Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.

Participe do fórum, é rápido e fácil

Flor do Lácio
BEM VINDO


Cadastre-se em nosso fórum e tenha sua redação corrigida pelos membros.
Flor do Lácio
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Flor do Lácio

Espaço criado com intuito de ajudar aos membros produzirem redações de excelência.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

TEMA: FRONTEIRAS (Avaliem? Grata!)

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1TEMA: FRONTEIRAS (Avaliem? Grata!) Empty TEMA: FRONTEIRAS (Avaliem? Grata!) Ter Ago 23, 2011 4:01 pm

Ana

Ana
Membros

O mundo em fronteiras

Há quem diga, que o que separa tantas civilizações seriam as
fronteiras. Passam-se as gerações, os tempos, mas é constantemente
perceptível a existência de barreiras, sejam elas físicas ou
emocionais entre pessoas de determinados lugares, culturas e
religiões.
Esta dissociação está cravada em relatos históricos, onde
determinadas civilizações seguindo seus costumes, armavam-se e
propunham guerras aqueles que de alguma maneira não mantinham ligações
culturais com seus povos.
Não eram apenas as muitas guerras existentes outrora que distanciava
o homem de seus semelhantes. Um bom exemplo, seriam as primeiras
navegações, situação que possibilitou o encontro de duas culturas
distintas, resultando em dominação e imposição de costumes sobre uma
cultura pré-existente, o que evolui para a extinção cultural de uma
das partes.
O que quer, não é uma abertura superficial de barreiras, sejam
religiosas ou culturais. O homem, mais do que um conjunto de crenças e
valores particulares, é um ser afetivo, que necessita se atentar para
a realidade exterior e abandonar a embalagem que o cerca. De modo
contrário, de que adiantaria reunir a tribo mais remota com uma
sociedade contemporânea se as fronteiras na verdade estão no interior
de cada um.


Por favor se puderem colocar onde eu pisei na bola e etc eu agradeço muito! Um grande beijo! Like a Star @ heaven

http://glamourtothebone.tumblr.com/

2TEMA: FRONTEIRAS (Avaliem? Grata!) Empty Re: TEMA: FRONTEIRAS (Avaliem? Grata!) Ter Ago 23, 2011 4:34 pm

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Nossa.... que texto mais poético. Dá pra sentir emoção ao ler o texto...
kkkk

Lembrando que não sou professor, nem mesmo um nerd. Vou usar também uma linguagem bem coloquial, eu gosto da linguagem informal. Vamos lá:

Sério, ficou lindo mesmo. É uma pena que em uma redação, cujo gênero seja o dissertativo-argumentativo você teria alguns problemas. Mas, por quê?
Resposta: Simples, faltou clareza e objetividade. Isso me deu várias interpretações sobre o que você quis dizer, e você sabe, nesse tipo de gênero textual, você tem que usar uma linguagem denotativa ein! Você falou bonito, usou vocábulos que impressionam a banca examinadora, mas, seu texto ficou vago, impreciso. Além disso, sua exposição é bem óbvia. Por exemplo:
Qual sua intenção no texto? Conscientizar o leitor de que é necessário o homem ampliar sua visão de mundo, assim, não se limitando ao seu "mundinho"? Isso todo mundo sabe... e o examinador que ver seu texto como diferente dos demais, sabe aquele texto que se destaca! Que os faça refletir e pensar sobre o que está escrito.
Sinceramente, poxa, seu texto não me acrescentou praticamente nada de informativo, nem me fez parar para refletir um pouco. Quero pensar que você é capaz de fazer uma redação melhor viu?

* Além disso, onde está sua proposta de intervenção para resolver a situação desse "mundo em fronteiras"? Cuidado, o ENEM cobra isso!

* Poxa, seu título do texto também deixou muito a desejar. Sabe, acredito que você possa ser mais criativa. Lembre-se seu texto = seu marketing! Conquiste o leitor pelo simples fato de lhe apresentar um título que o incite a ler o texto.

* O que é isso: "o que quer, não...". Acho que você queria dizer: o que quer que seja, mas você sabe coisa incompleta, nota também incompleta.

* Outra dica, meio machista, mas que as garotas detestam. Veja:

"...O homem, mais do que um conjunto de crenças e valores particulares, é um ser afetivo...". Pelo amor de Deus, coloque ser humano, as pessoas, os indivíduos, sei lá. Mas, colocar a palavra homem para designar uma espécie? Isso é meio machista, infelizmente, na história de nossa língua, até porque ela privilegia o gênero masculino. Por exemplo, não se diz: a indivídua, kkk e, sim, o indivíduo. Por isso, procure escolher palavras que atribuam uma idéia mais completa das coisas.

* Faltou um pouco de coesão no texto também. Sabe, usar palavras ou expressões que retomem termos anteriores ou que relacione as orações. Use: conjunções, pronomes demonstrativos, pronomes relativos, por exemplo.

Bom... aí estão alguns "puxãozinhos de orelha", desculpe, talvez, pela sinceridade, mas comentei essas coisinhas aí acima, porque quero ver você detonar nas próximas redações, assim, como eu falo pra todo mundo aqui no fórum.
Eu nem deveria comentar nada sobre seu texto, porque também eu escrevo que nem louco, kkk, nem sei o que estou dizendo. Brincadeira!
Smile

Bjão... e boa sorte nos estudos!



Última edição por Kelvin Brayan em Ter Ago 23, 2011 4:38 pm, editado 1 vez(es)

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

3TEMA: FRONTEIRAS (Avaliem? Grata!) Empty Re: TEMA: FRONTEIRAS (Avaliem? Grata!) Ter Ago 23, 2011 4:37 pm

Ana

Ana
Membros

Ou, obrigado pelas dicas vou reescrever esse de uma forma mais objetiva, Obrigada mesmo Smile

http://glamourtothebone.tumblr.com/

4TEMA: FRONTEIRAS (Avaliem? Grata!) Empty Re: TEMA: FRONTEIRAS (Avaliem? Grata!) Ter Ago 23, 2011 4:39 pm

Kelvin Brayan


Admin
Admin

Isso aí...

Gostei da iniciativa!

https://www.facebook.com/kelvin.brayanvilaca

5TEMA: FRONTEIRAS (Avaliem? Grata!) Empty Re: TEMA: FRONTEIRAS (Avaliem? Grata!) Ter Ago 23, 2011 4:52 pm

Maikon Augusto F.

Maikon Augusto F.
Admin
Admin

Ótima análise, Kelvin.

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos