Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Discriminação no Brasil, como combatê-la?

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Um passo imprescindível para a civilidade

Herança cultural, falta de informação, sociedade conservadora e libertinagem. Esses são os ingredientes principais que compõem a mistura de fatores que desencadeiam na discriminação. Seja por orientação sexual, condição social, aparência física ou deficiência, a sociedade brasileira ainda não venceu o desafio de derrotar a discriminação e a intolerância.

A mídia noticia quase que diariamente casos de discriminação, seja contra homossexuais, seja contra mulheres, deficientes físicos, obesos e tantas outras características que não passam despercebidas às mentes discriminadoras. Um olhar presunçoso, uma omissão, um falar mal ou simplesmente pré-julgar já caracterizam atitudes discriminatórias e elas podem ser traumáticas tanto para quem pratica e principalmente para os que são discriminados.

Grande exemplo desse trauma pode ser exemplificado no caso de uma internauta que fez citações explicitamente discriminatórias contra nordestinos no Twitter. Ela não só foi processada judicialmente como ganhou fama rápida pelas redes sociais como preconceituosa. Se os traumas podem atingir tamanha proporção com quem pratica, muito maior será o dano sobre aquele que é discriminado, como por exemplo o caso do massacre de crianças em Realengo no ano passado. Wellington sofreu bullying enquanto criança e esse trauma pode ter desencadeado essas ações violentas.

Até o esporte, que deveria ser exemplo de cidadania e ética sofre com a discriminação. Não são raros os casos envolvendo brasileiros e estrangeiros vítimas de discriminação racial. Casos esses que ganham enorme repercussão como o caso do jogador de futebol Grafite e tantos outros que a Justiça Desportiva julga anualmente.

Ações intolerantes e discriminatórias estão presentes nas mais diversas situações e enfrentá-las é um dever de todos. Não pode haver cidadania, igualdade e civilidade se os "diferentes" estão à mercê dos "normais". Instrumentos como a educação, o resgate de valores éticos e o exercício da tolerância são poderosos para amenizar a discriminação. Pais devem orientar seus filhos e a escola tem a obrigação de abordar esse tema. Contudo, é a consciência que deve ser o principal instrumento de freio de atitudes discriminatórias.


Ulysses Fioresi



Boa noite galera, taí mais uma dissertação minha. Avaliem, julguem, corrijam, dêem sugestões e se possível atribuam uma nota. Meu muito obrigado a todos!

[Planck]³


Membros

passo imprescindível para a civilidade


Herança cultural, falta de informação, sociedade conservadora e libertinagem. Esses são os ingredientes principais que compõem a mistura de fatores que desencadeiam na discriminação[o verbo desencadear não pede a preposição ''em'' que se junta com o a (em+a)]. Seja por orientação sexual, condição social, aparência física ou deficiência, a sociedade brasileira ainda não venceu o desafio de derrotar a discriminação e a intolerância.

A mídia noticia quase que diariamente casos de discriminação, seja contra homossexuais, seja contra mulheres, deficientes físicos, obesos e tantas outras características que não passam despercebidas às mentes discriminadoras. Um olhar presunçoso, uma omissão, um falar mal ou simplesmente pré-julgar[antes da palavra ''pré-julgar'' coloque o artigo indefinido ''um''] já caracterizam atitudes discriminatórias e elas podem ser traumáticas tanto para quem pratica e[no lugar do ''e'' coloque o ''como''] principalmente[entre vírgulas] para os que são discriminados.

Grande exemplo desse trauma pode ser exemplificado no caso de uma internauta que fez citações explicitamente discriminatórias contra nordestinos no Twitter. Ela não só foi processada judicialmente como ganhou fama rápida pelas redes sociais como preconceituosa. Se os traumas podem atingir tamanha proporção com quem pratica, muito maior será o dano sobre aquele que é discriminado, como por exemplo o caso do massacre de crianças em Realengo no ano passado. Wellington sofreu bullying enquanto criança e esse trauma pode ter desencadeado essas[achei um pouco vago, já que ''essas'' não está inserida em um contexto presumido] ações violentas.

Até o esporte, que deveria ser exemplo de cidadania e ética sofre com a discriminação. Não são raros os casos envolvendo brasileiros e estrangeiros vítimas de discriminação racial. Casos esses que ganham enorme repercussão como o caso do jogador de futebol Grafite [explicite o caso] e tantos outros que a Justiça Desportiva julga anualmente.

Ações intolerantes e discriminatórias estão presentes nas mais diversas situações e enfrentá-las é um dever de todos. Não pode haver cidadania, igualdade e civilidade se os "diferentes" estão à mercê dos "normais". Instrumentos como a educação, o resgate de valores éticos e o exercício da tolerância são poderosos para amenizar a discriminação. Pais devem orientar seus filhos e a escola tem a obrigação de abordar esse tema. Contudo, é a consciência que deve ser o principal instrumento de freio de atitudes discriminatórias.


Comentário Geral: Não sou professor de redação, sou aluno, porém já fui vice-campeão de uma olimpíada nacional de redação e sei perceber um texto bem escrito quando vejo um, e o seu é muito bem escrito, meu amigo. Argumentos sólidos e inquestionáveis, linearidade textual, poucos erros etc. Muito bom seu texto.

Abraços.

[Planck]³


Membros

Ah, gostaria muito que vc, se possível, desse uma olhadinha nas minhas redações pelo fórum (são muitas por sinal).

Very Happy

ulyssesaf

ulyssesaf
Membros

Muito obrigado Planck, ótimas dicas. Só não entendi direito o caso do verbo desencadear, a preposição seria a?

Além disso, quando enfoquei o "massacre de crianças em Realengo" isso já não caracterizaria um termo anterior no qual "essas ações violentas" retomariam?

Olho suas produções sim, só não sei te tenho gabarito pra analisar redações de um vice-campeão. Shocked

[Planck]³


Membros

No caso do verbo desencadear, o verbo simplesmente não pede preposição, assim, a frase ficaria: "...fatores que desencadeiam a discriminação...". Esse ''a'' como artigo e não como preposição, pois se o verbo pedisse preposição teríamos uma crase.

No caso do massacre de realengo: eu não gosto quando a ideia fica vaga (apesar de eu também fazer isso às vezes Very Happy), vai que por alguma desinformação do corretor, este não saiba sobre o massacre ? No caso do jogador Grafite, ocorre o mesmo: a ideia também ficou vaga pela mesma razão dita anteriormente.


Olho suas produções sim, só não sei te tenho gabarito pra analisar redações de um vice-campeão. Shocked
.

Que nada rapaz, todo mundo erra, até meu professor de redação superfuderoso com mestrado na França erra, quanto mais eu. Você com certeza tem gabarito suficiente. Escreve muito bem. Pode criticar à vontade, se ficar ruim pode falar (é sério), afinal, são com os erros que se aprende. O fórum é isso: troca de conhecimentos e de experiências em busca do aperfeiçoamento. study


Abraços. Smile


Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos