Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Fronteiras - o diabo do capitalismo

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Fronteiras - o diabo do capitalismo Empty Fronteiras - o diabo do capitalismo Dom Jun 10, 2012 1:50 pm

Toledo


Membros

Proposta de redação: (é impossível colar o link em sua forma original, por isso dei espaço em cada letra): h t t p : / / w w w . c u r s o - o b j e t i v o . b r / v e s t i b u l a r / r e s o l u c a o _ c o m e n t a d a / F U V E S T / F U V E S T 2 0 0 5 _ 2 f a s e . a s p ? i m g = 0 1

Por que a Europa é dos europeus? Por que o território a leste do rio Uruguai e ao sul do Rio Grande do Sul pertence aos uruguaios? Quando isso foi decidido? Obviamente, houve muitas guerras e confrontos ao longo da história. Banalizamos de vez as fronteiras nacionais, como se fossem algo tão natural como beber água. O mundo seria muito melhor se ele pertencesse aos terráqueos.

Milhares de senegalesses, marroquinos, argelinos, mexicanos, palestinos e muitos outros povos morrem diariamente nas cercas, nos muros ou massacrados pelas polícias de fronteira. Mesmo quando logram êxito na sua busca em fugir das condições degradantes a que são submetidos, cujos motivos estão fortemente vinculados com ações criminosas cometidas historicamente por aqueles que os rejeitam(colonialismo, neocolonialismo e imperialismos de todos os tipos - econômico, político, cultural), são vítimas de xenofobia e de perseguições, marginalizados da convivência social.

Evidentemente, as implicações de uma abertura imediata e generalizada das fronteiras, no tipo de sistema em que vivemos hoje, seriam catastróficas, pois estão em jogo interesses político-econômicos estruturados há séculos. Mas essa seria uma ótima alternativa de melhorarmos o planeta em diversos aspectos: a preocupação ambiental seria global; o nacionalismo, causador de guerras, extinguir-se-ia; amaríamos o mundo e não as cores de nossa bandeira.

Tratar assuntos como esse como ilusórios, utópicos, é não conhecer a história da humanidade, sua dinamicidade, e as mundaças por que o mundo passou. Era impossível em 1700 se pensar que um dia a população de Paris mataria seu rei e se libertaria da opressão do "Ancien Régime". Acreditar, no entanto, em uma super-filantropia humana é ser muito romântico. Mas se, um dia, uma das principais marcas do ódio e da ganância - as fronteiras - sumirem, certamente viveríamos em um mundo muito mais harmônico.

Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Tópicos semelhantes

-

» TEMA: FRONTEIRAS (Avaliem? Grata!)

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos