Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Proposta 2 UFES 2012

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Proposta 2 UFES 2012 Empty Proposta 2 UFES 2012 Qua Jan 04, 2012 9:34 am

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

O poema de Paulo Roberto Sodré trata de partida – de alguém de algum lugar (―alhures‖). Já o de Mário de
Sá-Carneiro trata de chegada, do abrir a porta depois de uma ―campainhada‖.
Abordando a temática Partida e Chegada, elabore um texto narrativo de ficção, em que o narrador descreva
o transcorrer de uma viagem de ônibus e a recepção ao(s) viajante(s).



Democracia de culturas


Estava eu, parado em um ponto de ônibus na pequena cidade de Castelo, interior do estado do Espírito Santo. Após cerca de quinze minutos, acenei ao motorista com o polegar e este deu seta no veículo até pará-lo completamente a cerca de três metros de onde eu me encontrava.

Ao subir os degraus que o veículo continha encarei o rosto do motorista e lhe retribuí a gentileza da parada com um sorriso e um "bom dia". Atravessando o corredor me deparei com um lugar vago, raro naquele tipo de transporte e horário. Resolvi me sentar. Ao meu lado estava uma senhora que aparentava uns sessenta anos de idade, cordialmente a cumprimentei com um sorriso e um "bom dia, como vai?".

O ônibus deu a partida e em meio a estrada, que ziguezagueava nas infindas curvas, rostos distintos iam se revelando em cada acento daquele veículo. Cerca de duas fileiras atrás de onde eu me encontrava havia uma menina, de cerca de quinze anos falando ao celular, provavelmente com seu namorado, pelas expressões faciais que manifestava. Mais adiante, pude encontrar dois trabalhadores de uma empresa mineradora, que a esta altura da viagem já se encontravam dormindo devido a exaustiva jornada de trabalho que estaria por vir.

A viagem continuava e não saía da minha mente as feições daquelas pessoas, eu imaginava quão diferente seriam os mundos de cada um de nós: eu, o motorista, a senhora ao meu lado, os dois empregados e a menina. Eis que sou surpreendido pelo cobrador, que me pedia o passe. Ao entregá-lo pude observar o uniforme da empresa rodoviária e suas feições, de que me recordei de quando acordava: cara amassada, olhos cerrados e baixa lucidez.

Eu olhava para fora e entre os postes de energia e vegetação, pastos e empresas mineradoras, uma doce sensação me veio à mente. E então me perguntava: como uma mesma espécie animal (homo sapiens sapiens) pode ser tão diferente? E como a sociedade transformou essas pessoas? Eram indagações que me preocupavam, mas ao mesmo tempo me confortavam em saber que cada qual, do jeito e da forma com que vivia buscaria sua própria felicidade. Então a viagem para mim acabou, puxei a cordinha e o motorista parou a uns trinta metros. Desci do veículo e comecei minha jornada estudantil diária.



Ulysses Fioresi.



Nossa, quando olhei a proposta até me assustei. Muito tempo que não fazia tentos narrativos, só dissertativo-argumentativos. Avaliem aí pessoal e se possível atribuam uma nota. Muito obrigado!

2Proposta 2 UFES 2012 Empty Re: Proposta 2 UFES 2012 Sex Jan 06, 2012 8:06 am

Mourette

Mourette
Membros

Cara , eu vou corrigir segundo a ótica que eu tenho de fazer dissertações , mas pedirei para alguém mais olhar seu texto , e dar um aval em minhas palavras , ok?

A ideia seria fazer uma historinha, algo leve e fluido . Portanto , creio que alguns recursos usados nas dissertações não caiam bem nela .

Estava eu, parado em um ponto de ônibus na pequena cidade de Castelo, interior do estado do Espírito Santo. Após cerca de quinze minutos, acenei ao motorista com o polegar e este e ele deu seta no veículo até pará-lo completamente a cerca de três metros de onde eu me encontrava.

O ônibus deu a partida e em meio a estrada, que ziguezagueava nas infindas curvas, rostos distintos iam se revelando em cada acento daquele veículo. Cerca de duas fileiras atrás de onde eu me encontrava havia uma menina, de cerca de quinze anos falando ao celular, provavelmente com seu namorado, pelas expressões faciais que manifestava.[utilize uma linguagem menos carregada :''pela cara de apaixonada que manisfestava'' ] Mais adiante, pude encontrar dois trabalhadores de uma empresa mineradora, que a esta altura da viagem já se encontravam dormindo devido a exaustiva jornada de trabalho que estaria por vir.

A viagem continuava e não saía da minha mente as feições daquelas pessoas. euImaginava quão diferente seriam os mundos de cada um de nós: eu, o motorista, a senhora ao meu lado, os dois empregados e a menina. Eis que sou surpreendido pelo cobrador, que me pedia o passe. Ao entregá-lo pude observar o uniforme da empresa rodoviária e suas feições, de que me recordei de quando acordava: cara amassada, olhos cerrados e baixa lucidez.

Poxa , bem legal a historinha , com início , meio e fim. Eu acho que é assim mesmo. Só lhe digo para '' amolecer'' um pouco a linguagem para tornar algo mais ''prazeroso '' para quem lê. Não que não tenha sido , mas os contos e histórias fictícias geralmente são assim. Leia algumas crônicas , caso optar por incluir algum humor à história , o que seria bem interessante.

Abraço fiotee

3Proposta 2 UFES 2012 Empty Re: Proposta 2 UFES 2012 Sex Jan 06, 2012 9:40 am

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Valeu Mourette, sinto que faltou isso mesmo.

Grande abraço.

4Proposta 2 UFES 2012 Empty Re: Proposta 2 UFES 2012 Sex Jan 06, 2012 10:11 am

Dika

Dika
Membros

Oi, vou deixar minha opinião também. A redação narrativa é a hora de soltar a imaginação, não ficar preso em palavras que caiam melhor nos textos dissertativos. Veja que em alguns pontos a sua narrativa não flui, fica presa em muita descrição.

Veja o 1§, já ali você poderia ter dado um ar mais leve a redação, dizendo ironicamente que o onibus ficou contente em parar para você, ou que o motorista sempre atende aos seus chamados... Enfim, não custa sair da formalidade.

"Ao subir os degraus que o veículo continha..." Subi no ônibus já estaria bom, veja como fica cansativa a narrativa com muitas palavras para descrever pouca ação. Podia economizar espaço para suas divagações.

Achei a senhora interessante, você poderia ter usado mais ela. Nas suas indagações filosóficas, poderia ter passado a sua mente se tais pensamentos já haviam ocorrido com ela, e por que? Ou ter dito tchau para ela na hora de descer do busu e encontrar ela dormindo também, ou morta... sei lá, aproveitado mais ela. Ou mesmo, no fim, ter despertado os mineiros, tendo batido acidentalmente em um deles, ou olhado a mocinha que naquela hora desligava o celular... Poderia ter dado um desfecho às personagens, e não apenas abandona-as do mesmo modo que as encontrou.

"Cerca de duas fileiras atrás de onde eu me encontrava havia uma menina, de cerca de quinze anos falando ao celular..." Poderia dizer que atrás de você havia uma mocinha apaixonada, note como essa frase está grande. Sei que a localização da personagem no espaço é importante, mas não mais que suas características, e como a temática, se não me engano é sobre a recepção dada a você pelos viajantes, poderia ser mais explicito e dizer que ela não perceberia se o ônibus batesse, o que demostraria efetivamente que você foi sumariamente ignorado, exceto pelo motorista e pela velhinha.

O texto está bem interessante, mas se puder, prime pela simplicidade de escrita, pela leitura leve. Não estou dizendo que seu texto esteja ruim, apenas que, como disse Mourette, se puder introduzir um humorzinho ou ironia, deixaria seu texto mais marcante. Essa também não é uma área que eu tenha experiências, mas veja se você aproveita alguma coisa ai.

Beleza?

5Proposta 2 UFES 2012 Empty Re: Proposta 2 UFES 2012 Sex Jan 06, 2012 11:54 am

Mourette

Mourette
Membros

Boa Dika!!!! kkk

6Proposta 2 UFES 2012 Empty Re: Proposta 2 UFES 2012 Sáb Jan 07, 2012 8:24 am

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Realmente, boa Dika! Aliás, ótimas dicas.

Tenho que treinar mais esse tipo de texto, UFES cobra constantemente.

Valeu gente!

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos