Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

O método da ressocialização pela leitura

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Toledo


Membros

ENEM 2006 - TEMA: O poder de transformação da leitura

É evidente que um programa penitenciário apenas punitivo não surte efeito, por mais forte que ele pareça ser. Exemplo disso são os Estados Unidos. Mesmo com seu rígido encarceramento e toda pressão exercida pela possibilidade de pena de morte, a violência não é coibida de forma eficaz. Ao contrário, trata-se da nação com o mais alto índice de prisões. Que a reintegração social é importante todos sabem. O que talvez não saibam é que ela pode ser feita através de um programa que leve conhecimento aos presídios, através dos livros.

Em um mercado de trabalho cada vez mais exigente, é óbvio que um preso, cuja detenção normalmente é fruto de ausência de oportunidades, terá ainda mais dificuldade de arranjar tais oportunidades e poder conviver novamente em sociedade. Poder-se-ia corrigir isso através de um plano de difusão da leitura entre os presos, motivando-os com reduções de penas, após realização de testes que comprovem a dedicação e a assimilação do que estudou. Mas é importante uma leitura não apenas de livros cujos conteúdos sejam de necessidades imediatas para o mercado de trabalho, como Matemática e Português, como também Literatura, Sociologia e Filosofia, que amplirão pensamentos e levarão a reflexões, assim como a própria Bíblia, que possui importantes valores éticos.

Em vez de punir, o conhecimento através da leitura pode ser o verdadeiro caminho para se alcançar uma redução satisfatória dos índices de criminalidade e efetivamente pôr em prática um programa ressocializante nos presídios.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos