

As guerras no cenário internacional

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1As guerras no cenário internacional Empty Re: As guerras no cenário internacional Dom Nov 20, 2011 7:16 pm

evair

evair
Membros

e lá vamos nós garotão!
Guerra e paz


Questões políticas, econômicas e sociais são motivos de desencadeamento de conflitos no mundo, como nas (?) primeira e segunda guerra mundiais [não sei se essa concordância está correta, não sou excelente em gramática, mas na dúvida eu mudaria para: como nas duas guerras mundias; como na primeira e segunda guerra mundial; como na primeira e segunda guerra mundiais; eu tava vendo minha apostila: Quando dois ou mais ordinais vêm antes de um substantivo, determinando-o, este concorda com o mais próximo ou vai para o plural, exemplo: A primeira e a segunda lição// A primeira e a segunda lições. Vou ver se esta forma (que você escreveu) está correta, se você souber me dá um toque também, fiquei na dúvida Wink]. De modo que no pós-guerra as nações conflitantes encontram dificuldades para se reerguerem financeiramente devido aos gastos com armamentos e reconstrução do país, por exemplo. Tese: as guerras trazem muitos prejuízos paras as nações envolvidas


A guerra pode ser uma via de democratização, como na Líbia. [Falta um conectivo aqui, eu sei que Kadafi era o ditador da Líbia mas nem sempre as pessoas ligam o nome a pessoa, primeiro porque esse movimento árabe a primeira vista foi meio conturbado e repentino, além disso não é difícil ver pessoas confundindo kadafi-mubarak-tunísia, alias, tem gente que coloca até israel-palestina no meio, que não tem nada a ver com essa história; segundo porque a mudança de período ficou muito brusca. Se você começar o segundo período ligando: kadafi á líbia e, por seguinte, ao fatos, já resolveria]. Kadafi foi morto por um grupo de rebeldes que não aceitavam as suas ações ditatoriais [ultimamente não tenho visto muito o noticiário, infelizmente, mas essa informação procede? porque da última vez que li/vi algo sobre isso ainda estava em andamento a investigação sobre as circunstâncias da morte, a análise do vídeo que ele aparece e tal, pois tem todo um processo, uma burocracia, crime de guerra e blablabla...Bom, minha opinião pessoal: É ÓBVIO que ele foi assassinado, mas é aquela velha história... igual na morte da Amy: esperamos o laudo oficial mesmo conhecendo o histórico da nega]. Da mesma forma, o povo afegão pode ser livre da opressão imposta pelo grupo "Taleban", devido as intervenções americanas nesse país. [Aqui, você transformaria esse último período em um forte argumento para sua tese (lembre-se sempre dela) se mencionasse os resultados dessa invasão: instabilidade política, baixa de civis ( alias, outro dia li alguma coisa sobre a guerra Israel x Palestina onde mencionava que, diferentemente do período das grandes guerras, as maiores baixas são de civis e não de militares), isso aconteceu com o Iraque também, enfim, faz-se necessário a vinculação da ideia que a guerra (mesmo com fins ditos "dignos") não se justificam devido os meios]


Se por um lado a guerra pode trazer a pacificação [será? países que entram em guerras dificilmente saem delas pacificados, em geral, precisam de ajuda para se reestruturarem como você defende na tese. Estamos habituados a estudar e ligar guerra aos conflitos envolvendo os países ricos- o que dá a impressão que os conflitos não afetam tanto a economia. Em parte é verdade, por serem mais ricos se erguem mais rapidamente, porém, atualmente as maiores e terríveis guerras estão acontecendo nos países pobres- o melhor exemplo: Darfur- intensa guerra civil que dizima milhares de pessoas e cria milhões de refugiados, o Sudão não é mais um país, virou um território de terror e dominação de milícias, e dificilmente será um tão cedo. As guerrilhas, Farc e dos traficantes na américa do sul, as milícias, nos conflitos tribais na Africa, entre outros tantos exemplos ricos que você pode explorar e usar como regra de que guerra dificilmente traz "paz". Agora em seguida você segue o mesmo raciocínio que acabei de explanar mas veja que na leitura conjunta parece paradoxal o que você escreve .] por outro ela acarreta grandes prejuízos sociais, como a dizimação de parte da população. Além disso, após o conflito, uma crise financeira pode se instalar tanto na nação vencendora quanto na perdedora, por conta dos investimentos financeiros aplicados, por exemplo, na aquisição ou
desenvolvimento de tecnologias para a guerra. [ Outro paradoxo, dizem que a aquisição de tecnologia - seu desenvolvimento, é um dos poucos benefícios que a guerra proporciona - pois, geralmente são tecnologias que são recicladas para outros fins. No meu primeiro ano de cursinho, eu tive um professor de geografia que disse uma frase que nunca mais esqueci: " A guerra quando se estende torna-se uma luta por matéria-prima, vence quem tem mais resistência", logo (preciso buscar dados absolutos, mas acredito que) o maior custo de uma guerra é com energia, recursos naturais e produtos bélicos. Por exemplo, a URSS sucumbiu, entre outras razões, justamente devido a produção de armas, apesar dos desenvolvimento de novas tec., o que pegou mesmo foi na indústria: produção de armas, balas, botas ao invés da comida.]
Logo, os países devem evitar a utilização da guerra [seja para] fins pacíficos, políticos ou econômicos, pois várias pessoas perdem a vida nesses embates. A situação conflitante precisa ser solucionada inicialmente por meio das vias diplomáticas, sempre com a intermediação da ONU (essa intervenção da ONU foi pouco trabalhada no texto, talvez se acrescentar uma oração colocando que o papel da ONU é manter a paz entre os países já contextualiza. Apesar que a ONU - principalmente a banca de Segurança, é muito frágil- diria até ineficiente- quando diz respeito as guerras de interesse dos países que fazem parte do Conselho de Segurança , até hoje nenhuma sanção contra Israel ou represaria contra as intervenções sem "razão" dos EUA; Tem um assunto muito em pauta nesses últimos anos que é a reforma do conselho de segurança, inclusive o Brasil reivindica uma cadeira permanente, é por essas e outras que é o exercito brasileiro que lidera a reestruturação do Haiti. A cruz vermelha e outras organizações e ordens ligadas à ONU que atuam como pacificadores de guerra na Africa, além de ajudar refugiados, são bons pontos que podem te ajudar a estruturar melhor a ideia de contenção de novas guerras, e principalmente, o fim das atuais - que são muitas e que tão rolando a muito).




Você escreve muito bem, seu texto está ótimo. As dicas postadas aqui tem o objetivo de te ajudar a explorar melhor o tema, visto que não tem erros gramaticais e tem boa coesão e conexão entre parágrafos. Quando o tema é algo tão amplo, como guerra, é bom fazer uma linha de raciocínio, e ir partindo de algo mais amplo e ir ceifando até uma ponto mais específico, como se fosse uma pirâmide invertida. Partindo das grandes guerras => conflitos de região => guerras civis => determinado conflito, exemplificando e reforçando todo seu pensamento..., por exemplo. É isso, se quiser acrescentar alguma coisa ou contestar, estamos aqui pra isso..
Abração

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos