Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

TEMA: A superficialidade da leitura na era digital

2 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

[Planck]³


Membros

Às vezes mais é menos...
Globalização. O sistema informacional e midiático moderno se baseia nessa palavra. A partir da 3ª Revolução Industrial, na década de 1970, surge a tecnologia computacional em acordo com a globalização e a transmissão de informações é facilitada. Hoje, as informações se banalizaram de forma que qualquer pessoa com acesso a internet seja detentora da dispersão de informações, notícias etc.

Até a invenção da imprensa, por Gutemberg no século XV, época também do início das grandes navegações, as trocas de informação eram demoradas e precárias. Em plena revolução técnica, científica e informacional, o desenvolvimento das tecnologias e das formas de pensar contribuem para uma rede informacional cada vez mais eficiente e vasta.

O alcance da internet, com a devida inclusão digital, proporciona aos "cibernautas" uma leitura superficial e de pouca credibilidade. Qualquer um escreve e publica, ou seja, a internet democratizou a forma de escrever e de ler, porém banalizou, de certa forma, o conhecimento. A chamada "geração Y", termo empregado pela sociologia para designar pessoas nascidas na era digital, possui muita informação e pouco tempo para as absorver, logo, o processo de aprendizagem é lesado.

O conhecimento é como um fluido que se adapta ao recipiente que o contém e, portanto, não deve ser banalizado. A forma como a internet fez isso deve ser combatida de tal forma que a leitura seja aproveitada e não superficializada.


Atribuam nota, se possível, por favor. Obrigado. Boa leitura, galera.

felipegs


Membros

[Planck]³
Vou dizer alguns aspectos que podiam ser modificados para melhorar a redação:
1º) Eu, aluno, não arriscaria perder alguns pontos por começar a introdução com apenas uma palavra, talvez algum professor possa me corrigir, mas uma das formas de introduzir um texto é com Sequência de Frases Nominais e no seu texto encontra-se apenas 1 frase nominal.
Eu, Felipe, optaria pelo uso dos dois pontos
"O sistema informacional e midiático moderno se baseia em uma palavra: Globalização"
ou ainda
"O sistema informacional e midiático moderno se baseia unicamente em Globalização"

2º) Não utilize o "etc" em suas redações.

3º) Não sou professor, mas o que pareceu é que o seu segundo paragrafo tem a mesma ideia central do que sua introdução, para mim parece que o texto não avançou.

4º) Você utilizou muito "banalizaram, banalizou, banalizado"

5º) Caso fosse uma redação para o Exame Nacional do Ensino Médio, você não apresentou uma proposta de solução do problema. Deverias explicar como fazer para combater a forma com que a internet banalizou o conhecimento.

Olha, seu texto mostra que você tem grande conhecimento, pois utilizou diversas áreas para a construção do texto como a História/Geografia e até mesmo a Sociologia.

Não analisei erros de construção frasal e gramaticais, um professor julgaria isso melhor.

Achei que justamente por você ter muitas informações, você jogou muitas delas dentro do texto e esqueceu de argumentar, ou pelo que pareceu não saiu do mesmo argumento. Lembre-se é um texto dissertativo-argumentativo.

NOTA: 8

[Planck]³


Membros

Muito obrigado pela sua opinião sobre o meu texto, Felipe.

Abraços. Very Happy

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos